Como o SOLIDWORKS Visualize ajudou P1 Evo a chegar ao BattleBots

Meu nome é Brandon Zalinsky e sou o capitão e gerente da Aberrant Robotics, LLC, uma empresa de New Hampshire que constrói robôs de combate. Eu venho construindo robôs de luta desde 2015 e competindo no programa de TV Discovery Channel BattleBots desde 2019. Minha equipe na Aberrant Robotics construiu três robôs que participaram de BattleBots, o mais recente sendo o bot “P1 Evo” para a temporada de 2020, projetado inteiramente no SOLIDWORKS e renderizado no SOLIDWORKS Visualize.

Como estamos competindo em BattleBots há algum tempo, há algumas lições que levamos a sério em nossa experiência. O principal deles, porém, é resolver todos os problemas possíveis que pudermos no estágio de projeto e CAD. É fundamental pensar em como vamos colocar cada parafuso e cada parafuso em nosso projeto e como vamos soldar cada emenda. Alguns aspectos do projeto nós simplesmente “improvisamos”, o que nunca valeu a pena, e aprendemos nossa lição com essa experiência.

Com essa previsão, eliminamos horas de dor de cabeça no caminho nas etapas de construção e montagem. Um resultado dessa abordagem é que temos modelos SOLIDWORKS CAD de alta precisão do robô em todas as configurações possíveis. Essa previsão também significa que damos o primeiro passo em direção a um produto intermediário que não só é útil para ajudar outras pessoas a ver como será o seu produto final, mas também para ser aceito no BattleBots. Este produto intermediário é renderizações de design precisas.

Sou engenheiro mecânico de profissão e sempre me senti em casa com sistemas CAD paramétricos. Não tenho um bom olho para arte ou composição e, como tal, o software de renderização sempre me assustou um pouco. As estranhas combinações de efeitos de iluminação, posicionamento e opções de plano de fundo do software criaram um desafio confuso e impenetrável que eu normalmente apenas repassaria para alguém com mais experiência. Como tal, abordei o SOLIDWORKS Visualize com apreensão. Seria apenas mais um software que aprendi por algumas dezenas de horas e depois esqueci?

Minhas primeiras horas lentamente aliviaram minhas preocupações. Adicionar e manipular modelos, luzes e aparências era simples e fácil. Qualquer coisa que não pudesse ser descoberta intuitivamente estava a apenas alguns cliques de distância em um tutorial online. Depois de aprender o software por um tempo, eu estava pronto para criar nossos renderizadores para nosso envio de BattleBots.

A primeira etapa foi preparar o próprio modelo do SOLIDWORKS para renderização. Eu adicionei recursos finos às superfícies da armadura do robô que formavam listras e padrões grandes no esquema de pintura. Isso me permitiu definir parametricamente as curvas da pintura. Feito isso, escolhi em qual configuração exibir o robô, desativei todo o hardware e escondi todos os componentes que não queria ver no render. Em seguida, salvei e inicializei o SOLIDWORKS Visualize.

Uma vez em Visualize, importei o modelo e usei a ferramenta Manipular para colocar o robô exatamente onde eu queria na cena. A próxima etapa foi fazer o robô parecer fotorrealista, definindo todas as aparências das superfícies corretamente. Eu configurei as cores de pintura usando nossa paleta de cores da equipe e comecei simplesmente a arrastar e soltar nas partes. Para peças que tinham listras que eu adicionei no SOLIDWORKS CAD, a ferramenta “Dividir peça” foi absolutamente crucial para permitir que essas listras tivessem uma cor diferente. Três ou quatro cliques e a peça agora estava multicolorida.

Com as aparências prontas, decalques podem ser colocados. Para nós, são os patrocinadores que ajudam a apoiar a equipa, pelo que integrá-los nos nossos materiais promocionais é fundamental. Com uma escolha rápida de “Adicionar decalque” na guia Aparências, decalques de patrocinador de fundo transparente foram adicionados rapidamente ao modelo.

A última coisa a escolher foi a cena. Para esta renderização, exigi apenas um fundo branco limpo, mas há muitas cenas e placas traseiras integradas que são ótimas para qualquer aplicação. Além disso, existe uma abundância do supracitado disponível online se você precisar que uma cena específica seja representada.

A última tarefa foi iluminar. A placa traseira que eu tinha escolhido tinha uma configuração de iluminação padrão utilizável, mas eu queria um pouco mais de luz de fundo para iluminar o modelo. Esta era uma operação simples que envolvia localizar dois pontos no espaço que indicavam a localização da luz e a direção. Uma vez feito isso, eu poderia apenas ajustar as configurações menores com o objeto de iluminação para obter o efeito exato que eu queria.

A ferramenta de renderização em si também era rápida e fácil e não exigia a configuração de ângulos de câmera complexos. Ele pode ser definido simplesmente para ser o local da janela de visualização e pode salvar novas configurações padrão, portanto, fazer uma nova renderização pode ser um processo de dois cliques.

Feito isso, tenho renderizações de alta qualidade prontas para enviar para BattleBots! Eles também são inestimáveis ​​para o material promocional da equipe, muitas vezes parecendo quase indistinguível da coisa real, e podem ser facilmente editados em software de manipulação de imagem para adicionar a banners, camisetas, brochuras e outros produtos.

Para saber mais sobre BattleBots Team one e Aberrant Robotics, tente estes links:

  • https://www.facebook.com/AberrantRobotics
  • https://www.instagram.com/aberrantrobotics/
  • https://aberrant-robotics-store.creator-spring.com/