Resolva problemas cotidianos com CAD baseado em nuvem

Este artigo é de autoria do estagiário Nathan Ng, que trabalhou no laboratório 3DEXPERIENCE® no verão de 2019, sob a orientação de Mark Rushton, gerente de portfólio de produtos da Dassault Systèmes SOLIDWORKS®.

 

Você já teve um problema no primeiro mundo e pensou: gostaria de poder imprimir algo em 3D e corrigir esse problema? No meu caso, eu tenho um gato chamado “Boba”. Costumamos colocar um copo de água fria na mesa da cozinha ou colocá-lo no balcão da pia do banheiro para que ele possa tomar água.

Como você pode ver, ele prefere beber da torneira.

Os gatos tendem a preferir beber de uma fonte de água corrente do que de água parada. Essa preferência é resultado de centenas de anos de evolução que acabam se resumindo a evitar a água contaminada. E a água corrente tem um gosto melhor para um gato.

Corrigindo o problema da água

Eu projetei um dispositivo para nossa pia usando o aplicativo xDesign do 3D Creator. Abri o aplicativo no meu navegador favorito (o Google Chrome é e sempre será a minha preferência até o fim dos tempos) e, com alguns cliques, chego ao chão no 3D Creator sem esperas ridiculamente longas para carregar as telas e instalar programas.

Posso começar a modelar mais rápido do que preciso para responder a um texto. Depois de um pouco de trabalho, modelei esse coletor genérico com base nas medidas de um coletor de banheiro.

Ao construir o design em um ambiente e contexto, a construção da fonte de água de Boba foi significativamente mais fácil.

Depois de algumas iterações, eu me acomodei em um prato estilo OVNI que usa a força e a gravidade da água que sai da torneira para impulsionar a água para a borda da pia onde Boba gosta de sentar.

Aqui está a versão final.

Como as peças funcionam juntas

O anel amarelo é feito de borracha flexível que permite que o dispositivo se estique e deslize em qualquer torneira.

Uma junta esférica conecta o prato ao anel e permite que o proprietário gire facilmente o dispositivo para facilitar o acesso humano à pia. Esse recurso também facilita o ajuste do dispositivo para diferentes gatos.

O slide no lado esquerdo do dispositivo facilita que Boba ou qualquer gato beba água da torneira sem forçar o pescoço.

Fácil de acessar e compartilhar

Por meio da interface de usuário muito direta do 3D Creator, pude projetar o coletor e o dispositivo em poucas horas. O melhor do 3D Creator é ter o poder do SOLIDWORKS em suas mãos.

Como o 3D Creator é executado a partir de um navegador da web, pude projetar no escritório, fazer alterações no meu laptop pessoal em casa e depois enviar as revisões para minha mãe para que ela pudesse revisá-las em seu telefone (esse projeto foi ideia dela) .

O que mais eu poderia pedir? Posso resolver convenientemente o primeiro problema mundial do meu gato e tornar sua vida muito melhor do que era antes.