Mais leve, mais rápido, mais rígido, mais forte – O trabalho da Giaffone Racing nunca acaba!

Paixão, vitória, concorrência, emoções, desenvolvimento e experiência. Essas são seis coisas que os humanos (principalmente os que estão ao volante) adoram nos carros velozes.

Vamos ser sinceros: os seres humanos adoram carros velozes. Eles ativam nossos instintos de fuga ou luta e nos fazem sentir poderosos. Não é de admirar, então, damos o nosso melhor para encontrar um jeito de criar as maneiras mais rápidas e seguras de projetar esses automóveis.

Com o fluxo de negócios e uma nova visão em ascensão, a Giaffone Racing teve que procurar uma tecnologia interessante para agitar seus mercados, a fim de evitar estagnação e permanecer à frente da concorrência. Os engenheiros tiveram que pensar da maneira antiquada. Quem estava fabricando o motor mais rápido, os pneus mais elegantes, eles tiveram que criar algo radicalmente diferente?

Com isso em mente, os engenheiros da Giaffone se voltaram para o SOLIDWORKS. A Giaffone Racing implementou o design do SOLIDWORKS Professional, o design e a análise do SOLIDWORKS Premium e o software de gerenciamento de dados do produto SOLIDWORKS PDM Professional em 2006.

Agora, em busca de novas tecnologias para satisfazer suas intenções, o engenheiro Adriano Schommer diz que a Giaffone Racing descobriu os recursos de estudo de topologia do software SOLIDWORKS Simulation Professional. Com a otimização da topologia do software, os engenheiros de projeto foram capazes de gerar automaticamente a geometria otimizada dos componentes para equilibrar a relação peso/rigidez, minimizando a massa ou minimizando o deslocamento máximo.

Com um pouco mais de pesquisa, eles concluíram que a implementação da otimização da topologia reduziria drasticamente seu tempo de produção e, com os esforços combinados de outras soluções SOLIDWORKS, aceleraria qualquer processo de desenvolvimento relacionado ao design de seus novos mecanismos.

Por exemplo, durante o início da suspensão do stock car na posição vertical, Schommer conduziu um estudo de topologia em parceria com a divisão latino-americana da Dassault Systemés para mitigar a massa e refinar a forma otimizada de uma construção de carro para produzir uma que reduzisse o peso de 60% .

“As ferramentas de otimização de topologia no software SOLIDWORKS Simulation Professional estão nos ajudando a criar peças mais leves, mais fortes e mais rígidas com mais rapidez, sem ter que se envolver em iterações de projeto de tentativa e erro”, enfatiza Schommer. “Na vertical, realizamos um estudo de topologia em parceria com Jose Pereiras, gerente técnico sênior de vendas no Chile. A experiência de José foi essencial para proporcionar confiança e obter resultados mais rápidos do processo. Primeiro, otimizamos o peso, mas descobrimos que o design não era suficientemente rígido. Em seguida, trabalhamos com o perfil de otimização de topologia para modificar o design para resistência e rigidez. Com a otimização da topologia do SOLIDWORKS, conseguimos chegar ao design final em uma única iteração, em vez de muitas ”.

A partir daí, o coordenador de engenharia Denis Ramon Peixoto diz: “Temos a visão de permanecer na vanguarda da tecnologia para impulsionar nosso sucesso”. Ele então credita o software de otimização de topologia por ajudar o Giaffone a criar “linhas de produtos off-road” e a permanecer “pensando no futuro”.

Juntos, o SOLIDWORKS e a Giaffone Racing realizaram um trabalho extraordinário, como uma redução de 70% no tempo de desenvolvimento. Os estudos de topologia do SOLIDWORKS não apenas economizam o tempo do Giaffone Racing, mas os engenheiros também podem entender rápida e facilmente as restrições do projeto.

Com os recursos de estudo de topologia do SOLIDWORKS Simulation Professional, a Giaffone Racing está projetando novos componentes para a série Stock Car brasileira, começando com a suspensão na posição vertical, ou junta, mostrada aqui, que prende a roda, o rotor do freio, o cubo, a pinça do freio e o braço da direção, o veículo. Com um estudo de topologia do SOLIDWORKS, a Giaffone otimizou esse componente para reduzir o peso, mantendo a rigidez.

 

A razão pela qual a Giaffone adotou essa solução SOLIDWORKS em particular é que essas soluções de topologia combinadas com o processo de design e análise existente do SOLIDWORKS permitiram que o fabricante brasileiro de corridas de carros fosse ágil, se movesse rapidamente. O desenvolvimento de peças mais confiáveis e leves teve uma mão pesada em sua escolha, bem como a capacidade de eliminar restrições de tamanho nas remessas.

Ao implementar as soluções SOLIDWORKS, a empresa conseguiu:

  •  Reduza o tempo de fabricação: Corte quase dois meses dos ciclos de desenvolvimento vertical da suspensão.
  •  Lidar com restrições na remessa: Eliminado 60% do peso vertical da suspensão.
  •  Melhore a qualidade geral do produto: Entrou novamente no mercado com estética aprimorada e peças mais leves e substanciais.
  •  Reduza complicações e aumente a produtividade: Medidas convencionais e aditivas de fabricação foram apoiadas, fornecendo flexibilidade.

Para ler a história completa de como o Giaffone coloca as soluções SOLIDWORKS em funcionamento, clique aqui e veja o vídeo abaixo: