Modelagem de superfície na nuvem: Lições do #3DXW20 e muito mais

Na trajetória para obter meu CSWE, a etapa mais desafiadora, na minha opinião, foi conseguir minha certificação de criação de superfícies CSWPA. Foi um exame divertido, mas desafiador, mesmo assim. Em geral, criar formas orgânicas sempre foi mais desafiador, na minha opinião, do que realmente precisa ser.

Muitas vezes, a utilização de ferramentas de criação de superfícies no SOLIDWORKS CAD 3D provou ser a maneira mais objetiva de criar uma geometria complexa e organicamente moldada. Com essas ferramentas, você pode liberar a criatividade usando os tipos de corpos/peças nos acabamentos finais.

Com o tempo, você ainda pode conquistar a reputação de “mago” da modelagem, se você assimilar um comando prático das técnicas de criação de superfícies. Mas para ferramentas que representam a capacidade de criar belas faces e formas (em geral), a barreira para começar a criar essas faces e formas sempre me pareceu um pouco assustadora como usuário do SOLIDWORKS.

Na verdade, essa foi a premissa exata da primeira conversa que tive com Brad Thompson, da Impact Props, que culminou neste vídeo, e mostra a modelagem deste incrível capacete de conceito Homem de Ferro, com a nossa colaboração:

Atenção: se você clicar no link da descrição deste vídeo do YouTube, poderá solicitar uma avaliação GRATUITA do 3D Sculptor e de outras soluções do 3DEXPERIENCE® WORKS.

Se você participou do 3DEXPERIENCE World, provavelmente já ouviu falar do 3D Sculptor. Trata-se da função da plataforma 3DEXPERIENCE que oferece acesso ao xShape, o aplicativo mais usado na criação do capacete de Brad. Em resumo: com o xShape, você cria superfícies complexas rapidamente usando uma interação intuitiva de “empurrar e puxar” para modelar seus projetos.

Quem conhece as incríveis ferramentas disponíveis no SOLIDWORKS CAD 3D sabe que as ferramentas de criação de superfícies tendem a funcionar de forma diferente. Muitas das superfícies que você forma vêm de recursos de superfície de limite ou estilo loft, que tendem a ser desenvolvidos com base em uma geometria de esboço/curva/aresta já criada.

Isso é excelente quando você já tem uma ideia consolidada de definições ou restrições do seu conjunto de superfícies. Pessoalmente, sempre senti que o lado “modelador paramétrico” do meu cérebro entrava em certo conflito com o lado que quer explorar soluções mais criativas, que ainda serão desenvolvidas, conforme minhas metas de criação de formas.

No vídeo tutorial incorporado acima, você verá um dos fluxos de trabalho de criação de superfícies mais comuns do SOLIDWORKS CAD 3D: definir/aparar uma superfície por uma sequência de curvas. Com o xShape, você pratica um tipo de modelagem chamado de modelagem de superfície por subdivisão. Isso se refere à funcionalidade “empurrar e puxar”, que permite o controle maleável de todas as arestas e faces da superfície dinamicamente, como visto no vídeo de Brad.

Dito isso, é claro, você precisa modelar dentro de “algumas” restrições na maior parte do tempo. Como você pode ver no vídeo de Brad, modelar com base em fotos (e esboços de referência, se preferir) é uma ótima maneira de fazer isso.

Assim como com as ferramentas de criação de superfícies encontradas no SOLIDWORKS CAD 3D, o objetivo é, normalmente, formar sua criação em um corpo sólido. Com o xShape, você pode converter automaticamente superfícies de subdivisão em geometria sólida quando terminar. Você também pode usar as ferramentas disponíveis no xDesign (parte da função 3D Creator) para editar/acoplar de forma paramétrica esses corpos, conforme necessário, com cortes exatos, extrusões etc., do jeito que Brad faz.

Veja outro exemplo dessa interação em um modelo que eu criei, mostrado abaixo. Eu me desafiei criando um projeto de assento baseado exclusivamente em um primitivo 2D (uma superfície plana inserida no espaço de modelagem). Depois de usar a função “empurrar e puxar”, suavizei suas arestas com alguns filetes e, em seguida, adicionei um corte de ranhura totalmente definido e baseado em esboço à geometria sólida do resultado de acabamento (Eu precisava de um jeito fácil de segurar e colocar o assento!).

Outra coisa a se observar na imagem acima é a guia Superfícies. Nosso foco foi totalmente voltado para recursos de modelagem de superfícies por subdivisão disponíveis no xShape e na forma como elas podem se interligar com o xDesign para garantir o “melhor dos dois mundos”. Mas vale a pena mencionar que você pode acessar muitos dos mesmos tipos de ferramentas de criação de superfícies curvas e/ou definidas por face que já usa há anos no SOLIDWORKS CAD 3D (Em agradecimento aos meus compatriotas certificados em criação de superfícies CSWPA!).

E, assim como você pode usar o que está acostumado no desktop dentro do ambiente de aplicativos em nuvem, também pode aproveitar os benefícios do 3D Sculptor nos dois locais. Isso é algo que Eric Haddad, da 3DAeroventures, mostra muito bem na ponta de asa modelada com xShape e projetada no SOLIDWORKS CAD 3D. Há algumas maneiras de se fazer isso; no entanto, a mais simples é arrastar e soltar esses componentes diretamente por meio de um suplemento no lado do SOLIDWORKS CAD 3D.

Quer testar o 3D Sculptor? Clique no banner abaixo e solicite uma avaliação gratuita ainda hoje!