Projetos industriais trabalhados internamente

Fabricante de equipamentos para espaços verdes, de máquinas de colheita de uva a podadores de árvores, a Pellenc investiu pesado em P&D para possibilitar seu crescimento. Embora a Pellenc tenha usado 60 licenças do SOLIDWORKS 3D CAD e do SOLIDWORKS Flow Simulation para o desenvolvimento de produtos, a maioria dos projetos cosméticos e ergonômicos foi terceirizada.

Para superar os desafios enfrentados ao integrar o modelo de projeto em papel ou as superfícies 3D fornecidas pelos projetistas no SOLIDWORKS CAD, a Pellenc recorreu ao SOLIDWORKS Industrial Designer. Fazer o trabalho de projeto industrial internamente também permitiria à empresa inovar e responder mais facilmente às necessidades do mercado.

Após alguns dias de uso do SOLIDWORKS Industrial Designer, os projetistas da Pellenc puderam facilmente modelar formas complexas e iterar por meio de diferentes conceitos, mesmo depois que os modelos foram transferidos para o SOLIDWORKS.

Um dos primeiros projetos desenvolvidos no Industrial Designer foi uma nova série de tesouras de podar, desenvolvida com a melhor relação peso/potência do mercado. Eles precisavam garantir uma alta capacidade de manuseio com uma compactação incrível e uma pequena bateria que funcionasse durante o dia todo. O projeto também precisava ser atraente e tão ergonômico como se fosse uma extensão da mão.

A Pellenc desenvolveu as tesouras de podar puxando o mecanismo do SOLIDWORKS CAD e projetando as cascas ao redor dele, desenhando à mão livre em um tablet. Criaram então um volume de forma livre muito parecido com esboços à mão livre. Os engenheiros da Pellenc combinaram a forma livre com funções paramétricas para retirar a parte frontal da ferramenta e inserir a lâmina. Com o SOLIDWORKS Industrial Designer, também puderam analisar a folga antes de levar as tesouras de podar ao SOLIDWORKS CAD para a próxima etapa do desenvolvimento do produto.

Além disso, a Pellenc se beneficiou do acesso online ao modelo a qualquer hora e em qualquer lugar. Eles podiam, por exemplo, validar um molde enquanto visitavam um subempreiteiro ou modificar a peça remotamente. Os recursos de colaboração também permitiram que a equipe compartilhasse informações com todos os colaboradores, onde quer que estivessem, para falar sobre o andamento do projeto e tomar decisões mais rápidas.