Estudantes experimentam a plataforma 3DEXPERIENCE
Para conferir os recursos de colaboração da plataforma 3DEXPERIENCE®, Nathan, Wallace e eu, três estagiários da Dassault Systèmes SOLIDWORKS®, inventamos e criamos um braço robótico que pode praticar quatro esportes diferentes.
Usamos o Planejador de Projeto para criar um plano geral e atribuímos tarefas precisas para cada um de nós. Minha principal tarefa era esboçar como queríamos que esse robô aparecesse, enquanto Nathan calculava as restrições que o robô precisaria para realmente funcionar.
Depois que concluímos nossas tarefas, as movemos para a coluna Concluído, simplesmente arrastando e soltando o cartão de tarefas no navegador da Web, o que nos ajudou a nos manter atualizados sobre o que estava sendo feito e o que precisava ser feito. A exibição do painel ao vivo do Planejador de Projeto é excelente para ver o status atual do projeto a qualquer momento.
Em seguida, carregamos nossos documentos em um espaço colaborativo que todos pudemos acessar, o que nos permitiu compartilhar quaisquer componentes adicionais. Também enviei meus esboços de mão para a comunidade 3DSWYM, onde as pessoas podiam deixar comentários e escolher qual deles era o favorito.
Isso foi muito mais fácil do que tentar coletar feedback por e-mail!
Quando o design foi escolhido, continuamos produzindo as peças no 3D Creator e no 3D Sculptor. Nathan começou usando o Design Guidance para ver que tipo de estrutura funcionaria com as forças que o braço do robô suportaria ao praticar esportes diferentes. Ele primeiro criou as articulações que permitiam ao robô se mover. A Orientação do Projeto “cresceu” uma forma ideal entre eles. Como ele estava trabalhando no espaço colaborativo, pude acessá-los instantaneamente.
Usando a saída Orientação do projeto orientada por simulação de Nathan como guia, usei a modelagem de subdivisão do 3D Sculptor para incluir o design e finalizar a forma estética suave. Nathan me deu uma montagem completa do braço do robô usando o design otimizado. O ambiente único de modelagem na plataforma significava que não precisava me preocupar com estruturas de montagem ou adicionar novos arquivos de peças ou algo assim; Eu poderia projetar e me preocupar com essas outras coisas mais tarde. Tudo o que eu precisava fazer era garantir que tudo se encaixasse e não se sobrepusesse. A detecção de interferências no 3D Creator tornou isso fácil.
Quando concluí a modelagem de subdivisão do braço, postei na comunidade e solicitei feedback sobre o design para que pudéssemos passar para a impressão 3D. Corrigi o que precisava de acordo com o feedback de Nathan e Wallace, e estávamos todos prontos.
Decidimos usar um Ultimaker com suportes dissolúveis porque o braço do robô tinha uma estrutura complexa. Isso ajudou a criar um braço de aparência mais suave. Compartilhamos a primeira impressão com as comunidades para mostrar nossa exploração na colaboração da plataforma.
Este artigo é de autoria da estagiária Isabel Thelen, que trabalhou no laboratório 3DEXPERIENCE®, sob a orientação de Mark Rushton, gerente de portfólio de produtos da Dassault Systèmes SOLIDWORKS.