Sofá tão bom: o futuro da tecnologia de móveis

Você está sentado confortavelmente? Não? Desde que a humanidade saiu da Idade da Pedra e foi para a chaise lounge, os humanos têm encontrado maneiras cada vez mais satisfatórias de descansar seus corpos. Com a revolução digital, no entanto, a mobília enfrentou um upgrade que é mais do que apenas atualizar o estofamento. A tecnologia adotou espaço de armazenamento e assentos para ajudar a moldar a próxima geração de sofás, cadeiras, armários e mesas.

Como? Vamos descobrir.

Deslize para a direita para o seu sofá

Seu sofá está rasgado nas bordas, há uma mola ou sete faltando e começou a cheirar a presunto quente. Você precisa de um novo. Tradicionalmente, você teria que viajar até o armazém mais próximo para testar vários. Esteticamente, como você escolhe um sofá que combina melhor com o papel de parede? Claro, você mediu, mas será que vai caber no feng shui da sua sala de estar? É aqui que entra a IKEA.

A gigante de móveis sueca lançou um aplicativo que usa realidade aumentada para determinar como sua nova compra pode parecer em casa. Basta digitalizar em sua sala de estar e sua compra em potencial para ver como ela se encaixa ao lado da televisão. Um programa de software inteligente que avalia com precisão a distância, as medidas e até mesmo como os tecidos ficarão à luz da sua casa, esse é o próximo passo para comprar um novo sofá no conforto do seu antigo sofá.

Apartamento pequeno, grandes avanços

Essa tecnologia pode ser crucial se você tiver pouco espaço vital. Apartamentos confinados e pequenas propriedades exigem uma maior atenção no planejamento para onde a televisão pode ir. Boas notícias, então, de que a IKEA – de novo – investiu fundos em pesquisa para acomodar aqueles que têm pouco espaço. Como? Por que, robôs, claro.

Em conjunto com a Ori, a IKEA desenvolveu o Rognan, um sistema robótico de armazenamento dobrável que utiliza espaços ocultos que desaparecem quando não estão em uso. Um apartamento que se curva ao capricho e às necessidades dimensionais do ocupante, pode deslocar o conteúdo de toda a sala de uma parede para outra, trazendo flexibilidade para a residência com medições menos generosas. É uma resposta inteligente para a vida urbana que é grande no custo, mas pequena em metros quadrados.

Entre no meu escritório

Não são apenas os confortos domésticos que estão sentindo o benefício da modernidade. Os espaços de trabalho tiveram um aumento tecnológico, com o escritório na vanguarda das mesas e cadeiras de amanhã. Como sobre sensores de ocupação? Incorporado para detectar se uma estação de trabalho está sendo usada, ela foi projetada para desligar qualquer produto, como computadores e iluminação, para economizar nos custos de operação. Nestes tempos ecológicos, é um exercício de economia de custos que também se preocupa com o planeta.

Outra inovação? Nesta era digital de tecnologia inteligente onipresente, os dispositivos precisam de vida útil da bateria constante. Móveis aumentaram, com carregamento sem fio uma parte integrante das mesas em escritórios em todo o país. (O mesmo princípio se aplica também aos produtos domésticos.)

Quanto ao assento, o mundo das cadeiras de escritório se estendeu para além da mera funcionalidade. O assento do escritório moderno é um feito ergonômico de engenharia e apoio lombar que acomoda uma infinidade de costas e formas de corpo em todo o mundo. As cadeiras velhas e frágeis da escola primária do passado não voltarão a uma sala de aula perto de você em breve.

Pode ter demorado mais que a maioria das indústrias, mas a tecnologia finalmente alcançou a mobília. À medida que a revolução inteligente avança, é bom saber que podemos ter uma boa visão do conforto de nossos sofás ainda mais inteligentes.