10 Vantagens do uso de PLM em nuvem

Senhores,

Muitos estão se perguntando, mas afinal porque a DASSAULT SYSTEMES – através da equipe SOLIDWORKS – fala muito sobre PLM em nuvem?
Primeiro, temos que registrar que a solução em nuvem não é a única opção de soluções no portfólio de produtos DASSAULT SYSTEMES, porém se trata da nossa principal opção por conta dos benefícios. Porém não custa listar as possibilidades para o PLM, dentre elas:

  • Public Cloud
  • Private Cloud
  • On-Premise

Visto que acreditamos que o ambiente Public Cloud se trata da principal solução para a Plataforma 3DEXPERIENCE, vamos falar das 10 vantagens do uso do PLM em nuvem.

Menor investimento

Quando falamos em aquisição de uma solução corporativa com uma instalação local, contamos com diversos investimentos, podendo lista-los abaixo

  • Direcionamento de hardware para instalação
  • Sistema operacional dos servidores
  • Bancos de dados para gestão dos dados
  • Aquisição de solução

Esses custos são apenas os iniciais, podendo ser expandidos para mais itens, como:

  • Sistemas de backup, com criação de rotinas e testes de recuperação periódicos
  • Proteção dos dados
  • Custos de gestão dos servidores
  • Manutenção dos sistemas
  • Custos de infraestrutura
  • Manutenção e disponibilidade entre diversas unidades da corporação (VPN, Replicação e outros)

Visto o sistema public cloud, toda a infraestrutura é fornecida pelo desenvolvedor da ferramenta, por uma única assinatura, sendo ela responsável pela ferramenta e sua execução.

Implantação rápida

Uma vez que a ferramenta em nuvem é de responsabilidade do desenvolvedor, toda a sua implantação no lado da aplicação se torna de responsabilidade dos fornecedores, não do usuário. Existem casos que a decisão de uma solução Enterprise fica esperando toda a adequação de hardware e software por parte do usuário, podendo demorar meses ou dias.

Com a solução Cloud, vemos uma disponibilidade de solução em poucas horas. Se tratando do seguinte processo:

  1. Pedido de compra
  2. Envio de link do ambiente para o administrador do sistema
  3. Configuração de ambiente com usuários e permissões de acesso
  4. Instalação dos sistemas nos computadores dos usuários, a partir do ambiente cloud

Melhorias de processos

A partir de uma grande disponibilidade da ferramenta e potencial de escalabilidade, a ser discutida posteriormente, os processos de negócio, podem passar por duas situações:

  1. Formalização de processos por conta de um sistema de informação voltado ao negócio
  2. Implantação de novos processos formalmente a partir de novos ambientes de gerenciamento a partir de uma ferramenta PLM

Simulações e automações

Quando falamos em simulações e automações, estamos pensando em conexões sistêmicas. Hoje, a 3DEXPERIENCE pode se conectar com os principais ERP’s do mercado, ou até mesmo soluções nacionais e caseiras, através de seus mecanismos. Ela possui tecnologias para que direcionado por eventos de criação de objetos ou aprovações, o PLM e os demais sistemas troquem informações de forma automática e sem qualquer intervenção dos usuários.

Novas funcionalidades

Uma vez escutei de uma empresa, que tinha uma solução em nuvem, a seguinte afirmação:

Caso um usuário ache um bug na minha solução em nuvem, em poucos dias eu consigo implementar e corrigir silenciosamente. Da mesma forma eu atuo com a distribuição de novas funcionalidades, não precisando esperar ciclos anuais de produtos.

Essa situação se aplica para a 3DEXPERIENCE, como a manutenção dos servidores é de responsabilidade do desenvolvedor, sempre que forem necessárias intervenções e correções rápidas, elas são executadas silenciosamente. Da mesma forma, novas versões são lançadas quase que a cada bimestre, com pequenas paradas previamente agendadas em finais de semana.

Com isso, o cliente sempre está utilizando a versão mais nova do produto e sempre corrigida, assim como quando necessário, as soluções instaladas localmente nas estações dos usuários são atualizadas automaticamente.

Melhorias de indicadores

Por se tratar de uma única fonte da verdade disponível a diversos departamentos, indicadores podem ser extraídos automaticamente com uma grande capacidade de atualização. Entre os dados, poderemos listar as seguintes informações:

  • Número de componentes projetados
  • Quantidade de projetos abertos
  • Atendimento de prazo de execução do projeto
  • Quantidade de itens em processo de alteração

Acima são alguns dos indicadores típicos, porém podendo medir os dados, existe a possibilidade de ações de melhorias de processos. Ter dados de origem, nos faz saber o quanto de melhoria cada ação corretiva nos traz.

Suporte a Mobile

A partir da disponibilidade da ferramenta em um ambiente de nuvem, com um acesso global, bastando a necessidade com conexão com a internet, existe uma mudança de paradigmas, entre elas:

  • Os acessos aos dados não estão apenas restritos aos computadores de trabalho
  • Não necessariamente estamos limitados a um sistema operacional
  • Muitas vezes teremos que dar uma espiada em um conteúdo, independentemente de qual dispositivo estivermos usando

Para tal, o PLM em nuvem fornece algumas características:

  • Suporte a mobile, sem a necessidade de antigos complementos de navegadores (active x, java ou Flash)
  • Interface responsiva, para que as telas dos dispositivos sejam capazes de manter a usabilidade das soluções mesmo com as alterações de tamanho
  • Visualização de dados completa, sem a necessidade de aberturas em outras soluções fora da solução PLM.

Acesso a novas tecnologias

Um PLM surge com algumas tecnologias e premissas:

  • Gestão de documentos
  • Manipulação de ciclo de vida e maturidade dos objetos

Porém, a medida que falamos de implantação de novas funcionalidades constantemente, também contamos com novas tecnologias em tempo real.

Tudo que há de mais moderno passa a ser disponibilizado assim que lançado aos usuários, entre as funcionalidades, poderemos listar:

  • BIG Data
  • Machine Learning
  • Business Inteligence

Antigamente, uma solução corporativa implantada poderia ficar anos, as vezes décadas sem uma atualização de versão. Com o quesito da constante atualização da nuvem, que listamos acima, tudo desenvolvido pode ser implantado ao usuário, mediante a módulos contratados.

Segurança da informação

Sobre segurança da informação, o ambiente em nuvem tem como prevenir problemas a partir de algumas frentes.

Proteção a desastres, através de rotinas de seguranças garantido pelo fornecedor da tecnologia e do ambiente de nuvem. Caso exista uma falha nos servidores ou serviços, o ambiente é prontamente restaurado e mantido em execução em um curto espaço de tempo, sem prejuízo de dados.

Depois vem a preocupação com fuga de dados. A partir desse momento entramos na maior preocupação das empresas com nuvem. Em um ambiente como a Plataforma 3DEXPERIENCE, deixamos de nos preocupar com arquivos que são copiados e passamos a lidar com as informações diretamente em banco de dados. Ferramentas como o SOLIDWORKS XDESIGN e outras ferramentas nativas, podem ter a sua exportação de dados bloqueadas por administradores do sistema. Essa última ação pode bloquear totalmente qualquer vazamento de dados.

Mesmo as ferramentas legadas, como o SOLIDWORKS e o CATIA V5, pela forma como são conectadas ao PLM em nuvem, bloqueiam para que os usuários não CAD não acessem os arquivos físicos, apenas uma representação de modelo em visualização e colaboração. Para os usuários destas ferramentas de projeto, existem metodologias para que somente os dados essenciais sejam disponibilizados aos projetistas para o seu projeto.

Escalabilidade de soluções

Muitas vezes desistimos de uma ação como uma mudança de pacote de TV por assinatura, troca de endereço, compra de mobília ou aquisição de um novo PC pelo trabalho que a ação nos traz. Em um PLM em nuvem, a expansão do projeto não demanda nada de ação por parte dos clientes no que diz respeito a infraestrutura, afinal:

  • O servidor é redimensionado automaticamente
  • Todos os módulos são disponibilizados pela infraestrutura do desenvolvedor da ferramenta, no caso a DASSAULT SYSTEMES, portanto assim que solicitado, ela estará disponível

A expansão, a escalabilidade de um projeto que pode começar em uma engenharia de produto e depois ir para a engenharia de fábrica, ocorre por um processo puramente comercial, com a aquisição dos novos módulos.

Conclusões

Quando pensamos em nuvem, costumeiramente pensamos que se trata apenas de um ambiente diferente para acessarmos os nossos dados, entretanto se trata de uma mudança de filosofia de consumo de soluções corporativas. Muda a forma como usuário se relaciona com a ferramenta na usabilidade, contamos também com a cultura de sempre estarmos com a versão mais recente do sistema.

Deixe os seus comentários sobre o que vocês pensam sobre a aplicação de ferramentas PLM em nuvem.

Sds,
Kastner