Projeto de liberdade para as pessoas com deficiência desfrutarem do ar livre

A invenção mais premiada de Bagg é uma bicicleta de montanha que ele projetou e construiu para si mesmo. Mal sabia ele que emprestar uma de suas bicicletas para um acampamento para crianças com deficiência mudaria sua vida, novamente. Bagg testemunhou uma menina de 14 anos com paralisia cerebral, que raramente falava, volta animada e energizada com sua primeira experiência de total liberdade em uma bicicleta.

Sua exclamação após o passeio: “Melhor dia da minha vida!” foi um momento decisivo para Bagg. Sua incrível alegria ajudou a galvanizar a missão da empresa que ele finalmente fundou: ele tornaria o acesso a trilhas nas montanhas, caminhadas pela floresta e a beleza do ar livre uma realidade para pessoas com deficiência em todo o mundo.

Bagg estava estudando para ser mecânico quando se machucou, então tinha conhecimento de como as coisas funcionam, mas habilidades mínimas de design. Os recursos poderosos e fáceis de usar do SOLIDWORKS® compensaram sua falta de experiência em design.

Quando ele visualizou pela primeira vez uma bicicleta elétrica de três rodas com uma extremidade dianteira articulada de duas rodas, ele comprou uma impressora 3D Markforged. Ele perguntou a Will Gill, que ele conhecia da oficina de máquinas da Universidade de Calgary, se ele poderia operar a impressora e ajudar a criar um protótipo impresso em 3D a partir de fibra de carbono.

Assim nasceu sua nova empresa, Bowhead Corp. (nomeada para as cabeceiras do rio Bow nas Montanhas Rochosas canadenses). Gill havia usado as ferramentas de design 3D do SOLIDWORKS como estudante e gostou da facilidade com que o software fazia interface com as impressoras 3D de fibra de carbono Markforged.

Portanto, ele e Bagg escolheram o SOLIDWORKS for Entrepreneurs por suas ferramentas de design, simulação, comunicação e visualização para concluir o desenvolvimento de sua bicicleta inovadora, a Bowhead Reach®, um híbrido entre uma mountain bike e um veículo todo-o-terreno (ATV).

Com o SOLIDWORKS for Entrepreneurs, Gill reformulou completamente o design de Bagg, levando o conceito para o próximo nível. O SOLIDWORKS for Entrepreneurs, em seguida, permitiu que o par cortasse um ano inteiro do ciclo de desenvolvimento do Bowhead Reach, reduzindo o número de ciclos de prototipagem e aproveitando a impressão 3D para desenvolvimento, prototipagem e produção – tudo a um custo significativamente mais baixo do que um projeto e design mais tradicionais. caminho de fabricação incorreria.

“O Reach exigia configurações complicadas e montagens impressas em 3D complexas, para as quais o SOLIDWORKS fornece a solução perfeita. Dirigindo iterações de projeto com o SOLIDWORKS e a impressão 3D, conseguimos lançar o Reach mais cedo do que o esperado devido ao tempo de prototipagem reduzido ”, explica Gill.

A capacidade do SOLIDWORKS de facilitar a criação de montagens complexas usando peças com vários corpos é especialmente vantajosa para Bowhead. Em vez de imprimir em 3D componentes ou montagens difíceis de pesar várias peças grandes, Gill usou as ferramentas de design de peças com vários corpos do SOLIDWORKS para criar o que ele chama de design “tipo Lego®”, no qual grandes peças ou montagens são divididas em vários corpos, como Peças de Lego. Depois de impressas, essas peças se encaixam para formar peças maiores ou uma montagem.

“Ao conduzir iterações de projeto com o SOLIDWORKS e a impressão 3D, conseguimos iniciar o Reach mais cedo do que o esperado, devido ao tempo reduzido de prototipagem.”

A primeira bicicleta Bowhead Reach foi entregue ao primeiro cliente em novembro de 2018, e Bagg e Gill descobriram que os ciclistas não estavam satisfeitos apenas em andar de bicicleta, mas estavam pulando sobre obstáculos.

“Quando projetamos o Reach pela primeira vez, não pensávamos que as pessoas o pulariam a três metros de altura”, explica Gill. “Depois de aprender mais sobre como nossos clientes usam a bicicleta, adotamos nosso design básico e fizemos modificações para oferecer suporte a usos especializados, como aumentar o amortecedor para pular ou substituir os controles do acelerador e da frenagem por remos no antebraço para uso em quadriplégicos”.

“O SOLIDWORKS for Entrepreneurs não apenas nos ajudou a lançar a bicicleta mais cedo, mas também nos permitiu abordar outras funções e requisitos rapidamente”, continua Gill. “Realizamos estudos de topologia e simulação para criar uma suspensão mais leve e mais forte; usando o SOLIDWORKS Composer para automatizar o desenvolvimento de nosso manual do usuário; ou aproveitando o SOLIDWORKS Visualize para criar imagens empolgantes e atraentes, as soluções SOLIDWORKS suportam nossa missão de ajudar as pessoas com deficiência a aproveitar o ar livre. ”

Conecte-se à Bowhead Corp. em FacebookTwitterInstagram, e YouTube. Ouça a história de Christian Bagg no podcast do SOLIDWORKS Born to Design. E, por favor, sinta-se livre para compartilhar seus comentários abaixo.