Tecnologia de refrigeração líquida do Jetcool, permitindo a próxima geração de eletrônicos de alta potência

Enquanto trabalhava no Laboratório MIT Lincoln desenvolvendo projetos aeroespaciais e de defesa do governo, o Dr. Bernie Malouin, Ph.D., e Jordan Mizerak, recentemente nomeado na lista 30 com menos de 30 da Forbes, observaram uma tendência surpreendente – os eletrônicos de alta potência continuavam superaquecendo. Ao buscar uma solução disponível comercialmente, a equipe percebeu uma lacuna considerável na capacidade das soluções de refrigeração líquida e nos requisitos dos dispositivos eletrônicos de última geração. Isso levou uma equipe de engenheiros liderada pelo Dr. Malouin a passar os próximos cinco anos desenvolvendo e refinando a tecnologia de resfriamento por trás do que viria a se tornar o Jetcool.

O trabalho de conceito inicial da equipe incluiu análise e simulação com SOLIDWORKS®, permitindo-lhes desenvolver protótipos de módulos de resfriamento para algumas das tecnologias mais poderosas em sistemas eletrônicos avançados. Após emocionantes demonstrações iniciais de prova de conceito enquanto estavam no MIT, Malouin e Mizerak viram um grande potencial comercial e se separaram para formar a Jetcool em 2019 em Littleton, Massachusetts.

Os produtos da Jetcool utilizam uma tecnologia de refrigeração líquida direta ao chip chamada “refrigeração líquida microconvetiva”. Ele usa pequenos jatos de fluido em módulos de resfriamento compactos, transformando o desempenho de resfriamento eletrônico de alta potência no nível do chip ou do dispositivo. As técnicas de resfriamento de fluido para embalagem / fluido para matriz patenteadas da empresa eliminam todas as pastas térmicas e materiais de interface térmica, minimizando a resistência térmica e permitindo maior saída de semicondutores avançados.

Começar com o pé direito

Nos primeiros meses de formação da Jetcool, Malouin e Mizerak esperavam demonstrar um protótipo da Jetcool em uma das maiores feiras internacionais da indústria de eletrônicos – uma meta ambiciosa para uma empresa jovem. A Jetcool descobriu o SOLIDWORKS for Entrepreneurs por meio do SolidXperts, um revendedor local de valor agregado. Como o SOLIDWORKS for Entrepreneurs inclui o SOLIDWORKS Premium, o Jetcool pode inicializar seus recursos de CAD dentro de um orçamento. A equipe gerou os modelos CAD e desenhos e, usando uma impressora 3D, apresentou com sucesso o primeiro protótipo do Jetcool, ganhando a honra de “Next Top Startup” pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE).

Avance até hoje, onde os data centers podem usar as soluções de resfriamento da Jetcool para reduzir os custos de energia em até 8 por cento e o uso de água em 90 por cento ao ano. Para aplicações de computação de alto desempenho, os módulos de resfriamento do Jetcool resfriam dispositivos de 150 W a mais de 1000 W, eliminando pontos de acesso e empacotando mais computação em menos espaço.

Para permitir o desenvolvimento de produtos mais eficiente e satisfazer as necessidades dos clientes de forma rápida e eficiente, a Jetcool adicionou SOLIDWORKS Professional, SOLIDWORKS Simulation Premium, SOLIDWORKS Simulation Professional, SOLIDWORKS CAM e SOLIDWORKS Flow Simulation. Esse conjunto de ferramentas permitiu o desenvolvimento contínuo de produtos em aplicativos eletrônicos comerciais de próxima geração e o SOLIDWORKS ajudou a reduzir o tempo de design de produtos em 35%.

Prototipagem, Desenvolvimento de Produto e Personalização Mais Rápidos

O engenheiro de projeto e teste David Earley observa como o SOLIDWORKS ajuda na prototipagem. “Quando eu abro o SOLIDWORKS Simulation, tenho uma ideia de como algo deve ser … Também posso pegar um arquivo CAM e terminar as superfícies e obter alguns recursos realmente precisos que uma impressora 3D pode não ser capaz de fazer. E então posso testá-lo muito rapidamente. ”

Parte do valor agregado dos produtos Jetcool são seus designs e tamanhos personalizados, desde pequenos chips de computador de alta densidade até montagens maiores em aplicações aeroespaciais. Jordan Mizerak, cofundador e CTO, enfatiza: “Com o SOLIDWORKS, você tem a capacidade de fazer projetos paramétricos com certos recursos, então pode pegar um projeto existente e adaptá-lo rapidamente para poder iniciar o projeto de um novo dispositivo . ”

O Jetcool também itera novos recursos após progredir em um ciclo de design personalizado. Mizerak continua, “A rapidez na prototipagem e no desenvolvimento de produtos tem sido absolutamente crítica para o que fazemos, e o fato de que podemos ter muitos relacionamentos diferentes e contínuos com o cliente com uma equipe de engenharia enxuta. A prototipagem rápida usando o eficiente guarda-chuva SOLIDWORKS de ferramentas de simulação e design é o que nos trouxe até onde estamos hoje com o design. ”

Os módulos de resfriamento inovadores e facilmente integráveis ​​do Jetcool lidam com os dispositivos de maior densidade de energia enquanto reduzem o consumo de energia, o uso de água e as pegadas de carbono. A tecnologia da empresa permite que os negócios se tornem mais sustentáveis, lucrativos e eficientes – uma tecnologia especialmente relevante dado o fornecimento limitado de novos processadores de semicondutores.