O Grande Desafio do SOLIDWORKS: Todos são Criadores

Enquanto a pandemia de COVID-19 crescia em 2020, os funcionários do SOLIDWORKS, como a maioria dos funcionários de escritório, trabalhavam remotamente. Diante da incapacidade de se verem e da escassez de canais criativos, os executivos da empresa tentaram pensar em uma maneira de os funcionários se conectarem e construírem algo juntos. Um projeto colaborativo em que toda a empresa pode participar e se apropriar, usando as ferramentas do portfólio 3DEXPERIENCE Works. Assim nasceu o Grande Desafio.

Em apenas oito semanas durante o verão, mais de 500 funcionários da SOLIDWORKS em todo o mundo se uniram na plataforma 3DEXPERIENCE para criar uma estação espacial digital. Levando as ferramentas de design do 3DEXPERIENCE Works ao limite, equipes de oito pessoas criaram um módulo diferente para ser instalado na estação.


A estação em si tem 2,2 quilômetros de comprimento e 800 metros de diâmetro, dando a cada equipe um módulo de 100mx72mx68m para criar o que quiserem. Mais de 50 equipes trabalharam juntas para construir mais de 10.000 peças exclusivas com o Criador 3D e o Escultor 3D: sistemas de suporte à vida, arenas recreativas, sistemas de suporte de alimentos, plantas de processamento de resíduos e muito mais.

É claro que nem todos os funcionários do SOLIDWORKS são designers. Este projeto incluiu muitos usuários não CAD, bem como de departamentos como jurídico, recursos humanos, finanças, marketing, TI e muito mais. Como resultado, os Grandes Arquitetos do Desafio criaram diferentes funções para ajudar a deixar as pessoas com diferentes conjuntos de habilidades confortáveis. Cada equipe tinha um Diretor de Missão para liderar o projeto, um Especialista de Missão para liderar o projeto e modelagem 3D e um Colaborador Criativo para ajudar a manter as tarefas organizadas. As equipes também tinham um contador de histórias para acompanhar o progresso da equipe e compartilhar atualizações com a comunidade do Grand Challenge 3DSwym, e um sonhador chefe para visualizar o tema do módulo e manter a equipe organizada. Independentemente do conjunto de habilidades, todos tiveram um papel no Grande Desafio.

Os Grand Architects organizaram webinars inter-company “Mission Readiness” para ensinar aos participantes como usar as ferramentas 3DEXPERIENCE Works, como as ferramentas de design paramétrico no 3D Creator e as ferramentas de modelagem Sub-D no 3D Sculptor. Pessoas aprendendo a usar CAD pela primeira vez se sentiram empoderadas e incluídas, com uma pessoa do departamento financeiro dizendo: “Eu tenho experiência em computador, mas não sabia nada sobre modelagem 3D antes [do Grande Desafio]. É a primeira vez que tento modelar e gostei muito. Aprendi muito e não vou parar de modelar! ”

Agora que o Grande Desafio terminou, o que será desse grande modelo digital? Será construído, é claro. A SOLIDWORKS recorreu à Dimensional Innovations, um cliente de longa data, para criar um modelo em escala da estação espacial. Dimensional Innovations é uma empresa experiente em design, construção e tecnologia, conhecida por criar experiências envolventes para clientes como Disney, Google, Home Depot, Audi, Minnesota Vikings e muito mais. O SOLIDWORKS forneceu ao Dimensional Innovations o modelo de estação espacial em tamanho real e o reduziram para 2 metros para que pudessem começar a construir.

“Nós usamos o SOLIDWORKS há anos. Trabalhar com uma empresa que você conhece há tanto tempo e ver o lado dela das coisas foi uma experiência legal”, disse Jason Cornett, gerente de engenharia da Dimensional Innovations. “Foi muito legal se envolver com a plataforma 3DEXPERIENCE, ver como ela funciona.” Ele continuou: “Costumava ser assim: eu estaria trabalhando em algo no SOLIDWORKS, salvaria, enviaria para alguém e então eles poderiam trabalhar nisso. Agora, qualquer pessoa com uma conexão à Internet pode trabalhar em conjunto, compartilhar ideias e fazer ajustes de design em tempo real. ”

Fabricar o modelo é um empreendimento complexo. Dimensional Innovations recorreu ao SOLIDWORKS CAD para ajudar com desenhos de hardware e produção, usando o conjunto completo de ferramentas SOLIDWORKS e 3DEXPERIENCE Works para dar vida à estação espacial. Os detalhes projetados digitalmente nos quais os participantes do Grande Desafio trabalharam não serão sacrificados com o modelo reduzido.

O modelo é uma vitrine que será exposta na sede da Dassault Systèmes nos EUA em Waltham, MA. “Tínhamos que nos certificar de que a estação espacial pudesse funcionar com a gravidade da Terra em um tamanho reduzido na orientação em que queremos exibi-la, ter certeza de que ela sobreviverá estruturalmente à montagem, transporte e processo de exibição”, disse Jared Nelson , Engenheiro Líder do projeto na Dimensional Innovations. O modelo acabado ficará pendurado e girará lentamente em um eixo para dar a ele um aspecto dinâmico extra. A equipe da Dimensional Innovations se divertiu muito descobrindo o mecanismo para fazer a estação espacial girar na Terra. Eles criaram uma correia redonda flexível que pode ser flexionada em duas dimensões: flexionando em torno das polias enquanto transfere força e também flexionando através das pernas curvas que sustentam o modelo.

Dimensional Innovations está usando muitas técnicas diferentes para criar o modelo do mundo real, como trabalho de metal, corte CNC, impressão 3D de ponta, eletrônica, iluminação, tintas e gráficos especiais e muito mais. Muito esforço e experiência estão sendo investidos nele, e tanto o SOLIDWORKS quanto o Dimensional Innovations estão ansiosos para ver o produto final.


Parte da Grand Architech e gerente da SOLIDWORKS Digital Community, Ryan Priddy, concordou. “Foi empolgante ver como nossos funcionários ficaram entusiasmados quando se reuniram em torno de um tema comum e começaram a criar peças CAD”, disse ele. O Grande Desafio proporcionou aos funcionários do SOLIDWORKS uma maneira de conhecer novas pessoas com as quais provavelmente não teriam interagido de outra forma, trabalhando juntos para construir algo criativo, inspirador e novo. E agora eles podem esperar se reunir novamente e ver a expressão do mundo real de seus esforços de colaboração, sabendo com certeza que o slogan do Grande Desafio é verdadeiro: Todos são Criadores.