SOLIDWORKS Education: Além da sala de aula, como três engenheiros inspiraram os alunos na Bósnia?

Olá, meu nome é Adi Pandzic e sou co-fundador da GCPdesign, uma equipe de três jovens engenheiros mecânicos de Sarajevo, na Bósnia, que treinou mais de 1.500 estudantes em engenharia, design de produtos e impressão 3D.

A jornada da CGPdesign começou em 2014, quando eu e meus colegas Vahid Avic e Adis Muminovic embarcamos em uma missão para inspirar os alunos a criar seus próprios produtos e startups, oferecendo a eles educação e treinamento gratuitos no SOLIDWORKS. Nesse momento, poucas pessoas na Bósnia possuíam essas habilidades técnicas e as oportunidades para aprendê-las eram escassas.

Depois de ensinar os 100 primeiros alunos, sabíamos que estávamos empenhados em algo e queríamos aproveitar o talento que encontramos, desafiando-os um pouco mais. Selecionamos seis alunos talentosos para trabalhar com nossa equipe no projeto PINKI Sportbike, onde o objetivo era criar um design completo de uma bicicleta esportiva de trabalho no SOLIDWORKS sem nenhum desenho.

Depois de um ano e meio e várias centenas de horas gastas mexendo nas várias ferramentas do SOLIDWORKS, concluímos nosso projeto, para nossa satisfação. O design final das bicicletas esportivas era composto por mais de 2500 peças diferentes e nosso projeto recebeu um interesse sem precedentes em toda a Bósnia. Ganhámos o Grabcad Golden Gear Award 2015 e tenho orgulho de compartilhar que todos os alunos foram contratados para trabalhos na área de design 3D e engenharia reversa, com um deles até mesmo formando sua própria startup.

Dessa maneira inovadora, o GCPdesign popularizou o SOLIDWORKS CAD Design e, posteriormente, a impressão 3D na Bósnia. Nossa equipe foi incluída na lista dos 40 melhores engenheiros / designers do grabcad.com e muitas empresas populares nos convidaram para trabalhar em projetos para eles, incluindo 3DS Simulia, nVidia, AMD, Intel, HP, EpicGames, Altair e Creo. No entanto, isso era apenas o começo, agora queríamos voltar nosso foco para a promoção da inovação.

A GCPdesign lançou a campanha “Ideas Into Reality”, na qual incentivamos os alunos a apresentar idéias tecnológicas inovadoras e os ajudamos com as habilidades técnicas necessárias para transformá-los em um produto tangível!

Nosso novo projeto ensinou os alunos a usarem o SOLIDWORKS, a impressão 3D e a IoT em 60 dias, com o objetivo de criar mãos robóticas totalmente funcionais. Este projeto foi dividido em duas equipes de estudantes construindo duas incríveis mãos robóticas. Mais tarde, uma das equipes se tornou HASSone, uma startup de robótica na Bósnia.

Hoje, a GCPDesign está trabalhando em vários novos produtos, como o Trace Brace, uma pulseira inteligente para a prevenção das mulheres e crianças. Haverá muito mais no futuro, pois o interesse no design de produtos e na impressão 3D está sempre crescendo na Bósnia!

Saiba mais aqui:

Site do GCPDesign: https://www.cgp.ba/

Página do GCPDesign no Facebook: https://www.facebook.com/CGPdesign/