Nós, Robôs: SOLIDWORKS, Robótica e a Ouro Negro
Nós, Robôs é uma série de 3 posts sobre o uso de SOLIDWORKS na Robótica, e o papel da mesma como ferramenta de transformação, seja na sala de aula, no laboratório ou no chão de fábrica. No episódio anterior, você conferiu o lado científico da Robótica, com o LabRob. Fique agora com o último episódio, sobre o departamento de Robótica da Ouro Negro.
No nosso último post, conhecemos a história do LabRob e o seu importante papel no setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Robótica no Brasil. Hoje iremos conhecer a história de Daniel Freitas e Júlio Guedes, Integrantes das primeiras turmas da RioBotz, ex-membros do LabRob que fundaram a INSFOR, indústria que desenvolve soluções de robótica para o setor industrial, hoje parte da Ouro Negro S/A.
Levando a Robótica para o campo
Membros das primeiras equipes da RioBotz, Julio Guedes e Daniel Freitas (Lembram do animado piloto da RioBotz do primeiro post?) participaram ativamente do desenvolvimento de Robôs de Combate, e com isso fizeram parte também da criação do LabRob, junto do Professor Marco Antonio Meggiolaro e do Pesquisador Alexandre Barbosa. Após uma série de projetos inovadores sobre Inspeção Não-Destrutiva aplicado ao setor nuclear, eles perceberam que havia uma demanda cada vez maior para Robótica Industrial, não só no setor nuclear, como em outras atividades. A partir desse momento, eles perceberam que era a hora de fundar uma empresa para oferecer estes serviços.
Em 2011, eles fundam a INSFOR, abrindo o portfólio de soluções para o mercado de Energia, Petróleo e Gás, Militar, dentre outros.
Em 2018, a INSFOR recebe uma oferta da Ouro Negro S/A, empresa de P&D focada em soluções para o setor de Petróleo e Gás, para a aquisição de seu controle, passando a atuar como o provedor de soluções robóticas da empresa. Hoje, a área de robótica da Ouro Negro (antiga INSFOR) desenvolve projetos para inspeção de ativos, como dutos e risers de petróleo e inspeção visual de ambiente confinados e áreas radioativas. Confira abaixo algumas das soluções desenvolvidas pela empresa:
Vídeo 1 – Demonstração do HAZMAG, robô de esteiras magnéticas para inspeção de áreas confinadas
Hoje o principal foco da área de robótica é a inspeção de dutos para o setor petrolífero, além de outros sistemas robóticos autônomos para atuar em poços de petróleo.
No final de 2020, Julio Guedes e Daniel Freitas, juntamente com Marco Antonio Meggiolaro e Alexandre Barbosa receberam o prêmio Plínio Cantanhede do Instituto Brasileiro do Petróleo, por ter apresentado o melhor trabalho técnico do Biênio com o os robôs de inspeção de tubulações não-pigáveis. Mais uma prova do excelente trabalho desenvolvido pela equipe!
Ouro Negro e SOLIDWORKS
Desde os primeiros projetos, o SOLIDWORKS fazia parte da rotina da INSFOR. Não só na equipe de Mecânica, os integrantes da Eletrônica também fazem uso do software para fazer a integração de projeto, além de outras funcionalidades que o mesmo agrega.
Outras funcionalidades da suíte SOLIDWORKS como o SOLIDWORKS Explorer, Simulation e o eDrawings foram fundamentais para a implantação dos projetos e o bom desempenho dos mesmos. Das análises FEA até o que vai pra fabricação e prototipagem rápida, tudo passa pelas soluções Dassault Systèmes!
Após a compra da Ouro Negro, a transição foi bastante suave, pois ambas as companhias usavam SOLIDWORKS para desenvolver seus projetos, o que só comprova a grande aceitação da ferramenta pela indústria!
No segundo semestre de 2018, a Ouro Negro iniciou uma bem-sucedida implantação do SOLIDWORKS PDM, melhorando seu fluxo de projetos e garantindo a segurança da informação.
Gostou de conhecer esse capítulo final da história? Deixe nos comentários outros temas que você gostaria de ver aqui no SOLIDWORKS Blog! Até a próxima!