A simulação de fluxo preciso ajuda o fabricante de automóveis a obter melhores resultados enquanto aumenta a criatividade

A Palatov Motorsport projeta e fabrica automóveis superleves de alto desempenho construídos em Portland, Oregon. Destinada principalmente ao uso diário em pista recreativa, a missão da empresa é criar e construir projetos com desempenho excepcional que forneçam valor incomparável.

O fluxo de trabalho de Palatov usa principalmente o software SOLIDWORKS®, que permite à empresa criar componentes e encaixá-los no design de um carro e, em seguida, usar o software SOLIDWORKS Flow Simulation CFD para testar o fluxo de ar, o desempenho mecânico e térmico. Isso será realimentado em novas atualizações de design.

Com um único carro compreendendo de 750 a 1.000 componentes individuais, isso coloca uma enorme carga no processador e nos subsistemas gráficos. A simulação CFD será um trabalho de processamento igualmente massivo. Isso significa que todas as partes de uma estação de trabalho precisam fornecer o melhor desempenho possível.

 

A necessidade de velocidade – fora da pista

Palatov estava enfrentando interrupções no fluxo de trabalho em dois pontos do ciclo de produção. “Se eu estou gastando muito tempo apenas ‘girando meus polegares’ esperando o modelo se reorientar ou aumentar e diminuir o zoom, isso retarda muito o processo”, explica Dennis Palatov, proprietário da Palatov Motorsport, LLC.

A segunda interrupção foi quando se tratou de testar os projetos com o SOLIDWORKS Flow Simulation. “O CFD é muito incremental. Você muda uma pequena coisa e a executa novamente. Normalmente leva 12 horas. Então, eu costumava configurar a última coisa à noite, deixá-lo rodar durante a noite, entrar, obter os resultados e depois continuar com o resto do dia. ”

A empresa estava usando tecnologia de estação de trabalho baseada no processador Intel Core i7 com placa de vídeo AMD Radeon ™ Pro WX 7100. Isso forneceu uma experiência de modelagem adequada, mas quando uma simulação estava sendo executada, a história era diferente. “CFD costumava ser um projeto noturno”, diz Palatov. “O fundamental é visualizar e evoluir o design em tempo real e ver onde tudo se encaixa. Portanto, as ferramentas realmente precisam se mover na velocidade do meu pensamento. Se eu tiver que esperar, então é muito perturbador e tem um impacto realmente negativo na produtividade.” Para resolver o problema, Palatov implementou CPUs e GPUs AMD (processador AMD Ryzen 3950X e AMD Radeon Pro W5500) com resultados impressionantes. “Descobri que posso executar uma simulação CFD e ainda ter total usabilidade do SOLIDWORKS no mesmo computador”, disse Palatov.

Com a potência dos 16 núcleos do AMD Ryzen 3950X, isso significava que a equipe poderia usar de 8 a 10 deles para simulação de fluxo e ainda sobrar para modelagem. Palatov Motorsport tem um exemplo específico com uma de suas simulações de design de automóveis. “O sistema antigo demorava sete horas e 24 minutos para ser concluído”, diz Palatov. “O novo sistema levou seis horas e 22 minutos, mas eu também estava usando o SOLIDWORKS em primeiro plano simultaneamente. O sistema antigo estava basicamente executando apenas CFD e era completamente inútil para qualquer outra coisa ao mesmo tempo.”

De acordo com Palatov: “A produtividade é a recompensa. A proposição de valor é muito fácil. Você economiza uma quantidade significativa de tempo e faz muito mais a cada dia, portanto, você analisa seus custos de pessoal e custos de oportunidade versus custos de equipamento, e isso se torna muito atraente. Isso me faz gostar muito mais do trabalho e me deixa mais animado e motivado. Não é apenas trabalho; é realmente divertido quando as ferramentas saem do seu caminho e apenas permitem que você seja criativo.”

Contando com o SOLIDWORKS Flow Simulation para CFD, combinado com o hardware de suporte adequado, a Palatov Motorsports pode produzir experiências de modelagem com precisão, resultando em dados críticos para criar e construir automóveis excelentes prontos para a pista.