Tendências tecnológicas em PLM’s

Senhores,

Todo ano vale uma leitura, reflexão e entendermos o que se torna relevante analisarmos em PLM’s. Agora em 2022, temos 8 tópicos.

Configuração executada pelo usuário

Eu lembro quando diziam algumas frases

PLM demanda uma grande quantidade de serviços, tudo precisa de um fornecedor ou grande especialista

Ou mais uma

Mais caro que o PLM são os serviços de implantação

Cada vez mais as ferramentas estão mais simples de serem configuradas, e tendem a serem assimiladas por usuários administradores. Diversas ações são visuais, como:

  • Criação de atributos
  • Customização de fluxos
  • Acessos de dados e segregação de informações
  • Criação de usuários
  • Atribuição de módulos e licenças
  • Interligação entre sistemas, como ERP e PLM

Analytics e relatórios

Como os PLM’s condensam uma grande quantidade de dados, o que se torna útil é tirar conhecimento do que for gerido pelas ferramentas. Costumeiramente alguns sistemas de trabalho como ERP’s,

CRM’s e outros são conectados a ferramentas de BI para estratificação de dados. No entanto, relatórios muitas vezes eram extraídos diretamente do banco de dados de administração dos sistemas.

Se você não tem conhecimento em banco de dados, chegue a um amigo que usou SQL server e pergunte…

Cara, você já teve que desenvolver um relatório para extração de dados?

Relatórios e dados analíticos cada vez mais conectados ao desenvolvimento de projetos são o que há de mais simples em um PLM. Procure maiores informações por exemplo sobre o PLM Analytics, parte da plataforma 3DEXPERIENCE, conforme o link abaixo

https://www.3ds.com/products-services/netvibes/products/plm-analytics/portfolio/

Soluções completas e integradas

Com o advento dos sistemas de informática, muitas empresas passaram a desenvolver soluções para engenharia e manufatura, por exemplo. Só que se tratavam de soluções desconectadas, onde muitas vezes para atualizar um sistema, teríamos que atualizar todos os outros.

Quando tratamos de uma plataforma única, ao atualizarmos um sistema, todos os outros estarão no mesmo guarda-chuva e funcionando de forma conectada.

 

Dados corporativos e expandidos

Ainda saindo do tópico anterior, normalmente os departamentos de uma corporação trabalhavam em produtos de nicho. Cada um tinha as suas soluções e sistemas, mas se falarmos de arquivos, poderemos até trocar um pouco o tópico, cada um teria os seus repositórios de armazenamento.

Como os departamentos tinham soluções desconectadas, como relembramos anteriormente, os dados autorados eram compartilhados em extensões neutras, leia-se o famigerado PDF.

Como tendência, todo mundo em uma corporação analisa um único dado, mas de forma expandida a múltiplos departamentos, com os devidos controles de permissão. Para entender um pouco disso no mundo PLM, recomendo a leitura de tópicos referentes a continuidade entre engenharia e manufatura.

https://www.3ds.com/products-services/delmia/disciplines/industrial-engineering/

Inteligência artificial

O desenvolvimento de um projeto envolve uma série de necessidades, como:

  • Atendimento de uma determinada função
  • Melhoria de um processo existente
  • Melhoria de um produto existente
  • Otimização produtiva de um produto já lançado

O que chega é a questão, como desenvolver algo que seja otimizado e atenda a função a qual ele se propõe? Uma das soluções é a utilização de inteligência artificial, sendo algo bem popular a técnica de design generativo. Nessa solução, a ferramenta de projetos é auxiliada por uma inteligência artificial para criar a geometria do produto a ser fabricado

https://events.3ds.com/generative-design-engineering#:~:text=CATIA%20Generative%20Design%20Engineering%20(GDE,variations%20to%20compare%20and%20analyze

Existem outras aplicações de inteligência artificial, porém acho que isso demonstra com um certo sucesso a tendência.

Machine learning

Machine learning é um termo que muitas vezes é sinônimo de Buzz, mas de pouca ferramenta, solução. Porém em casos como aplicações em ferramentas de gestão de dados como um PLM, pode ser de grande valia.

Imaginem um caso que tenho um componente, mas acho que tenho alguns similares… Como as bases de dados são muito antigas, contendo anos e as vezes décadas de desenvolvimentos, pode ser complexo achar os itens semelhantes.

Deixar os sistemas se auto resolverem e classificar os objetos por semelhanças de dados, meta dados ou geometrias, pode ser uma grande característica. Ao invés de recriar um componente, vamos procurar na base com auxílio do próprio sistema e sua capacidade de aprendizagem. Para ler mais sobre o assunto, recomento que entendam mais sobre o OnePart, parte da Plataforma 3DEXPERIENCE.

https://www.3ds.com/products-services/netvibes/products/onepart/

Extensão de funcionalidades

Tem coisas que não fazem parte de um PLM, falando de forma tradicional mesmo, porém poderemos considerar que novas tecnologias conectados a eles podem expandir o seu uso. Um caso típico é o uso de um MES (manufacturing execution system) conectado a ferramenta de projetos para fornecer dados a ele, assim como receber dados de fábrica.

Leia mais sobre o APRISO

https://www.3ds.com/products-services/delmia/products/delmia-apriso/

Nuvem

Nuvem é a inovação total em PLM desde o início. Se falava que as empresas não estavam prontas para um PLM, nem eram capazes de mantê-los. Com a nuvem, todos podem ter acesso ao gestor de dados em qualquer lugar, a qualquer momento.

Instalações que demoravam dias para serem implementadas em servidores caríssimos estão disponíveis em poucas horas, do processo do pedido ao processamento da liberação do serviço.

Atualizações que demoravam dias sendo planejadas, são executadas e entregues automaticamente pela empresa desenvolvedora da solução.

O que antes era sinônimo de uma grande implantação de softwares, agora está disponível para todo tipo e tamanho de empresa seja ela uma startup ou uma multinacional. Vejam o caso da parceria DASSAULT SYSTEMES e o Grupo Renault.

https://www.3ds.com/newsroom/press-releases/renault-group-and-dassault-systemes-strengthen-their-partnership-accelerate-car-manufacturers-transformation-3dexperience-platform

Conclusão

Acredito que esses tópicos são um guia do que vejo o mercado analisando para um futuro, mas deixe os seus comentários aqui para interagirmos.

Sds,

Kastner