Aprenda a melhorar a produtividade com simulação

O que impulsiona a inovação? Hoje, milhões de empresas de engenharia em todo o mundo usam software de simulação para impulsionar a inovação com base em resultados confiáveis e precisos. No SOLIDWORKS, temos várias soluções, ferramentas e recursos de simulação para atender a todos os diversos setores e aplicações. Dada a variedade de métodos para executar e resolver análises, é crucial saber qual ferramenta é adequada para o trabalho.

Por exemplo, vamos considerar duas placas circulares comprimindo um O-ring para criar uma vedação.

 

Um anel de vedação é normalmente feito de material de borracha. Uma análise não linear seria a simulação apropriada para simular com precisão a compressão do O-ring.

Dado que a montagem é um modelo de simetria circular (axi-simetria), podemos usar a simplificação 2D para resolver essa análise muito mais rapidamente em comparação com a resolução da análise em toda a peça 3D.

Depois que o perfil 2D é selecionado, o SOLIDWORKS Simulation o cria automaticamente para a análise. Aqui, uma translação é aplicada à borda da placa superior para garantir que ambas coincidam para comprimir o anel de vedação.

Para os resultados, podemos visualizar o gráfico de tensão e a pressão de contato entre o O-ring e as placas. Esses resultados nos ajudarão a determinar se essa compressão do anel em O nos fornecerá uma vedação completa para uso operacional. Além disso, esses resultados ajudarão a avaliar a melhor maneira de manter as duas placas juntas, dada a alta pressão internamente.

 

Vamos considerar outro exemplo. Um produto eletrônico compacto normalmente requer uma análise térmica para evitar superaquecimento. O SOLIDWORKS Simulation e o SOLIDWORKS Simulation são capazes de simular condução e convecção.

 

Se você quiser saber mais sobre o SOLIDWORKS Simulation, clique aqui e assista ao video!