Projetando Máquinas em um Navegador da Web

O processo de design mecânico até a sua produção está sendo feito na nuvem: Todo. Santo. Dia.

No entanto, existe a percepção de que o design da nuvem ainda não está totalmente pronto. A narrativa é que talvez a nuvem seja adequada para iniciantes e amadores, mas talvez não seja boa para produção. Esse pode ser o caso com algumas ofertas de nuvem, mas a realidade difere no que diz respeito ao 3DEXPERIENCE® Works.

Você não apenas pode ir do conceito à produção em um navegador, mas também pode acessar seus designs 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano de qualquer dispositivo, como um tablet, seu PC doméstico ou Chromebook ou um smartphone. Esse é um novo nível de flexibilidade. Além disso, as barreiras para trabalhar junto como uma equipe são praticamente eliminadas, independentemente da localização.

Vamos dar uma olhada mais de perto nos desafios da construção de peças e montagens complexas e, em seguida, considerar algumas das ferramentas que podem permitir que você crie projetos prontos para produção na nuvem.

Maquinaria industrial

Os fabricantes de equipamentos industriais enfrentam desafios distintos de design e desenvolvimento ao construir sistemas de transporte, robôs industriais, equipamentos de construção e outros projetos de grande montagem. Os sistemas eletromecânicos estão se tornando cada vez mais complexos. Conjuntos, geralmente grandes e multifacetados, podem retardar o desenvolvimento do CAD e aumentar a probabilidade de problemas com interferência e colisões, entre outras dificuldades. E, como os sistemas projetados sob encomenda são comuns, todo projeto requer um design totalmente novo do zero.

Abaixo estão listadas apenas algumas soluções no portfólio 3DEXPERIENCE Works que podem ajudá-lo a começar a enfrentar alguns dos desafios encontrados no projeto de máquinas industriais.

 

As soluções de projeto e engenharia na plataforma 3DEXPERIENCE oferecem um único ambiente de modelagem para peças e montagens que permitem que você se concentre no projeto e não em como você organiza seus arquivos. Prepare-se para dizer adeus ao extenso (e às vezes doloroso) planejamento de design inicial sobre a melhor maneira de estruturar minhas montagens. O ambiente de modelagem único permite que você comece a projetar imediatamente, já que fazer alterações posteriormente tem pouca ou nenhuma consequência.

Não há mais peças, montagens ou submontagens em um único ambiente de modelagem com que se preocupar. Tudo começa como um “produto físico” que pode ser uma peça ou uma montagem. Você pode criar esboços e transformá-los em recursos 3D – ou pular direto para o 3D com os primitivos paramétricos. Você também pode trazer outros produtos físicos para o ambiente de modelagem único e combiná-los no lugar, exatamente como você esperaria em um ambiente de montagem.

Além disso, você pode formar novas submontagens e, se mudar de ideia, pode dissolvê-las. E quanto a esses recursos e esboços? Bem, eles podem ser selecionados e transformados em seu próprio produto físico. Melhor ainda, você pode dissolver uma peça em uma série de recursos.

Por exemplo, ao criar recursos, você pode determinar quando faz sentido que todos os recursos sejam uma peça. Em seguida, crie outro grupo de recursos, decida quando é uma peça e agrupe as duas peças em uma submontagem.

E, se mudar de ideia, você pode dissolver aquela submontagem e voltar a ter apenas as peças e adicionar mais recursos, se desejar.

Criador de estrutura 3D

Os sistemas estruturais são uma parte crucial de muitos projetos de design. No entanto, projetar sistemas de estrutura é desafiador, quer você esteja projetando uma estrutura fabricada com conexões aparafusadas, uma estrutura soldada, uma estrutura de máquina, móveis ou qualquer coisa entre eles.

Normalmente, para projetar um sistema de estrutura, os usuários de CAD precisam primeiro esboçar um perfil e extrudá-lo ou varrê-lo para criar cada membro. Em seguida, vem aparar todos os lugares onde os membros se cruzam usando extrusão de corte. E, finalmente, quando o projeto estiver concluído, a lista de corte para manufatura precisa ser criada manualmente.

O Criador de estrutura 3D fornece ferramentas para automatizar o projeto de estruturas prontas para fabricação. A solução permite: criar membros de estrutura com base em quaisquer entidades de esboço, arestas de modelo ou curvas; selecione perfis de seção de estrutura em uma biblioteca de tipos e tamanhos padrão ou crie os seus próprios; executar com eficiência operações de acabamento em cantos e pontos finais para criar designs precisos (e fabricáveis); projete com membros de estrutura exclusivos, criando perfis de seção de estrutura personalizados com base em uma forma de perfil comum ou esboço 2D definido pelo usuário; adicionar automaticamente placas, reforços e tampas de extremidade; adicione detalhes aos projetos de estrutura adicionando recortes aos membros da estrutura; acelere o projeto até a fabricação com listas de corte automatizadas.

3D Motion Creator

O 3D Motion Creator permite que você valide projetos mecânicos em um estágio conceitual inicial, evitando possíveis problemas posteriores de projeto ou manufatura.

Como o 3D Motion Creator é tão fácil de usar, você pode avaliar rapidamente cenários hipotéticos de projeto e aumentar significativamente a eficiência na tomada de decisões – em toda a linha – avaliando diretamente os impactos das mudanças no projeto no comportamento do sistema mecânico.

3D Motion Creator fornece funcionalidade fácil de usar para análise cinemática e dinâmica de qualquer mecanismo em um ambiente baseado em navegador. Prepare diretamente uma simulação de movimento para análise cinemática com base em projetos 3D existentes, selecionando produtos, peças ou conexões de engenharia (parceiros).

Trabalhando com um reprodutor de cinemática, você pode analisar rapidamente o comportamento do sistema cinemático. Depois de executar uma análise, você pode revisar os resultados com animação ou gráficos 2D. Aprimore a simulação com acionadores, forças, torques e contatos 3D ou adicione elementos de modelagem dinâmica, como uma mola helicoidal, para criar uma simulação de movimento dinâmico.

Conclusão

Muito do DNA que milhões de usuários em todo o mundo conhecem e amam do SOLIDWORKS® desktop é integrado às soluções 3DEXPERIENCE Works. A barra de ação é semelhante ao Command Manager no SOLIDWORKS. Todos os seus menus contextuais estão lá – novamente, assim como o SOLIDWORKS – porque as soluções de projeto e engenharia da 3DEXPERIENCE Works sabem quais menus você precisa ver a seguir para continuar seu projeto com base no que você selecionar.

Quando conectado e gerenciando dados de projeto na plataforma 3DEXPERIENCE, todos em sua equipe trabalham a partir de uma única versão do produto no mesmo ambiente. A colaboração é rápida e os dados do projeto são gerenciados automaticamente na plataforma, para que as pessoas e os dados permaneçam sincronizados.