Uma introdução à personalização do DraftSight

Antes de tudo, neste artigo, estou escrevendo para o público mais amplo possível, para que não haja trechos de código ou instruções específicas no artigo. Em vez disso, esta é uma introdução aos recursos e possibilidades da API (DraftSight Application Programming Interface).

Quando Vivek Allu apresentou sua sessão do SOLIDWORKS World 2019 na API do DraftSight, dois fatos rapidamente se tornaram claros. Primeiro, isso é programação, portanto, é necessária experiência prévia em escrever código. Segundo, é possível que alguém com apenas conhecimentos básicos de programação crie rapidamente aplicativos complementares funcionais no DraftSight 2019.

Por definição, uma API é um conjunto de recursos de programação para criar aplicativos que acessam os recursos de um programa (ou sistema operacional etc.) e os dados criados ou mantidos por ele. No DraftSight, você escreve instruções que executam comandos do DraftSight para recuperar e usar dados de design. Vários produtos complementares estão disponíveis para o DraftSight; eles foram escritos principalmente usando a API do DraftSight (conhecida internamente como “DSAPI”.) A API também foi usada para criar uma conexão entre o utilitário online HomeByMe, uma ferramenta gratuita da Dassault System para design de interiores pessoal.

O Dassault Systemès HomeByMe é um utilitário on-line gratuito para design de interiores. Os usuários do DraftSight 2019 podem interagir com o HomeByMe para importar e exportar dados de design.

 

Depois de superar a necessidade de saber como escrever código, o DraftSight se torna um ambiente de trabalho muito flexível. Várias linguagens de programação podem ser usadas para criar novos aplicativos para o DraftSight, incluindo C ++ (nativo ou .com); C # / VB .NET; VBA; e JavaScript. Há uma série de modelos do Visual Basic disponíveis mediante solicitação no DraftSight. Todos os aplicativos de API criados para o DraftSight 2019 serão compatíveis com o futuro. Todos os tipos de entidade no DraftSight são acessíveis pela API. E o melhor de tudo, para os usuários em potencial de um aplicativo, é que a interface do usuário do DraftSight seja transferida para o aplicativo.

Allu iniciou sua apresentação usando o Visual Basic para criar um aplicativo simples. Ele disse que é melhor trabalhar no modo de administrador do DraftSight. Existe um trecho de código necessário, independentemente do aplicativo, que ele copiou para o espaço de trabalho. Usando o código existente e recortando / colando vários comandos do DraftSight, em menos de cinco minutos, Allu escreveu uma rotina simples que coloca a geometria selecionada em resposta à entrada do usuário.

O Allu – gerente técnico de portfólio de associados da DraftSight, usou a API para criar uma tabela de lista de materiais (BOM). Ele criou um novo painel de tarefas, inseriu um formulário do Windows dentro do painel, arrastou três botões para adicionar comandos e criou uma opção Excluir. Ele mostrou como é fácil alternar entre as especificações do DraftSight e a programação do fluxo de trabalho do novo aplicativo. “Isso requer conhecimento de programação”, lembrou Allu a toda a sala dos usuários do DraftSight, “mas não em nível de especialista”.

Allu não foi o único apresentador da API do DraftSight. Robert Graebert (CTO do software Graebert GmbH) e Ram Chilukuri (gerente sênior de pesquisa e desenvolvimento da DraftSight) lideraram uma sessão sobre o uso do DraftSight com outros aplicativos. Embora o objetivo fosse introduzir algumas excelentes novas ferramentas, também houve discussão sobre DSAPI nas perguntas e respostas. Uma dica da sessão foi a rapidez com que novos aplicativos podem ser gravados, começando com a gravação de uma macro. Geralmente, uma macro é criada para simplificar tarefas repetitivas. Quando gravado, o DraftSight salva as seqüências na macro como código DSAPI, com chamadas para o programa que correspondem à ação na tela. Um programador DSAPI pode pegar esse código e adaptá-lo a um novo aplicativo.

Na sessão de Allu e nas perguntas e respostas que terminaram a conferência, houve discussões animadas sobre solução de problemas de APIs. Lembrei-me do velho ditado dos primeiros dias da programação de código aberto: “Com olhos suficientes, todos os erros são superficiais”. A equipe do DraftSight trabalha duro para tornar a API um ótimo utilitário, mas não pode testar todos os aplicativos possíveis. Nessas situações, o desenvolvedor da API e a equipe de suporte do DraftSight precisam trabalhar juntos. A Dassault Systemès percebe que está abrindo uma nova trilha ao fazer do DraftSight um aplicativo comercial sem versão gratuita permanente; eles estão ansiosos para dar suporte aos desenvolvedores de aplicativos para garantir os melhores resultados possíveis para seus clientes.

O vídeo a seguir fornece uma visão geral do uso do DraftSight com o HomeByMe.

 

IMPORTANTE:

O DraftSight 2019 for Windows® é oferecido apenas em versões pagas.
Depois de baixar e instalar o DraftSight 2019 (versão de avaliação gratuita de 30 dias ou versão comprada), você não poderá mais fazer o download novamente ou acessar qualquer versão gratuita anterior do DraftSight (2018 ou anterior). Todas as versões gratuitas do DraftSight (2018 ou anterior) deixarão de ser executadas após 31/12/2019.

Saiba mais sobre o DraftSight 2019 aqui.