Quem não quer algum tipo de automação de design, especialmente para tarefas tediosas que consomem tempo de engenharia que poderia ser melhor gasto em inovação? A definição de automação de design difere de empresa para empresa, no entanto.

Exatamente o que é automação de design?

Como a maioria das empresas deseja economizar tempo e reduzir custos no processo de engenharia, os editores de software tendem a se referir a vários recursos ou utilitários como “automação de design”. Na realidade, a maioria desses recursos não são mecanismos muito úteis para automação.

Para produtos de engenharia sob encomenda, a automação do projeto é definida como um sistema que captura e aplica automaticamente a atividade de engenharia às variantes do produto para criar projetos acabados o mais rápido possível. Os engenheiros podem superar as dificuldades de customizar um produto com software de automação de projeto. O software de automação de design também pode capturar as regras de design internas de uma empresa para simplificar o processo de criação de variações.

Vamos considerar apenas alguns elementos de automação de design. Se você deseja ter uma visão mais completa, baixe o white paper Como usar a automação de projetos para reduzir custos e aumentar a lucratividade.

 

Automação de design na prática

A automação do projeto deve ser vista como uma nova maneira de trabalhar, não como um projeto único e autônomo com um começo e um fim. Com a automação de projeto, você pode literalmente tratar cada parte de uma montagem como um projeto variável que pode ser modificado automaticamente por entradas. Fazer isso, entretanto, seria um erro. Sua primeira etapa é determinar quais peças variáveis ​​requerem engenharia e geralmente serão um subconjunto de uma determinada montagem. Em seguida, selecione o melhor candidato entre esses para lidar com o primeiro design, que normalmente é um redesenho.

Considere o projeto de um transportador: a maioria dos transportadores consiste em uma estrutura, pernas, roletes ou rolamentos e elos ou correias. Um ou mais lados requerem guardas e cercas. Alguns consistem em seções retas com mudança mínima na elevação, enquanto outros espiralam para cima ou para baixo em distâncias verticais significativas. Para atender a um requisito personalizado específico, como necessidades de controle e sensor ou considerações de acionamento e engrenagem, vários outros componentes devem ser modificados.

Seria ingênuo imaginar que você pudesse colocar todos os detalhes sobre todas essas partes com inúmeras variáveis ​​em um sistema baseado em regras de uma só vez. Por onde você começaria? Que rota você seguiria?

Construindo um elemento de cada vez

Comece automatizando elementos individuais. Você não precisa começar do zero, pois pode adotar montagens existentes e, em seguida, adicionar regras que podem ser inteligentes com ferramentas de automação de projeto. Com um sistema de transporte, por exemplo, você pode começar com uma única série de projetos de acionamento e engrenagem. Com a automação do projeto, você pode criar facilmente um sistema cujas saídas incluem geometrias e configurações drasticamente diferentes com base nas especificações, como peso do produto, passo e largura do transportador. Você pode então criar uma regra que use um número especificado de sistemas de acionamento para um determinado comprimento de esteira. A partir daí, você pode criar regras que automatizarão o projeto de rolos livres, componentes de estrutura e assim por diante.

Em pouco tempo, você obterá um sistema de geração de esteira que executa a automação do projeto. Depois de especificar o tamanho e o peso do produto junto com as dimensões do sistema, as ferramentas de automação do projeto podem calcular o projeto da estrutura, preenchê-lo com acionamentos e roldanas e gerar automaticamente as correntes ou correias. A partir daí, você pode adicionar recursos para criar os desenhos, documentos e dados para sistemas de transporte que serão úteis primeiro nas cotações de vendas e depois nas especificações de fabricação.

Criando as regras

As ferramentas de automação de projeto irão guiá-lo através do processo em um fluxo de trabalho consistente, permitindo que você anexe facilmente variáveis ​​e parâmetros, regras de engenharia e uma miríade de atividades relacionadas à engenharia ao projeto. Em segundo plano, o software de automação de design gerencia todos os relacionamentos entre regras e conjuntos, bem como a interconectividade necessária entre o modelo do software de automação de design e as entidades.

Conforme você adiciona regras para as pernas, viga e motor do transportador, o projeto se torna um processo passo a passo. Eventualmente, você construirá um modelo completo. Ao construir em etapas, no entanto, você ganha benefícios em cada etapa do caminho. Para muitos projetos, você achará mais eficaz manter uma visão de cima para baixo enquanto trabalha de uma maneira de baixo para cima. Um pouco de planejamento permitirá que você reinvista muito do tempo gasto na construção de um modelo ao criar o próximo. Os sistemas de automação de projetos baseados em regras capturam a maneira como você projeta, permitindo que o computador faça muitos dos recálculos e remodelações que tomam tanto tempo.

Os sistemas automatizados também podem gerenciar e recuperar uma ampla gama de métodos de design e critérios desenvolvidos por sua empresa, incluindo regras de engenharia importantes, regras práticas e conhecimento do produto que, se esquecido ou ignorado, pode levar a problemas com o produto e clientes insatisfeitos.

Design mais rápido e eficiente

Baixe o white paper Como usar a automação de projetos para reduzir custos e aumentar a lucratividade para saber mais sobre o que a automação de projetos pode fazer pela sua empresa.

A automação do projeto libera o tempo de engenharia que antes era gasto por tarefas repetitivas, recálculos e mudanças nas especificações. Os benefícios resultantes se aplicam a toda a organização, desde o engenheiro individual até a empresa como um todo.