SOLIDWORKS xShape – Onde a possibilidade realmente toma forma

Este ano, no SOLIDWORKS World, foi anunciado um novo e empolgante produto SOLIDWORKS para modelagem de subdivisão (Sub-D) de formato livre chamado SOLIDWORKS xShape

O SOLIDWORKS xShape é uma ferramenta de modelagem de subdivisão baseada em navegador do SOLIDWORKS. Será possivel aprender sobre os recursos técnicos do SOLIDWORKS xShape e como ele complementa os fluxos de trabalho do SOLIDWORKS desktop e do SOLIDWORKS xDesign.

O que é o SOLIDWORKS xShape?

O SOLIDWORKS xShape é a ferramenta de modelagem de subdivisão 3D na Plataforma 3DEXPERIENCE, usada para criar desenhos que exigem formas orgânicas com transições muito suaves. É o segundo “xApp” em um portfólio da SOLIDWORKS que permite que designers industriais, artistas digitais e engenheiros criem produtos inovadores de uma nova maneira. Ele é executado totalmente em um navegador, portanto, nenhuma instalação é necessária, o que significa mais liberdade para escolher o dispositivo em que você deseja trabalhar.

Qual problema isso resolve?

Primeiro, o SOLIDWORKS xShape permite uma criação muito mais rápida e flexível de formas livres do que a modelagem de superfície paramétrica padrão. É muito intuitivo usar por causa da maneira como você interage com o design para criar e editar a forma, como empurrar e puxar a superfície, semelhante em muitos aspectos à modelagem de um desenho versus modelagem CAD. Isso também torna mais fácil fazer mudanças drásticas na forma do que com modelagem de superfície paramétrica padrão, o que torna o xShape particularmente útil nas fases iniciais de projeto conceitual de um projeto, durante o qual grandes mudanças na forma do projeto devem ser feitas rapidamente.

Segundo, fornece compatibilidade com outros aplicativos da plataforma 3DEXPERIENCE, como o SOLIDWORKS xDesign, bem como o desktop SOLIDWORKS, ao contrário de outros softwares de modelagem de formato livre no mercado que não oferecem compatibilidade. Por exemplo, você pode criar algo no desktop do SOLIDWORKS, abri-lo no SOLIDWORKS xShape, criar um modelo, como uma capa para um dispositivo eletrônico, e reabrir todo o conjunto, incluindo a nova capa, no desktop do SOLIDWORKS novamente. As alterações feitas no design da capa no xShape serão refletidas no desktop do SOLIDWORKS e as alterações feitas no SOLIDWORKS serão refletidas no modelo xShape, fornecendo compatibilidade entre o SOLIDWORKS xShape e o desktop do SOLIDWORKS.

Por fim, o xShape não está vinculado a um sistema operacional específico, o que significa que você tem mais liberdade quando se trata de hardware no qual deseja trabalhar. Como ele é executado na nuvem, não há manutenção de software necessária, nenhuma instalação, nenhuma atualização, portanto, você está sempre na versão mais recente e pode acessá-la onde quer que esteja.

O que é modelagem de subdivisão?

A modelagem de subdivisão (também conhecida como modelagem Sub-D) é um tipo especial de modelagem 3D usado para criar modelos muito suaves com detalhes que parecem muito suaves quando renderizados.

As superfícies de subdivisão são capazes de produzir formas orgânicas suaves usando apenas relativamente poucos vértices de controle. Ao contrário da modelagem de superfície padrão que requer esboços e curvas para controlar a forma, o SOLIDWORKS xShape cria modelos de alta resolução manipulando (push-pull) um modelo de “gaiola” de baixa resolução enquanto usa software para subdividir para uma superfície mais lisa.

Quais são os benefícios do SOLIDWORKS xShape?

– Facilidade de uso – uma abordagem intuitiva para criar formas impressionantes de forma livre torna o xShape a ferramenta perfeita para desenvolver rapidamente projetos novos e interessantes que podem ser renderizados e fabricados para revisões de design, aprovação do cliente ou testes.
– A colaboração é o núcleo do xShape – compartilhar os conceitos e trabalhar no mesmo design é tão fácil quanto conectar nas redes sociais.
– A conexão com o desktop SOLIDWORKS e o SOLIDWORKS xDesign, além da compatibilidade e escalabilidade com o restante da plataforma 3DEXPERIENCE, oferece uma plataforma completa de inovação nos negócios para ajudá-lo a desenvolver produtos com mais eficiência e aumentar seus negócios
– O SOLIDWORKS xShape é executado totalmente em um navegador, portanto, nenhuma instalação é necessária, o que significa mais liberdade para escolher qual dispositivo você deseja usar para criar.
– Com o SOLIDWORKS xShape, você nunca precisa se preocupar com qual versão está sendo executada. Você está sempre usando a versão mais atual do software – sem precisar fazer mais atualizações e se preocupar com a compatibilidade de versões de software.