Impressão 3D + Arduino + 3DEXPERIENCE SOLIDWORKS = réplica do Mars Rover

Quando você viu o Mars Perseverance Rover pela primeira vez, qual foi o seu primeiro pensamento? Acho que a maioria das pessoas pensou: “Uau, isso vai vagar por Marte! Brilhante!” Se você é um fabricante como o How To Mechatronics (515 mil assinantes), deve ter pensado “As coisas que eu poderia fazer com peças impressas em 3D, placas Arduino, motores e alguns fios”.

OK – então é um pouco mais desafiador do que apenas fazer algumas impressões 3D dos arquivos encontrados online e conectar algumas coisas. Isso está bem claro. Antes que seja hora de se certificar de que as peças se encaixam na estrutura e antes de começar a soldar, você terá que definir sua visão. Quer sejam 15 ou 150 peças exclusivas, você deseja um software de design que ofereça a combinação certa de potência, flexibilidade e portabilidade.

No vídeo abaixo, Dejan de How To Mechatronics explica por que, para eles, isso significava usar as ferramentas que vêm com o 3DEXPERIENCE SOLIDWORKS, que os usuários da indústria podem comprar hoje. E ainda este ano, fabricantes em todo o mundo poderão acessar o 3DEXPERIENCE SOLIDWORKS for Makers (que inclui 3DEXPERIENCE SOLIDWORKS Professional com modeladores baseados em navegador como 3D Creator e 3D Sculptor) por um preço muito acessível.

Mas de qualquer maneira, falaremos sobre isso mais tarde. Vamos para a réplica do Mars Rover.

Tem uma suspensão basculante basculante, o que lhe permite mover-se em terrenos muito acidentados. Cada roda tem seu próprio motor DC independente, que move o rover para frente e para trás. Todas as quatro rodas de canto possuem servos de direção individuais para um movimento eficiente.

A geometria de direção Ackermann foi usada para evitar patinagem dos pneus, especialmente ao dirigir em curvas e fendas acentuadas. Isso basicamente coloca os pneus do rover em ângulos diferentes. Embora cada um dos raios de viragem e ângulos das rodas sejam diferentes, os arcos traçados pelos pneus compartilham um ponto central comum. Muito bonito.

(Acho que estamos todos começando a concordar com a ideia de que o software de automação de design presta um serviço importante para descobrir esses tipos de coisas antes de tentarmos construí-los no mundo real.)

Para acertar o perfil, Dejan traz algumas fotos de perfil superior e lateral do Mars Perseverance Rover real para anotar as principais dimensões (como largura e comprimento total, distância entre eixos, etc.) Em termos de Modelagem das peças individuais e subconjuntos, eles combinam o desejo de manter as peças esteticamente semelhantes ao Rover real, mas com a compreensão de que precisarão imprimir as peças em 3D posteriormente.

Com o 3DEXPERIENCE SOLIDWORKS for Makers, criadores de todos os tipos terão grande flexibilidade nas áreas de design e colaboração. Dejan explica em seu vídeo: com o SOLIDWORKS conectado à nuvem e com o 3D Creator e o 3D Sculptor capazes de rodar em um navegador (em dispositivos como MacBooks, como você vê em seu vídeo), você pode contribuir e construir projetos basicamente de qualquer lugar. , com qualquer um. E os criadores podem acessar este pacote por $ 9,99 por mês ou $ 99 por ano.

Para ver a construção completa, as considerações de montagem, a fiação e a programação, assista ao vídeo de Dejan. E, claro, certifique-se de se inscrever! O canal “How To Mechatronics” de Dejan é um recurso maravilhoso para a comunidade de engenharia e manufatura on-line em geral – o canal é um tesouro de conteúdo incrível.