Novidade SOLIDWORKS 2021: Acelere a modelagem de membros estruturais em soldagem

Cortes em membros estruturais na soldagem

A versão 2021 do SOLIDWORKS traz muitas surpresas e grandes melhorias, e a ferramenta de soldagem tem uma melhoria mais do que interessante que nos permitirá acelerar a modelagem de membros estruturais.

Nas versões anteriores, o alinhamento perfeito entre dois membros estruturais de tamanhos diferentes não era possível, gerando uma limitação e complicações para o projetista, o que se refletia em retrabalho e maior tempo de projeto.

Este tipo de tratamento de canto estabeleceu o corte de 45 ° entre os dois perfis como única alternativa e o resultado foi um comportamento indesejado totalmente distante da realidade fabril para a elaboração de uma estrutura, como podemos ver na imagem abaixo.

Diante dessa necessidade, o SOLIDWORKS introduz para a versão 2021 a capacidade de fazer esse tipo de ajuste de forma automática e precisa, sem realizar operações adicionais, reprocessos e, o melhor de tudo, com um único clique.

A solução encontra-se na operação “Trim / Extend”, com a qual definimos os cortes dos membros estruturais. Na opção “Tipo de canto” encontra-se a alternativa de “Ponta de esquadria” e é aqui que podemos ver a nova opção que a ferramenta possui. Na parte inferior do “Gerenciador de propriedades” são exibidas duas novas opções que nos permitem ter o comportamento mencionado como pode ser visto na figura abaixo.

O sistema calcula de forma automática e autônoma o ângulo necessário para que os dois perfis de dimensões diferentes tenham o acoplamento correto.

Na imagem abaixo você pode ver a diferença nas dimensões dos dois perfis e o ajuste do ângulo que é gerado no corte, para que os dois membros estruturais tenham um comportamento próximo da realidade, assim como esta informação pode ser captada no desenho de planos para a fabricação da estrutura.

 

Autor do post original: Ing. Julián Ussa