Quebrando a barreira da simulação para todos

A simulação pode ser um diferencial importante para empresas que desenvolvem produtos inovadores. Infelizmente, muitos produtos de software de Análise de Elementos Finitos (FEA) são muito difíceis de usar, a menos que você esteja lidando com um especialista altamente treinado. Além disso, as limitações de funcionalidade e capacidade de computação também retardaram a adoção do FEA nos principais departamentos de projeto e engenharia.

Uma pesquisa da Tech Clarity (veja o gráfico acima) descobriu que as empresas de melhor desempenho dão importância quase igual à qualidade, confiabilidade e desempenho do produto.

É fácil perceber porquê.

A simulação pode influenciar diretamente na qualidade do produto, pois permite identificar e evitar possíveis falhas nas primeiras fases do processo de design. A confiabilidade melhora, pois você pode garantir que seu produto funcionará conforme projetado antes de se comprometer com os testes físicos e a produção. Além disso, o desempenho do produto pode ser testado digitalmente para que você possa maximizar a resistência e rigidez de seus projetos, minimizando o peso e o material usado em seu produto.

O objetivo do SOLIDWORKS® é oferecer um portfólio de simulação escalonável que seja acessível a todos, incluindo alunos de alto nível, designers, engenheiros e especialistas FEA. A plataforma abre ainda mais caminhos com o portfólio de produtos de simulação 3DEXPERIENCE® Works.

 

Design baseado em simulação

A simulação elimina muitas das conjecturas do design; fornece respostas de design baseadas em dados que fornecem orientação confiável no início do processo de desenvolvimento do produto. A simulação irá efetivamente descobrir e responder a várias perguntas sobre o design do seu produto, mesmo antes da prototipagem física e testes, como

  • Vai funcionar?
  • Pode ser montado?
  • E se cair?
  • É forte o suficiente?
  • Vai durar muito?
  • Vai superaquecer?
  • Pode ser fabricado?

E assim por diante…

Vamos ver como a simulação pode ajudar a responder algumas dessas perguntas.

 

Montagem de drone no 3DEXPERIENCE mostrando resultados de tensão de von Mises com deformações, destacando o evento press-fit da submontagem da tampa (em azul)

 

Vai funcionar?

Como neste exemplo de drone, o encaixe instantâneo entre duas peças de plástico diferentes é muito importante para que um produto funcione corretamente. Um projetista precisa saber a força necessária para engatar e desengatar adequadamente dois componentes.

A tensão de Von Mises resulta com deformação em 3DEXPERIENCE mostrando o evento de press-fit do deck do drone

 

Em termos de física, um evento de ajuste de pressão é, na verdade, bastante complexo. É um problema não linear típico, pois envolve grandes deslocamentos e interações de contato deslizante.

Aproveitando a tecnologia Abaqus na plataforma 3DEXPERIENCE, é muito fácil resolver esses tipos de problemas. O contato geral cuida da configuração automaticamente e o algoritmo é muito robusto durante a resolução.

 

E se cair?

O travamento do dispositivo é muito comum; entretanto, um teste físico de queda é muito caro e demorado. O teste de queda e o impacto são eventos rápidos (menos de 1 segundo) e são muito difíceis de simular com a maioria dos pacotes de software, pois é uma dinâmica altamente não linear com muitos contatos.

Resultado da tensão de Von Mises com a deformação de um teste de queda de uma câmara no solo

 

Com a tecnologia Abaqus Explicit na plataforma, você pode obter respostas precisas rapidamente para que possa prever onde falhará com base no evento de impacto.

É forte o suficiente?

Na indústria de alta tecnologia, a dobra de três pontos é um teste padrão. Mas é um teste demorado e caro. Além disso, em um teste físico uma visão limitada dos resultados é obtida com o número de sensores instalados no protótipo. Com a simulação você obtém muito mais informações sobre todo o produto.

Resultados da tensão de Von Mises com a deformação de um teste de flexão de 3 pontos de uma estrutura de alto-falante

 

Este teste de flexão de 3 pontos também é altamente não linear devido aos contatos deslizantes, alta deformação e plasticidade do material. A tecnologia Abaqus provou ser a melhor do setor para resolver esses tipos de problemas não lineares.

Mais informações

Esta é apenas uma pequena amostra do que as ferramentas de simulação da plataforma 3DEXPERIENCE podem fazer por você.

A simulação descobre problemas potenciais no início do processo, tornando-os menos caros de resolver. A plataforma fornece a infraestrutura de tecnologia para gerenciar pessoas, dados e documentos em toda a sua equipe, incluindo parceiros, clientes, fornecedores e fabricantes.

Além disso, você pode gerenciar e compartilhar dados CAD com segurança e acessá-los de qualquer lugar com uma conexão à Internet.

Se você tiver alguma dúvida sobre a plataforma 3DEXPERIENCE, entre em contato com seu revendedor local.