Como o SOLIDWORKS Treehouse salvou a minha vida (Duas Vezes!)

A primeira vez em que tive contato com o SOLIDWORKS Treehouse foi no final de 2014, no evento de lançamento do SOLIDWORKS 2015. Os participantes estavam muito entusiasmados, pois parecia ser uma ferramenta muito promissora. Entretanto, não foi amor à primeira vista. Ao menos para mim.

Naquela época, eu era um projetista que só tinha trabalhado em projetos de pequena escala, todos muito previsíveis. Eu já sábia mais ou menos quantas peças um determinado projeto iria possuir e quais seriam as relações entre elas. Até aquele momento eu tinha trabalhado como um dos únicos usuários de SOLIDWORKS na empresa e tinha participado do início ao fim nos projetos que fiz parte. Resumindo: O Treehouse não era necessário para o baixo nível de complexidade que eu lidava no dia-a-dia.

Não até o momento, para ser sincero. Mas a vida segue em frente e muda nossos planos da noite para o dia, e algum tempo depois daquele evento, o jogo virou e eu fui trabalhar em uma outra empresa. Neste novo ambiente, haviam vários usuários de SOLIDWORKS trabalhando simultaneamente e junto desta maior dificuldade, vieram maiores desafios.

Eu acabei sendo selecionado para atuar em um grande e complexo projeto nesta empresa, e devido à grande quantidade de pessoas que já haviam passado pelo mesmo, a informação era bastante desconexa. Muitas peças canceladas coexistiam com as versões atualizadas e eram deixadas no mesmo lugar, o que originava vários erros de referência ao abrir as montagens.

Meu objetivo era entender todo o projeto, consertar os erros de referência e gerar desenhos técnicos para quase 350 peças em 2 meses! Era trabalho duro, então, eu peguei papel e caneta e comecei a planejar o que eu iria fazer.

Depois de gastar algumas folhas, não consegui avançar o suficiente. O espaço que o papel fornecia não era o bastante e eu constantemente precisava alterar a hierarquia entre as peças. Percebi que fazer isso manualmente não iria adiantar, mas naquele momento, lembrei de uma ferramenta que me ajudaria a resolver este problema!

SOLIDWORKS Treehouse: Decolar!

Era o SOLIDWORKS Treehouse! Ficou óbvio para mim naquele momento. O Treehouse sempre foi a solução para um problema que até então eu não tinha!

Com o SOLIDWORKS Treehouse, você pode exportar a estrutura do seu projeto, seja ele de pequeno, médio ou grande porte para visualização e edição no formato .xls e .xlsx

Coloquei os papéis e canetas de lado e comecei a projetar uma nova hierarquia de projeto: O nível mais alto seria para a montagem geral, o nível abaixo para divisões importantes como o sistema de arrefecimento e a estrutura, agora falta só colocar um sistema de nomenclatura respeitando a hierarquia e está pronto!

O SOLIDWORKS Treehouse me fez organizar o projeto de uma maneira muito fácil. Para isso, eu não fiz relação a nenhuma peça já existente. Criei uma “árvore fantasma” e fui colocando as peças nos seus devidos lugares. O processo é muito simples, consistindo de arrastar e soltar os ícones na tela, como o vídeo abaixo demonstra.

Foi um grande sucesso! A equipe foi capaz de entender em qual subsistema trabalhar e onde salvar os arquivos, as montagens foram corrigidas, o quebra-cabeças foi resolvido e os desenhos puderam ser entregues antes do prazo. MUITO OBRIGADO, TREEHOUSE!

Mais casos de sucesso com o Treehouse:

Cerca de dois anos atrás, me vi em outro desafio. Tive a oportunidade de mudar para uma outra empresa, desta vez trabalhando com Pesquisa e Desenvolvimento, substituindo um projetista altamente qualificado. Desta vez, o problema se relacionava ao próprio fluxo de trabalho de P&D.

Em um projeto de pesquisa, não existem respostas no final do livro. Você precisa lidar com a incerteza de não saber o que você vai projetar na semana que vem. Cada peça é uma nova descoberta e as dores e alegrias deste processo crescem na mesma proporção.

 

Mais uma vez, o Treehouse foi a minha bússola. Durante o decorrer do projeto, novos módulos tiveram que ser adicionados ao que foi pensado no início. Neste projeto o Treehouse me ajudou a:

  •          Desenvolver a hierarquia da montagem
  •          Planejar alterações
  •          Avaliar e unificar peças diferentes que realizavam a mesma função

… e muito mais! Isso nos ajudou a aumentar nossa performance, assim como ajudar os demais colegas que não eram usuários de SOLIDWORKS a melhor entender o escopo do projeto em que estávamos trabalhando. Eu espero que este texto possa lhe ajudar a descobrir novos usos do SOLIDWORKS Treehouse e os benefícios de utilizá-lo em seus projetos!

 

Bruno Caixa é Certified SolidWorks Expert (CSWE) e membro do SOLIDWORKS Champions Program. Um usuário e educador apaixonado por SOLIDWORKS, Bruno tem mais de 10 anos de experiência trabalhando em diferentes indústrias como Projetista e Administrador de CAD. Trabalha como Engenheiro de P&D no departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio, no Rio de Janeiro, Brazil.