Conversar é bom e colaborar é ainda melhor

A maneira como interage com seus clientes e com a cadeia de suprimentos tem um grande impacto em seus produtos. Hugh MacLeod disse uma vez que “Todos os produtos são conversas”, algo que acreditamos muito aqui no SOLIDWORKS. Na medida em que desenvolvemos novas tecnologias para você poder projetar melhor e mais rapidamente, não nos esquecemos de que, para criar produtos incríveis, precisamos conversar com você, com nossos clientes e desenvolver ferramentas que possibilitem e aprimorem suas conversas com seus clientes.

No SOLIDWORKS, estamos aproveitando a plataforma 3DEXPERIENCE para ajudar nossos clientes a facilitar e a capturar esta importante conversa. As novas soluções de projeto do SOLIDWORKS são construídas do zero com a colaboração como um valor central, garantindo que, desde o início, todas as nossas ferramentas de projeto sejam uma combinação de criação de geometria e colaboração de projetos.

Uma “Comunidade de projetos sociais”, que faz parte da Plataforma 3DEXPERIENCE, é o host ideal para todas as “conversas de produto” nas quais você está envolvido. Como essas comunidades são um serviço online, a conversa do produto não se limita a pessoas no escritório. Qualquer pessoa que você queira envolver, de qualquer lugar do mundo, pode fornecer um feedback valioso por meio de um navegador da Web 24 horas por dia, 7 dias da semana. Com partes interessadas no projeto localizadas fora de sua empresa, o uso de dispositivos móveis para manter a cadência das conversas do produto é de vital importância para o rápido desenvolvimento de produto, reduzindo drasticamente o ciclo de projeto global.

Como a maioria dos projetistas está envolvida em vários projetos ao mesmo tempo, eles precisam gerenciar várias “conversas de produto”. Poderiam gerenciá-las como conversas individuais, como mostrado abaixo. Aqui cada membro pode ver as atualizações mais recentes de suas comunidades, mas é uma visão simplista de um processo complexo de desenvolvimento de produto.

Porém, uma visão mais robusta de todas as conversas de produto atuais em que um integrante está envolvido é mostrada no 3DDashboard. O 3DDashboard atua como uma visão geral de todo o progresso do produto e atualizações com uma mistura de informações de projeto de tópicos de discussão (blogs), vídeos, imagens e dados de projeto 3D. Abaixo está um painel 3D típico: na parte superior da página, há várias guias, configuradas pelo usuário, para mantê-las informadas não apenas do progresso dos novos projetos, mas do desempenho da empresa como um todo.

Um aspecto importante dessas conversas de produtos é que se tornam “documentos vivos”. A comunidade do projeto vive com a vida útil do produto. Pode rastrear o desenvolvimento, a utilização e o fim da vida útil do produto. As pessoas envolvidas nessas discussões mudarão ao longo do tempo, expandindo e contraindo conforme necessário. Pode-se imaginar que, na medida em que o produto amadurece, novas conversas começam na terceirização e na fabricação, assim como aquelas para lançamento de produto e marketing. A plataforma 3DEXPERIENCE facilita o processo de desenvolvimento de produto para todas as partes interessadas. Todos os membros da equipe têm acesso à informação mais atualizada e pode ver as decisões que foram tomadas no passado. Todas as suposições sobre o produto ou mercado são capturadas, então conforme o produto se desenvolve e novas informações são coletadas, você pode facilmente rever as decisões tomadas em suposições antigas e entender o processo mental naquele momento.

Falar sobre seus projetos é o primeiro passo importante no projeto de produtos. Ter uma conversa dinâmica com o as soluções de projeto do SOLIDWORKS 3DEXPERIENCE é um ótimo conjunto de ferramentas para ajudar os clientes a promover uma cultura inovadora e colaborativa de projeto de produtos capaz de oferecer produtos incríveis para encantar seus clientes.

Leia mais sobre os recursos do SOLIDWORKS Industrial Designer no documento técnico “Aumentar a inovação e melhorar o projeto industrial com o software SOLIDWORKS Design Industrial Software”.