Realizando sonhos com CAD baseado em nuvem

Este artigo é de autoria do estagiário Nathan Ng, que trabalhou no laboratório 3DEXPERIENCE® no verão de 2019, sob a orientação de Mark Rushton, gerente de portfólio de produtos da Dassault Systèmes SOLIDWORKS®.

Desde criança, o piano sempre foi uma grande parte da minha vida. Me lembro de odiar praticar quando criança, principalmente porque meus pais haviam me forçado a tocar piano, mas isso não vem ao caso. À medida que envelheci, comecei a gostar de tocar e imaginei que era hora de estender minha paixão pela música além de apenas tocar.

Meu teclado atual é um Yamaha P-35B com um rack de música padrão. Muitas músicas que eu toco são longas, então o rack não pode segurar todas as folhas. Então, colo algumas folhas na parede atrás do piano. Mas, para melhorar o uso de fita adesiva e potencialmente (definitivamente) tirei a tinta das paredes, pensei em testar minhas habilidades em CAD criando um extensor de rack de folhas para piano usando o aplicativo xDesign do 3D Creator na plataforma 3DEXPERIENCE. Eu acho que ficou muito bom.

Projetei o extensor para prender ao rack de folhas e potencialmente outros extensores. Os grandes espaços abertos economizam material e tornam o extensor mais leve. A seção mais fina do canto superior direito permite que extensores adicionais deslizem e permaneçam conectados com segurança. Modelei meu rack de folhas em casa no 3D Creator para ter certeza de que o extensor se encaixaria perfeitamente.

Para criar um modelo preciso do meu piano, medi todos os seus componentes. Dentro de um dia ou mais no 3D Creator, eu havia modelado um teclado, mas por que parar por aí?

Depois, modelei um piano de cauda e um banco. O piano contém 88 teclas completas, três pedais, um conjunto completo de cordas e martelos e o logotipo da empresa no estande. Mas eu não parei por aí.

Para realizar virtualmente um sonho de infância de visitar o Carnegie Hall em Nova York, criei minha própria versão.

Este “Mini Carnegie” (mostrado na imagem acima) inspira-se no edifício real. O design da parede do palco é uma vaga réplica do Stern Auditorium do Carnegie Hall. Deseja ver melhor os artistas? Confira os assentos de luxo da varanda, cada um com amortecimento e braços. Com quase 300 assentos na mini sala de concertos, 30 dos quais nas varandas, é impossível não ter uma bela vista.

Este projeto divertido foi uma ótima maneira de aprender o 3D Creator. Se você tiver perguntas ou comentários para compartilhar, faça-os abaixo. Acesse o site  e saiba mais sobre 3D Creator ou outras soluções na plataforma 3DEXPERIENCE.