Do CAD a confeitaria: produção de chocolate na era da impressão 3D

Cacau. Leite. Açúcar. Essa irresistível combinação de ingredientes fez do chocolate a potência de bilhões de dólares que é hoje. O consumo das deliciosos doces aumentam em datas festivas, onde as cinturas dão lugar ao vicio de inserir doce. A Páscoa, em particular, é onde a produção aumenta para atender à forte demanda da estação por alimentos feitos com chocolate líquido de dar água na boca.

 Literalmente quebrando os moldes tradicionais da Páscoa, um toque adicional de criatividade culinária tem visto os chocolatiers experimentarem designs que fariam Willy Wonka tirar o chapéu em respeito. Além disso, tudo graças à impressão 3D.

A vida é como uma caixa de chocolates impressos em 3D …

A impressão 3D atingiu novos patamares na fabricação, desde a construção de casas até partes do corpo. É uma inovação que foi abraçada de todo o coração pela indústria do chocolate também. O chocolate produzido em fábrica ainda domina o mercado, mas grandes fabricantes como a Nestlé e a Mars experimentaram a nova tecnologia. É um processo de design que permite um toque maior e um nível mais complexo de detalhes e invenções. Como isso é alcançado? Bem, é uma tarefa que deve ser familiar a qualquer pessoa que conheça o SOLIDWORKS.

Um copo e meio de tinta

Impressão de chocolate funciona praticamente como qualquer outra impressora 3D. O produto é construído a partir de arquivos e projetado em software CAD 3D. No entanto, no lugar de um filamento como o plástico, o chocolate delicioso é colocado delicadamente em uma seringa mecânica. A temperatura é a parte mais difícil – o líquido precisa estar quente o suficiente para ser maleável, esfriar o suficiente para moldar, mas não tão quente que derreta no impacto. É um balanceamento preciso que, em parte, explica por que o procedimento não pode ser realizado em uma produção em massa. Existe uma impraticabilidade na arte, que é como se tornar o produto personalizado; um deleite para o conhecedor invocado na imaginação de quem quer personalizar seu chocolate.

A impressão 3D esculpiu o caminho para um mercado muito especializado: um mundo de chocolate artesanal para fornecedores de mente brilhante e chocolatiers-em-espera aventureiros para envolver seus talentos. Abrindo uma infinidade de possibilidades de chocolate ao leite para qualquer pessoa disposta a investir seu tempo e finanças na arte, empresas como a Choc Edge vendem todo o empreendimento como um serviço ou um produto. Formada por uma equipe da Universidade de Exeter, a empresa disponibilizou a tecnologia que proporciona formas e criações quase inacreditavelmente belas do melhor chocolate.

 

Chocolate Extraordinário

Está muito longe dos ovos ocos geralmente associados à estação. Aproveitando a capacidade de construir com alta precisão, o chocolate impresso em 3D é colocado em camadas para criar estruturas requintadas de intrincada complexidade. De fato, se algum alimento merecia a frase “bom demais para comer”, é isso. É um ethos que transcendeu suas armadilhas culinárias para fazer arte de confeitaria; uma variedade de estilos, designs e sabores que apresentam petiscos luxuosos em algum lugar entre objetos e petiscos deliciosos. Tudo graças à impressão 3D!

No momento, trata-se de um empreendimento comparativamente caro devido à sua natureza altamente detalhada, consumo de tempo e os problemas de aquecimento mencionados acima. No entanto, como outra opção deliciosa no mundo da confeitaria, este é um deleite vale a pena entregar-se