Antes do Pokémon Go estourar, o eDrawings Mobile já usava realidade aumentada

Caminhe por qualquer rua em Chicago, onde moro, e você verá pessoas andando e olhando fixamente para a tela de seus smartphones. Então, você se pergunta: o que há de novo? As pessoas não estão estranhamente viciadas nesses mini computadores há algum tempo? Bem, sim, mas o que é diferente neste caso é o fato de que elas também estão segurando seus celulares no ar e os usando para guiá-los até algum destino aparentemente invisível. Estranho, pensei de primeira, mas logo descobri que essas pessoas não estavam apenas interagindo com seus celulares, mas à procura de personagens Pokémon à espreita na realidade aumentada do Pokémon Go.

O personagem Pikachu foi criado no SOLIDWORKS 2016 por Victor Armas da VDRA Designs.

Se você ainda não ouviu falar no Pokémon Go, precisa sair da bolha na qual deve estar vivendo e entrar no novo mundo onde realidade e fantasia se encontram. O que começou como uma piada de 1º de abril em 2014, quando o Google lançou um vídeo que misturava o Google Maps e o Pokémon, se transformou em um fenômeno social e em um grande consumidor de tempo. Ele superou tanto o Snapchat quanto o Facebook em termos de consumo de tempo diário (43 minutos/dia para o usuário comum) e, com uma semana de lançamento tornou-se o aplicativo mais baixado na App Store da Apple.]

No Pokémon Go, os jogadores entram em um mundo de Realidade Aumentada (RA) para tentar “pegar” e treinar personagens, como Pikachu ou Squirtle, que aparentemente estão à espreita no ambiente familiar cotidiano sobreposto em seu aplicativo de smartphone. O aplicativo está sendo aplaudido por tirar as pessoas de seus sofás e forçá-las a procurar ativamente por essas pequenas criaturas virtuais. O que realmente deve ser aplaudido é o fato de levar a RA para as massas e deixar as pessoas confortáveis em mesclar o mundo real com o virtual.

O que é realidade aumentada?

Como ex-jornalista da indústria de tecnologia, venho cobrindo a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) e sua irmã associada, a Realidade Virtual (RV), há décadas, mas embora ambas pareçam ter essa promessa, nenhuma das duas se materializou de forma significativa ou útil em termos de aplicações profissionais. A RA refere-se a uma visão do ambiente do mundo real cujos elementos estão sobrepostos (ou aumentados) com imagens e sons gerados por computador.

Para projetos de produtos, as aplicações são bastante óbvias. Os engenheiros conhecem os benefícios da criação de protótipos virtuais de seus produtos para que possam realizar simulações e comprovar os projetos muito antes de sua fabricação. Mas, e se você pudesse imergir esse produto virtual em seu ambiente real para determinar se uma montagem complicada pode ser montada nessa fábrica? Ou mostrar a um cliente como um produto ficaria na sua casa real antes de existir na forma física?

eDrawings e RA: juntos desde 2013

Voltando para o SOLIDWORKS World 2013, foi anunciado que o adicionaria uma atualização com base em RA. Para aqueles que não estão familiarizados com o eDrawings, ele tem sido a solução recomendada para muitos engenheiros e projetistas que precisam exibir e compartilhar projetos de produtos de forma rápida e fácil, incluindo montagens completas de peças em escala total. O que a RA trouxe para o aplicativo foi a capacidade de comunicar com precisão a escala e o contexto adequado quando se trata de produtos virtuais.

Isso é importante porque, independentemente de você estar projetando um produto pequeno como um controle remoto ou um objeto grande como um carro, tudo fica do mesmo tamanho na tela do seu computador, iPad ou smartphone. Embora você possa ampliar o zoom para maximizar o espaço de trabalho, não há referência visual na tela para fornecer o contexto em termos do tamanho real dele e como ele se compararia a objetos em um ambiente real. Tradicionalmente, você não saberia disso até que um modelo físico fosse construído, o que todos nós sabemos que já caiu por terra quando os ajustes acessíveis puderam ser feitos.

Não seria ótimo se você pudesse pegar o seu projeto e colocá-lo virtualmente na mesa ao seu lado, para poder vê-lo ao lado de produtos reais, deslizá-lo e girá-lo na mesa, e ter uma noção completa do tamanho, da escala e das proporções reais do produto? E se você pudesse fazer isso em qualquer momento do processo do projeto e com a frequência que preferir?