Como gerenciar anexos PDF 3D

Para colaborar com fornecedores, os engenheiros sempre precisam enviar documentos técnicos, como modelos CAD, arquivos STEP neutros, desenhos 2D, medidas de Controle de Qualidade e normas internas. Esta lista continua, e cada documento nesta longa lista pode gerar suas próprias revisões ao longo do tempo. Para consolidar os documentos fragmentados, o Padrão Militar Americano 31000A: 2013 recomendou um conceito chamado Pacote de Dados Técnicos (TDP). A essência é agrupar vários documentos técnicos em um único pacote para evitar arquivos individuais desorganizados, de maneira semelhante a contêineres ou organizadores de closet. Mesmo se você não estiver em conformidade com o padrão militar, essa prática ainda fará sentido.

Uma ferramenta de empacotamento apresentada no padrão é o PDF 3D. Ela permite vários anexos. Você pode baixar o 3D PDF no fórum do SOLIDWORKS MBD e conferi-lo no Adobe Reader. Não abra um PDF 3D no seu navegador, pois este desabilitará o conteúdo 3D.

Figura 1. Vários anexos em um único documento PDF 3D.

Uma ferramenta de empacotamento apresentada no padrão é o PDF 3D. Ela permite vários anexos, Ela permite vários anexos, como mostrado na Figura 1. Você pode baixar o 3D PDF no fórum do SOLIDWORKS MBD e conferi-lo no Adobe Reader. Não abra um PDF 3D no seu navegador, pois este desabilitará o conteúdo 3D.

Observe que há quatro documentos de componentes anexados à esquerda. Você pode clicar duas vezes para vê-los separadamente ou salvá-los localmente. O SOLIDWORKS MBD pode ajudar você a anexar vários documentos antes de publicar um PDF 3D.

Figura 2. A parte do SOLIDWORKS anexa é bloqueada pelo Adobe Reader.

No entanto, dependendo das suas configurações do Adobe Reader, às vezes você pode encontrar esta caixa de diálogo, como mostrado na Figura 2, ao tentar abrir uma parte do SOLIDWORKS pela lista de anexos. A caixa de diálogo diz que o Acrobat não pode abrir este arquivo anexo porque as configurações de arquivo PDF anexo não permitem que este tipo de arquivo seja aberto.

Figura 3. Permitir a abertura de arquivos não-PDF anexos com aplicativos externos no Gerenciador de confiança do Adobe Reader.

Isso ocorre porque o Adobe Reader versão 11 e posterior acrescentou uma camada de proteção para evitar qualquer tipo de malware. Se você confiar os dados recebidos em um PDF 3D, poderá ajustar as configurações do arquivo PDF anexo no menu Editar, depois em Preferências e, em seguida, no Gerenciador de confiança, como mostrado na Figura 3.

4. Um aviso sobre a abertura de um anexo no Adobe Reader.

Depois de marcar esta caixa, você verá uma caixa de diálogo após clicar duas vezes em um anexo, como mostrado na Figura 4. Desta forma, você pode decidir caso a caso se deseja abrir um arquivo. Você também pode decidir por sempre ou nunca permitir este tipo de arquivo, para evitar de fazer as mesmas seleções duplicadas daqui para frente.

Espero que este post do blog seja útil para sua colaboração com fornecedores usando o PDF 3D como um pacote de dados técnicos. Caso queira comentar ou tirar dúvidas, use a área de comentários abaixo. Para saber mais sobre como o SOLIDWORKS MBD pode ajudar a implementar suas empresas baseadas em modelo, visite a página do produto.