FIBO usa o SOLIDWORKS para projetar e construir robôs de serviço para ajudar durante o COVID-19

O Instituto de Robótica de Campo (FIBO) da Universidade de Tecnologia de King Mongkut Thonburi (KMUTT) é conhecido por seus cursos de educação relacionados à robótica. Alinhada à aceleração da visão da Indústria 4.0 da Tailândia, a missão do Instituto é transmitir conhecimento de robótica e automação para promover o desenvolvimento da tecnologia de robôs no país.

À medida que a gravidade da pandemia do COVID-19 ficou clara, a FIBO aprimorou ainda mais seu robô de serviço existente para apoiar os profissionais de saúde. Os robôs foram projetados para ajudar os profissionais de saúde da linha de frente a evitar o risco de infecção por meio de tele-monitoramento e comunicação entre a equipe médica e os pacientes.

A FACO, abreviação de FIBO contra COVID-19, série robótica consiste em quatro protótipos de robôs. O primeiro protótipo, o CARVER, um veículo guiado automaticamente, foi projetado para fornecer alimentos, medicamentos e suprimentos médicos para pacientes com COVID-19 em hospitais. Além disso, o robô está equipado com um purificador de ar e pode até higienizar o chão.

O segundo protótipo, SOFA, pode apoiar diretamente os profissionais de saúde no tratamento de pacientes com COVID-19. Os aprimoramentos incluem a capacidade de medir a temperatura dos pacientes através de uma câmera térmica, uma câmera de vídeo de alta definição para verificar os olhos e as línguas dos pacientes e sistemas de comunicação que permitem que a equipe médica fale com os pacientes através do robô.

O terceiro e o quarto robôs cumprem funções especializadas na área de remédios e entrega de alimentos.

“Esses robôs da FACO podem apoiar médicos e enfermeiros em situações de crise. Nossos profissionais de saúde enfrentam mais riscos e são suscetíveis de contrair a doença. Se médicos e enfermeiros são infectados, a população como um todo também corre o risco de infecção. O controle remoto dos robôs e o monitoramento dos pacientes podem reduzir o risco de contrair doenças ”, diz Wuttichai Visarnkuna, diretor interino da Indústria, Instituto de Robótica de Campo (FIBO) da Universidade de Tecnologia de King Mongkut, em Thonburi (KMUTT).

Durante o período de teste dos robôs, os profissionais médicos consideraram o SOFA extremamente útil e valioso. A câmera de alta qualidade era clara e ajudou no diagnóstico. Os médicos também poderiam conversar com os pacientes por meio de videoconferência, o que ajudou a amenizar as preocupações dos pacientes. Além disso, os pacientes consideraram os robôs “fofos”, o que ajudou a tranquilizá-los nesses tempos difíceis.

Como o SOLIDWORKS deu suporte ao design dos robôs FACO

Durante esse período de crise, a FIBO precisou adaptar rapidamente seus projetos de robôs para apoiar a nação e os profissionais de saúde em seus momentos de necessidade. “Um dos maiores benefícios do SOLIDWORKS é a capacidade de visualizar o modelo rapidamente. Isso reduz o tempo de desenvolvimento em mais de 50%. Além disso, a engenharia auxiliada por computador também nos permite analisar o design no mundo virtual e corrigir quaisquer falhas antes da construção do protótipo. Isso nos ajuda a agir rapidamente, reduzir o desperdício e evitar retrabalhos ”, diz Visarnkuna.

Os benefícios do uso do SOLIDWORKS durante o estágio de design incluem:

  • Crie facilmente projetos digitais para o sistema robótico, específicos às necessidades e exigências dos profissionais de saúde, permitindo que os engenheiros projetem e simulem melhor as diferentes partes do robô responsáveis pelas várias funções.
  • Estime a força perfeita, o peso necessário para levantar, mantendo a força e o estresse da “mão” do robô em cada função para as possíveis soluções.
  • Agrupe dados para criar ‘fonte única de verdade’ nos arquivos de design 3D.
  • Ajuda a minimizar os erros e defeitos de fabricação, reduzindo assim o design para o tempo de mercado.

Nestes tempos sem precedentes, vemos como as organizações podem se unir para ajudar a se apoiar. A recomendação da Metro Systems de aplicativos SOLIDWORKS como a plataforma mais adequada para a FIBO ajudou o Instituto a desenvolver soluções de ponta que ajudam a sociedade.

Este artigo foi escrito em junto com o revendedor de valor agregado do SOLIDWORKS na Tailândia, Metro Systems Tailândia.