Exovolar vai do conceito à produção com as soluções SOLIDWORKS e 3DEXPERIENCE Works

O fundador e engenheiro mecânico líder Guanhao Wu fundou a Exovolar Industries Corp. em 2019 com o objetivo de aumentar e democratizar a mobilidade humana tornando o vôo tão simples e seguro quanto caminhar. Wu usou a combinação de motores a jato, um exoesqueleto e o bocal vetorial de empuxo patenteado da empresa para apoiar e mover o corpo humano no céu. Sua ideia deixa as mãos do voador livres para consertar turbinas eólicas offshore, pintar a lateral de um navio da Marinha ou tirar fotos enquanto voa vagarosamente pelo ar, entre inúmeras outras possibilidades.

Wu escolheu o pacote SOLIDWORKS® for Entrepreneurs de soluções de desenvolvimento de produtos para permitir pesquisa e desenvolvimento inicial. “É fácil de usar e oferece uma gama completa de soluções integradas de design e engenharia”, diz ele. O Exovolar concluiu seu primeiro teste de pairar sem rodadas indevidas de prototipagem, simulando o desempenho do projeto e otimizando o projeto no SOLIDWORKS.

Otimizando Bicos de jato patenteados com simulação de fluxo

Manter um foco estável e uniforme é fundamental para tornar o exoesqueleto autônomo e prático. “Pilotar o exoesqueleto é um pouco como andar de prancha porque a unidade é controlada pelos pés, proporcionando estabilidade e equilíbrio ao usar vetorização de empuxo computadorizada nos jatos para controlar de forma autônoma os ângulos de empuxo e empuxo”, explica Wu. “Usando o software SOLIDWORKS Flow Simulation, consegui otimizar a forma do bocal do vetor de empuxo para os quatro motores a jato – dois para cada perna – sem ter que construir um protótipo físico conduzindo uma simulação térmica / de fluxo.”

Aproveitando a otimização da topologia para projetar peças mais leves e mais fortes

Wu usou estudos de topologia do SOLIDWORKS Simulation para gerar automaticamente a geometria de componente otimizada com base no espaço de projeto específico, cargas e restrições geométricas, incluindo aquelas impostas pelo processo de manufatura. “Os recursos de otimização da topologia do SOLIDWORKS Simulation me ajudaram a projetar peças mais leves, rígidas e resistentes sem ter que realizar um processo de projeto longo, iterativo e de tentativa e erro”, observa Wu.

Gerenciamento mais fácil de dados e revisões na nuvem

Quando a pandemia de COVID-19 atingiu, Wu adicionou as soluções 3DEXPERIENCE® Works, incluindo os recursos de gerenciamento de dados transparentes e automatizados da plataforma 3DEXPERIENCE. Ele lembra, “Nós descobrimos como o gerenciamento de dados é muito mais fácil na plataforma baseada em nuvem. É muito mais fácil manter o controle de revisão e gerenciar os dados do projeto na plataforma que simplesmente não podemos voltar à velha maneira de gerenciar os dados localmente. ”

Wu conclui: “À medida que o desenvolvimento do exoesqueleto voador avança, precisaremos de gerenciamento de dados eficaz e controle de revisão para oferecer suporte a usuários adicionais e nosso crescimento futuro. A combinação do software de projeto SOLIDWORKS com a plataforma 3DEXPERIENCE nos fornece todos os recursos de projeto e engenharia de que precisamos, com o benefício adicional de gerenciamento transparente de dados e segurança na nuvem. ”