Exploração Espacial: Como os avanços no CAD estão fora deste mundo

De Yuri Gagarin em órbita até o pequeno passo de Neil Armstrong e além, a exploração espacial chama a atenção da humanidade como nenhuma outra. A fascinação perene do público com as viagens galácticas impulsionou o avanço científico e a descoberta além da nossa atmosfera terrena.

Ainda mais surpreendentes são essas conquistas quando consideramos a tecnologia comparativamente primitiva que impulsionou as primeiras missões às estrelas. Atualmente, graças aos avanços em CAD, a trajetória de voo para as estrelas foi facilitada consideravelmente desde aqueles anos inovadores.

Ao infinito e além…

CAD é realmente o melhor amigo do designer. Oferecendo simulações imperceptíveis da realidade, pacotes de software como o SOLIDWORKS emprestaram aos inventores, designers e engenheiros uma plataforma 3D realista para criar. Tudo sem a barreira, com potencial de precisar produzir um protótipo físico. E onde mais custo-efetivo para replicar do que o preto cósmico do espaço?

O design de viagens espaciais deu um salto gigante para a humanidade com o CAD. Sua capacidade de replicar realisticamente as qualidades do material, sem a necessidade de cálculos demorados, é um benefício para o engenheiro, que busca recuperar algumas horas. Peso? Resistência? Torque, tensões e maleabilidade? Todas as qualidades prontamente disponíveis em um clique.

O CAD também reduz a probabilidade de falhas nas missões, antes que um ônibus tenha deixado o heliporto. Viagens espaciais não são isentas de riscos. Infelizmente, o desastre e a tragédia não são estranhos à história do voo espacial. No entanto, as simulações do CAD das condições fornecidas pelo vácuo frio do espaço deram aos projetistas uma visão virtual dos perigos prováveis.

Ter foguete, vai viajar

Os frutos deste trabalho assistido por computador? Bem, além da Mars Rovers projetada e fabricada pela NASA e pela Alliance Spacesystems (a última usando o SOLIDWORKS), o CAD tem sido a escolha de design para o ambicioso projeto SpaceX da Elon Musk. É um conceito que se concentra, entre outras coisas, em devolver o foguete para reutilização do voo. É como a empresa está planejando o vôo espacial comercial tomando forma na próxima década.

Ser capaz de levar o público a percorrer com ousadia o universo é o próximo passo na viagem espacial. Esqueça os astronautas totalmente treinados gastando anos aprendendo como lidar com a gravidade zero; o próximo passageiro do espaço pode ser seu chefe, seu vizinho ou até você. O voo espacial comercial é o próximo objetivo principal da indústria e é tentadoramente próximo.

Seja usando a ideia de foguete vertical popularizada pela SpaceX ou um pequeno satélite projetado para passageiros, as idéias têm grandes financiadores (como o empresário e explorador Richard Branson).

Está escrito nas estrelas …

O progresso está marchando em ritmo acelerado. Sites como o Espaçoporto América do Novo México viram dezenas de lançamentos de teste na busca do setor por aperfeiçoar o empreendimento. É claro que o turismo espacial atualmente é pouco acessível para a maioria, com preços proibitivos para todos, menos para os mais ricos do mundo. Um Uber interplanetário, isso com certeza não é.

No entanto, como o processo inicial e de design depende mais do CAD simples e econômico, mais tempo e dinheiro podem ser investidos no produto final. Um serviço com um pouco mais de universalidade que o leva para os confins do universo está a uma ou duas gerações de distância.