Como tornar possível a personalização em massa

A personalização em massa é o oxímoro clássico. E a ideia parece boba, certo? Produção em grande volume de produtos sob encomenda. É isso que “personalização em massa” implica. Apenas não parece possível.

Independentemente disso, a próxima maré industrial, o que alguns chamam de Quarta Revolução Industrial, está seguindo exatamente nessa direção. E, algumas empresas estão realmente acomodando a personalização em massa e não quebrando. Na verdade, eles estão vencendo seus concorrentes e obtendo mais lucros.

Como eles fazem isso?

As empresas de manufatura de melhor desempenho estão adotando tecnologias digitais para fazer o que literalmente não era possível no passado. Tecnologias como simulação avançada, prototipagem virtual, Internet das Coisas Industrial (IIoT) e outras estão transformando todo o processo de desenvolvimento de produtos.

Uma das principais razões para a demanda por personalização em massa é a grande popularidade das compras on-line. Nesse mundo virtual, os consumidores comuns têm uma abundância de opções. Alguns fabricantes de produtos até permitem que seus clientes configurem versões personalizadas de seus produtos on-line, como ClearVision, URB-E e outros.

Por que se preocupar com todo esse material de personalização em massa ao projetar equipamentos industriais? De acordo com o Aberdeen Group, uma empresa internacional de pesquisa que coleta e analisa dados sobre o comportamento do comprador, uma mentalidade de fabricação de tamanho único não se aplica mais.

Personalizar e customizar produtos para cada cliente não é uma tarefa fácil. Os projetos de equipamentos industriais precisam ter flexibilidade para se adaptar a mudanças imprevisíveis no mercado. Os fabricantes precisam estar prontos para acomodar a produção em massa e a personalização em massa com igual eficiência. E tecnologias mais recentes, como realidade aumentada, 3D, vídeo ou outras ferramentas visualmente atraentes, precisam se tornar parte integrante do seu arsenal de desenvolvimento de produtos.

A capacidade de projetar equipamentos industriais inovadores é o ponto principal do sucesso da personalização em massa. É uma das chaves para oferecer uma experiência ao cliente completamente modernizada. De acordo com o Aberdeen Group, alavancar soluções de tecnologia digital em seu processo de desenvolvimento de produtos pode aumentar a satisfação do cliente, a lealdade e as margens de lucro.

Deseja saber mais?

Para descobrir o que outras empresas conseguiram ao transformar suas operações de fabricação por meio de vídeos, seminários on-line e relatórios de pesquisa da Aberdeen sobre as principais empresas de manufatura, clique aqui.