Novidades 2020: ecossistema conectado na nuvem

Analisamos os aprimoramentos de desempenho e os fluxos de trabalho simplificados do SOLIDWORKS® 2020. Hoje, veremos como o SOLIDWORKS ajuda a estender o ecossistema do conceito à fabricação para a nuvem, conectando-se à plataforma 3DEXPERIENCE®.

À medida que as empresas crescem, elas se empenham cada vez mais para assegurar que equipes geograficamente dispersas colaborem de forma eficiente em projetos de desenvolvimento de produtos. A implantação de soluções independentes não oferece suporte à colaboração multifuncional e ao compartilhamento de dados e conhecimento entre departamentos. O aproveitamento das tecnologias locais requer a implantação e o gerenciamento de uma infraestrutura de computação interna, o que pode ser caro e demorado.

É aí que entra a plataforma 3DEXPERIENCE. É uma plataforma baseada em nuvem para planejamento, projeto e entrega de produtos. Assim como os aplicativos para smartphones, há um conjunto crescente de soluções baseadas em nuvem que são executadas na 3D EXPERIENCE, uma plataforma totalmente escalonável que abrange desde o conceito à fabricação e onde você pode adicionar mais ferramentas e funcionalidades paralelamente à expansão de sua empresa.

Muito além de ferramentas de engenharia e projeto

A plataforma3DEXPERIENCE permite gerenciar projetos de produtos e documentos em um ambiente colaborativo conectado ao SOLIDWORKS. É muito fácil criar ordens e solicitações de alteração de engenharia, entender como um produto é montado e fabricado no nível das peças, gerenciar projetos e muito mais.

A plataforma vai muito além do que você normalmente pode esperar de ferramentas de projeto e engenharia. Com todos os dados no mesmo local, todos ficam atualizados com acesso a uma fonte única e concreta. Isso ajuda as equipes a evitar o risco de não acompanharem as revisões do modelo ou configurações de montagem. Como todos os dados do projeto estão em um único lugar e em um ambiente de nuvem seguro, o acesso é obtido apenas pelas pessoas autorizadas, o que elimina o envio de cópias de e-mail de arquivos de projeto ou o uso de outras formas de comunicação menos seguras. Todos os integrantes da equipe, independentemente da localização geográfica, têm acesso aos arquivos do projeto, o que facilita a colaboração.

Com a 3DEXPERIENCE, as atualizações de software ocorrem automaticamente, e novos produtos podem ser adquiridos e usados instantaneamente com o clique de um botão. Imagine não precisar mais ter de comprar, gerenciar e manter hardware e software caros. A plataforma 3DEXPERIENCE baseada na nuvem oferece acesso a um portfólio crescente de soluções que funcionam perfeitamente em conjunto. Ele funciona como um terminal em que aplicativos complementares de desenvolvimento de produtos estão disponíveis. Aqui estão algumas das principais soluções na plataforma.

3D Sculptor

O 3D Sculptor é uma nova oferta de modelagem de subdivisão (Sub-D). Ele é executado no navegador e integra-se perfeitamente às soluções de desktop do SOLIDWORKS. Formas complexas, como dispositivos eletrônicos, equipamentos de escritório e produtos automotivos, geralmente têm superfícies altamente estilizadas ou são compostas de formas orgânicas. Ao modelar parametricamente esses itens, você precisa criar a estrutura subjacente para o modelo antes de criar a superfície. Isso dá um pouco de trabalho.

O 3D Sculptor é diferente. É como apertar e puxar um modelo de argila para chegar ao formato desejado. Com o 3D Sculptor, você pode criar seu modelo mais rapidamente na primeira vez e alterá-lo rapidamente. E, ao chegar a um projeto final para um modelo, você pode facilmente importá-lo para o SOLIDWORKS.

Business Innovation

O Business Innovation é um conjunto de ferramentas de colaboração, como painéis, comunidades e compartilhamento de arquivos, que permite compartilhar dados essenciais com rapidez e segurança. Você pode personalizar facilmente seu painel para exibir as informações mais relevantes para as equipes em um local on-line conveniente. Também é possível manter sua equipe de projeto informada, compartilhando qualquer tipo de mídia, como imagens, vídeos e arquivos CAD.

Em vez de enviar um e-mail, você pode convidar membros da equipe para sua própria “comunidade“, publicar dados e imagens em 3D e promover discussões on-line. Todos nessa comunidade são notificados e podem publicar comentários para que você receba feedback instantâneo sobre suas ideias e modelos de projeto. Você pode até mesmo votar na melhor ideia de projeto.

Ao conectar seu ecossistema de conceito à fabricação à plataforma 3DEXPERIENCE, seus colegas de equipe podem usar qualquer dispositivo e trabalhar imediatamente de qualquer lugar. A plataforma oferece interação perfeita entre um conjunto crescente de soluções conectadas, tanto no desktop quanto na nuvem.

Você já experimentou alguma dessas soluções? Compartilhe a sua experiência! #SOLIDWORKS