Velocidade máxima à frente: GRYP 3D e 3DEXPERIENCE Works

Quando o designer industrial Gauthier Laviron e o vendedor Bastien Vanlathem tiveram problemas para encontrar peças de reposição para seus carros antigos, eles perceberam que a raridade de certas peças de reposição criava uma oportunidade de negócio. Eles lançaram o GRYP 3D em 2018 e hoje têm uma florescente inicialização de peças de reposição para carros antigos com impressão 3D com cinco funcionários em Bordeaux, França.

O GRYP 3D imprime peças de arquivos de projeto CAD nativos ou digitalizações 3D de peças danificadas / gastas. A startup inicialmente usou software de design de código aberto e de baixo custo, que se tornou problemático devido aos problemas de formato de arquivo dos clientes. Laviron explica: “Se o arquivo não estiver configurado corretamente, é como uma foto que você salva com a resolução errada. Pode impactar negativamente a manufatura. ” Esse software também se tornou um obstáculo devido a problemas de licenciamento e o retreinamento necessário para novos funcionários.

A GRYP precisava de uma solução única que todos soubessem usar, por isso formalizou seus fluxos de trabalho na plataforma 3DEXPERIENCE®. Ela implementou as funções de Criador 3D, Inovador Colaborativo de Negócios e Inovador Colaborativo da Indústria para projetar e imprimir peças de carros antigos em 3D porque a plataforma pode ler todos os principais formatos de arquivos CAD.

Projeto e entrega de peças mais baratos e mais rápidos

A mudança para a plataforma 3DEXPERIENCE no início de 2021 economiza para a empresa 20.000 euros (aproximadamente US $ 23.000) a cada ano em custos de hardware de computação e software de design. Também permitiu que os funcionários trabalhassem remotamente durante a pandemia. Mas talvez a economia mais significativa seja obtida na redução dos ciclos de projeto para peças que requerem modificação ou modelagem em 15 a 20 por cento e reduzindo o tempo de entrega pela metade – de um mês para apenas duas semanas.

“A plataforma 3DEXPERIENCE é perfeita para nós porque podemos abrir todos os formatos CAD que recebemos, o que é uma grande vantagem e economia de tempo para nós, a um custo muito menor do que o software CAD tradicional. Mas a grande vantagem real é que todos podem ver o que todos estão fazendo e podem trabalhar em paralelo e priorizar as etapas do projeto para aumentar a produtividade ”, diz Laviron.

Uma economia de tempo acessível permite o crescimento

O gerenciamento transparente de dados da plataforma 3DEXPERIENCE e os painéis personalizáveis ​​permitiram que a GRYP formalizasse seus fluxos de trabalho. A eficiência dos recursos de gerenciamento de dados / fluxo de trabalho economiza tempo de gerenciamento de produção substancial, liberando Laviron e Vanlathem para buscar novos negócios.

“Mais importante ainda, do ponto de vista de funcionalidade, relacionamento com o cliente e crescimento, a plataforma 3DEXPERIENCE é uma grande vantagem”, diz Laviron. “Embora tenhamos apenas algumas das ferramentas agora, podemos ver tudo o que é possível e será adicionado ao longo do tempo. Dependendo de como nossa empresa cresce, podemos aproveitar as soluções de plataforma e apenas adicionar funções [capacidades] conforme precisamos delas, o que é uma abordagem prática e econômica para manter e apoiar o crescimento ”.