DraftSight Premium e AutoCAD LT: percepção do mercado versus realidade do produto

O software CAD geralmente é dividido em duas grandes categorias: desenho 2D e modelagem 3D. Na prática, a distinção é complicada. Muitos programas 2D podem exibir objetos 3D, e alguns podem criá-los. Por outro lado, a maioria dos programas 3D possui um modo de esboço ou desenho 2D, porque o 2D ainda é uma parte essencial de qualquer processo de design.

Com o lançamento do DraftSight® Premium, torna-se possível projetar objetos 3D e trabalhar em um espaço de trabalho tridimensional. Para colocar essa transição em perspectiva, vamos comparar o DraftSight Premium e seu principal concorrente, o Autodesk AutoCAD LT®.

A Autodesk criou o AutoCAD LT como uma versão simplificada e de menor custo do AutoCAD® no início dos anos 90. O objetivo era o mercado de varejo, quando o Windows estava se tornando o sistema operacional dominante nos PCs. Na época, havia vários concorrentes no espaço de desenho 2D com preço de varejo, todos operando no MS-DOS® em vez do Windows®. Na época, as vantagens comparativas do AutoCAD LT eram o uso do DWG, sendo um programa nativo do Windows e o preço. Quase 30 anos depois, essas vantagens do mercado não são mais relevantes. Windows é o padrão da indústria. Praticamente todos os programas CAD podem importar DWG e muitos podem exportá-lo. Os preços haviam mudado drasticamente, com as assinaturas substituindo a compra de licenças perpétuas.

Os projetos 3D criados no DraftSight Premium podem ser tão detalhados e precisos quanto em qualquer outro produto CAD 3D.

 

Hoje, a Autodesk distingue entre o AutoCAD e o AutoCAD LT de várias maneiras, incluindo uma Interface de programação de aplicativos (API), desenho 3D e visualização. Tudo isso é encontrado no AutoCAD, mas não no AutoCAD LT. (É possível induzir o AutoCAD LT a desenhar objetos 3D, como retângulos, mas isso envolve uma solução alternativa; não é considerado um recurso.)

A Autodesk descreve o AutoCAD LT como adequado para trabalhos de rascunho, desenho e anotação em 2D. Agora que a Autodesk vende os dois produtos apenas por assinatura, o custo anual é de US $ 1600 / ano no AutoCAD e US $ 400 / ano no AutoCAD LT (preços sugeridos nos EUA).

O DraftSight Premium (US $ 499 / ano), em comparação, é capaz de projetar trabalhos em 2D e 3D. Como o AutoCAD, ele pode ser estendido por programas de terceiros ou os usuários podem escrever suas próprias rotinas para personalizar o produto. (Para saber mais sobre a API do DraftSight, leia “API do DraftSight” neste blog.) O DraftSight Premium oferece renderização embutida. O DraftSight também possui o benefício adicional da integração com outros produtos de software da Dassault Systemès, incluindo o SOLIDWORKS PDM para gerenciar arquivos DWG e o HomeByMe para criar planos de design doméstico. Agora é fácil começar com esboços de design no DraftSight, estender o design para 3D e mover o arquivo para o SOLIDWORKS para a produção final. Confira este pequeno vídeo do YouTube para um exemplo: veja aqui!

Embora o conjunto total de recursos torne o DraftSight Premium mais um concorrente do AutoCAD do que do AutoCAD LT, a percepção do mercado muda lentamente. Há uma clara diferença entre os dois em como eles podem ser úteis nos ambientes diários de design de produção e engenharia. Na minha próxima série de artigos para este blog, examinarei vários dos novos recursos do DraftSight Premium e como eles estendem o valor de um editor de DWG na maioria das configurações de design e engenharia.

IMPORTANTE:

O DraftSight 2019 for Windows® é oferecido apenas em versões pagas.

Depois de baixar e instalar o DraftSight 2019 (versão de avaliação gratuita de 30 dias ou versão comprada), você não poderá mais baixar novamente ou acessar qualquer versão gratuita anterior do DraftSight (2018 ou anterior). Todas as versões gratuitas do DraftSight (2018 ou anterior) deixarão de ser executadas após 31/12/2019.

Saiba mais sobre o DraftSight 2019 aqui.