O futuro da eletricidade: novas tecnologias

Conecte. Ligue. Seja buscando o botão ligar, recarregando nossos dispositivos ou preparando o terceiro pote de café para o dia, nossas necessidades demandam vastas fontes de energia. A simplicidade pela qual temos acesso à eletricidade, no entanto, esconde o menor milagre de aproveitar e distribuir essa energia em primeiro lugar.

Essa demanda constante por consumo de energia, combinada com uma forte tendência ecológica a renováveis, está impulsionando maneiras cada vez mais inventivas e econômicas de entregar as mercadorias. Vamos dar uma olhada.

Faíscas brilhantes, futuro brilhante

Veja as bactérias, por exemplo. Não apenas uma célula biológica microscópica, mas, incrivelmente, uma fonte de energia apenas esperando ser aproveitada para nossas necessidades de energia. As células de combustível microbianas são uma potência emergente, conectada ao conectar micróbios respiratórios às hastes positiva e negativa de uma bateria. Resultado? Uma fonte de energia potencial que, nas condições certas, pode ser setenta vezes mais poderosa que os métodos convencionais de produção de energia e você pensou que a maré era inovadora? Na verdade, é verdade, mas aproveitar o máximo possível de recursos renováveis é a chave para o futuro sustentável da eletricidade.

O sol está com poder

E quanto a energia solar? Você viu seus vizinhos erguendo painéis solares gigantes em cima de suas telhas? As fazendas solares consomem raios diários cheios do potencial de queima do sol. Barato, simples e moderadamente econômico, eles são ainda mais eficientes por uma tecnologia seriamente impressionante. Os robôs de posicionamento do painel solar são capazes de alterar a direção das células fotovoltaicas, drenando toda última gota de potencial da bola em chamas da Terra. Uma resposta inovadora para um problema simples. Ou, para algo ainda mais científico e a energia solar no espaço? Sim, é real, e sim, é incrível.

Juntamente com o desenvolvimento de biocombustíveis e baterias betavoltaicas baseadas em radioativos, não há sinais de desaceleração da ciência ao encontrar novas maneiras de fornecer energia.

Essa é apenas metade da história, no entanto. Essas fontes de energia emergentes estão mudando a maneira como armazenamos e distribuímos energia. De um sistema centralizado tradicional que contava com fontes simples de energia, a nova onda de energias renováveis é uma ameaça potencialmente desestabilizadora para a rede elétrica nacional. Afinal, essas fontes de eletricidade são variáveis, sujeitas aos caprichos da Mãe Natureza.

A abordagem do tamanho único para o fornecimento de energia não se ajusta mais à variação do consumo público. A rigidez formal da configuração atual não foi projetada para lidar com um influxo de fontes de energia novas e inovadoras. Portanto, é necessária uma nova infraestrutura rapidamente. Um que dispersa delicadamente a energia de várias fontes, mas mantém a distribuição constante de eletricidade nas residências, tudo na frequência certa de 50Hz.

Poder para as pessoas

Ainda precisamos de uma grade nacional. No entanto, é preciso democratizar as estruturas de poder, permitindo uma tecnologia inteligente. Isso requer uma ênfase maior na energia reativa (fontes de energia localizadas que não viajam tão longe) para acomodar fontes de energia domésticas e combustíveis mais ecológicos e uma grade nacional que seja maleável o suficiente para atender às demandas variadas de uso.