Os barcos da Indmar Marine diminuem os ciclos de desenvolvimento com o SOLIDWORKS

A Indmar Marine Engines é uma empresa que converte motores de automóveis para uso como motores internos de embarcações, usados em barcos a jato e rebocadores de alto desempenho para wakeboard e esqui aquático. Até a década de 1990, todo o trabalho de design era desenhado manualmente. A Indmar tentou vários sistemas CAD ao longo dos anos, como os produtos AutoCAD® 2D, Pro / ENGINEER® e Autodesk® Inventor® 3D, na tentativa de otimizar seus processos.

Uma maneira melhor de colaborar

A Indmar optou por migrar para a plataforma integrada de desenvolvimento de produtos SOLIDWORKS® 3D porque seus aplicativos são mais fáceis de usar e mais acessíveis, além de facilitar a interface com os clientes da manufatura de barcos para colaborar no projeto do motor, de acordo com o vice-presidente de engenharia Jason Stimmel.

“Quase todos os nossos clientes têm alguma versão do SOLIDWORKS, e muitos de nossos fornecedores também”, observa Stimmel. “A mudança para o SOLIDWORKS nos colocou em uma plataforma mais padrão, o que facilita o compartilhamento de dados e a interação com os clientes à medida que colaboramos no projeto de motores internos”.

O sistema de desenvolvimento de produto do SOLIDWORKS não só ajuda a Indmar a “marinar” (tornar adequado para uso em um barco na água) os motores de automóveis, como também permite que os projetistas e engenheiros da empresa se comuniquem e troquem dados com mais eficiência com clientes e parceiros. Percebemos uma queda de 40% no tempo de design, principalmente porque nossos processos de engenharia são mais eficientes ”, diz Stimmel.

Habilitando a inovação

Desde a padronização na plataforma SOLIDWORKS, a Indmar introduziu outra inovação do setor: o Strainer Pro, um acessório de filtragem de entrada de água com um kit de descarga embutido para descarga de motores internos. O Strainer Pro, desenvolvido completamente no SOLIDWORKS, combina dois produtos em um: uma mangueira de jardim segura permite que os proprietários de barcos mantenham e protejam seus motores contra detritos, simplificando o fluxo de espécies invasoras aquáticas.

“A inovação do Strainer Pro oferece aos nossos clientes mais tempo na água”, explica Stimmel.

A Indmar Marine Engines conta com as soluções SOLIDWORKS para design, análise de elementos finitos (FEA), dinâmica de fluidos computacional (CFD), comunicação técnica e gerenciamento de dados de produtos (PDM) para converter motores de automóvel com mais eficiência para uso como motores internos marítimos.

Para a história completa sobre o uso do SOLIDWORKS pela Indmar Marine Engines, clique aqui.