Usando o SOLIDWORKS para novas finalidades criativas

Sou um especialista certificado do SOLIDWORKS e coloco as minhas habilidades de CAD em práticas de modelagem mais tradicionais há algum tempo. Recentemente, decidi ramificar e testar os recursos do SOLIDWORKS em uma configuração mais criativa. Nós, engenheiros, adoramos fazer presentes caseiros, por isso decidi usar o SOLIDWORKS para projetar um anel como presente. Com os recursos de design do SOLIDWORKS e os de produção da Shapeways, fui capaz de projetar e produzir com êxito minha primeira peça de joia de todos os tempos!

Eu queria que o anel parecesse simples, mas dinâmico, e o conceito que eu imaginava era que os fios de metal parecessem “derretidos”, mantendo assim os dois anéis juntos como um só. Comecei com alguns esboços simples da ideia e fui rapidamente para a modelagem no SOLIDWORKS. Utilizei um recurso de revolução para iniciar, seguido por padrões de cortes extrudados de formas que criei usando ferramentas do spline. Terminei o modelo adicionando filetes para suavizar as arestas vivas e, em seguida, usei o SOLIDWORKS PhotoView 360 para criar representações do anel.

Depois de visualizar como seria o produto físico final das renderizações que criei, remexi em pequenos detalhes do modelo até ficar cotente com o resultado. Em seguida, enviei um STL do modelo para Shapeways.com para obter uma cotação instantânea para a produção de um desses anéis. Olhei para alguns materiais diferentes, finalmente decidi usar prata e, em poucas semanas, estava segurando minha criação na mão e me preparando para entregá-lo.

Este projeto me ajudou a perceber que o SOLIDWORSK pode ser usado para fins mais criativos e artísticos. O SOLIDWORKS me mostrou sua utilidade fora das aplicações paramétricas e de engenharia tradicionais. Essa experiência me deu mais confiança para projetar mais jóias e usar as ferramentas do SOLIDWORKS para propósitos mais criativos e prontos para uso!

Algum aluno que quer tentar criar arte? O SOLIDWORKS edição para estudantes está disponível. Pergunte a seus professores ou professores se sua escola é licenciada ou compre uma cópia para começar.