A abertura do Fab Lab Austral

Há um pequeno prédio branco com telhado de zinco cercado no fim do mundo e abriga o Fab Lab Austral. Localizado em Puerto Williams, Chile, o Fab Lab Austral é o laboratório de fabricação digital mais ao sul (ou Fab Lab) do mundo e um dos mais remotos. Dirija-se para o sul de sua porta da frente varrida pelo vento e o próximo pedaço de terra que você verá é a Antártida.

Mas não está sozinho. Fab Lab Austral é o mais recente Laboratório Fab patrocinado pela SOLIDWORKS da DASSAULT SYSTEMES (DS) a ser aberto, e está conectado a mais de 1.600 outros Fab Labs e Maker Spaces em mais de 100 países, todos afiliados à Fab Foundation. É o resultado de uma parceria entre o Centro de Bits e Átomos do MIT, a Fab Foundation, a Pontifícia Universidade Católica do Chile ea Dassault Systemes SOLIDWORKS Corp. A abertura do Fab Lab Austral é parte do movimento Maker mais amplo, um movimento social que valoriza a capacidade de um indivíduo de criar coisas em vez de ser apenas um consumidor.

A proliferação de fab labs e makerspaces remonta ao Dr. Neil Gershenfeld, diretor do Centro de Bits e Átomos do MIT. Com base em seu sucesso com a turma “Como fazer (quase) qualquer coisa”, ele e Sherry Lassiter criaram a Fundação Fab. A missão da Fundação Fab é “fornecer acesso às ferramentas, ao conhecimento e aos meios financeiros para educar, inovar e inventar usando tecnologia e fabricação digital para permitir que qualquer pessoa faça (quase) qualquer coisa e crie oportunidades para melhorar vidas e meios de subsistência. o mundo ”. Com a abertura do Fab Lab Austral, eles colocaram mais um passo à frente no caminho para alcançar sua missão.

Os membros do Lab 3DEXPERIENCE e as equipes do SOLIDWORKS se juntaram a Neil, Sherry e o diretor do Fab Lab Austral, Tomas Vivanco, para o dia de abertura do laboratório. O gerente da 3DEXPERIENCE Lab North America, Abhishek Bali, e o gerente de vendas técnicas da SOLIDWORKS, Andean North e CAC, Victor Florindo, chegaram no dia anterior à inauguração para ajudar a equipe local com preparações de última hora e instalar diferentes estações de laboratório.

A viagem do campus de Waltham da Dasssault Systemes em MA significava dois dias inteiros (e quatro aviões) de viagem. Puerto Williams é tão isolado no fundo da Patagônia, tudo deve ser entregue por navio. Essa foi uma das principais razões pelas quais o SOLIDWORKS escolheu o local remoto e belíssimo. “Quando escolhemos um local, sempre olhamos para a comunidade local”, explicou Abhishek. “Como esse fab lab pode ajudar potencialmente as pessoas locais a serem mais criativas e fazer algo por si mesmas e, possivelmente, criar uma ocupação a partir disso. Ou como as crianças locais podem usar o fab lab para se inspirar mais? ”Ele acrescentou:“ Em vez de trazer o que você precisa de outro navio, pensamos porque não ajudar comunidades semi-isoladas como Puerto Williams a fazer o que quiserem lá ?

Tudo se relaciona com idéias de auto-suficiência e transforma consumidores diretos em híbridos produtores / consumidores, ou prosumers. “Se você produz o que deseja consumir e consome o que está produzindo, está criando um fluxo de trabalho circular”, disse Abhishek. “Isso completa o ciclo de consumo e não será tão desgastante quanto esperar que os produtos cheguem de outra parte do mundo”.

A SOLIDWORKS é o parceiro CAD fundador da Fab Foundation e está comprometida em fornecer uma única parte do SOLIDWORKS para cada laboratório de fabulação afiliado à Fab Foundation em todo o mundo, a custo zero para os fabricantes. A SOLIDWORKS também está comprometida em abrir um laboratório de fab em uma parte remota do mundo todo ano com o MIT, e patrocinando o equipamento dentro desse laboratório. Laboratórios anteriores de laboratórios patrocinados pelo SOLIDWORKS foram abertos em Ruanda e no Butão. E Fab Lab Austral é tão high-tech e maker-pronto como qualquer outro laboratório fab, independentemente da sua localização. “Fornecemos cortadores a laser, um moinho Tormach, cortadores de fio, impressoras 3D, tudo”, disse Abhishek. “Quando há um patrocinador como a Dassault Systemes SOLIDWORKS atrás de um laboratório de fab, quando o MIT e a Fundação Fab estabelecem alguma coisa, eles garantem que há uma família de máquinas de fabricação digital lá.”

E as máquinas já atraíram os habitantes locais. Crianças em idade escolar em Puerto Williams adoram entrar no laboratório e aprender a usar os cortadores a laser, como fazer pequenos projetos. Alguns favoritos atuais são quebra-cabeças e figuras de animais que podem ser montados juntos. Toda comunidade local tem necessidades diferentes. Às vezes pode levar de seis meses a um ano para um laboratório de fabs encontrar seu lugar e seu propósito entre os habitantes locais. Pode acontecer que, no momento, o laboratório seja popular entre jovens crianças e professores, mas amanhã, o foco poderia mudar para algo mais industrial. Os laboratórios em Ruanda e Butão já provaram seu valor para suas comunidades, fomentando culturas de inovação e colaboração. A SOLIDWORKS está confiante de que o Fab Lab Austral terá o mesmo sucesso.

Quando perguntado sobre o futuro do Fab Lab Austral, Abhishek se tornou filosófico. “A beleza do mundo é que a geografia, a história e a cultura de um lugar criam uma assinatura e identidade únicas para o seu povo. Quando fui a Puerto Williams para trabalhar com o MIT, percebi que todos que estavam lá concordaram que tem uma assinatura muito forte, é muito, muito diferente de onde todos nós viemos. Você pode literalmente sentir isso no ar. Por isso, tenho certeza de que os projetos e produtos que saírem de lá terão uma combinação muito boa de sua própria assinatura indígena e das sensibilidades globais obtidas ao trabalhar com ferramentas poderosas como a Plataforma 3DEXPERIENCE, SOLIDWORKS, xDesign e SWYM Communities. Eles poderão criar algo único e sustentável acessando a mesma rede mundial de computadores e recursos aos quais outros laboratórios fabulosos da Fundação Fab têm acesso. Estou muito animada para ver o que acontece. ”

A abertura do Fab Lab Austral teve boa participação, não apenas dos funcionários da SOLIDWORKS, MIT e Fab Foundation, mas também de interessados, o vice-presidente de pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Chile, Pedro Bouchon, o prefeito de Cape Horn, Patricio Fernández, e o vice-presidente de pesquisa e programas de pós-graduação da Universidade de Magallanes, Andrés Mancilla. Em pé dentro da pequena casa à beira do mundo, eles falavam do futuro, da criação de soluções locais para sua comunidade e da autonomia para uma cidade isolada. Mas com a abertura do Fab Lab Austral e o mundo que abriu com ele, a pequena cidade no fundo da Patagônia não permanecerá isolada por muito mais tempo.

Obrigado a Abhishek Bali por dedicar seu tempo para falar sobre sua experiência com o Fab Lab Austral e a Fab Foundation. Todas as imagens são creditadas a Abhishek Bali. Você pode aprender mais sobre o Fab Lab Austral em seu site. Você pode aprender mais sobre o SOLIDWORKS e sua relação com a Fab Foundation aqui.