Onde os sonhos criam asas – Projetando aeronaves eficientes e com baixo consumo de energia com o SOLIDWORKS

Um entusiasta de aviação desde que era jovem, o Sr. Jettanakorn Pengsiri, fundador da JFox Aircraft Co., Ltd. na Tailândia, sempre sonhou em construir um avião próprio e ir para o céu. Enquanto trabalhava como engenheiro de sistemas de aeronaves, Jettanakorn decidiu usar seus anos de experiência em projetos de sistemas de aviação e manutenção de aeronaves, construindo seu primeiro avião – o JX-200RG Sport Thunder High Performance de dois lugares há cinco anos.

Inicialmente, com a intenção de usá-lo como aeronave de hobby, a Jettanakorn, descobriu um enorme potencial de mercado para aeronaves experimentais menores, especialmente nos Estados Unidos. Isso levou ao surgimento de sua empresa, a JFox Aircraft, em 2013, que hoje constrói kits de aeronaves do JFox Sport Thunder para entusiastas da aviação em todo o mundo. A empresa também fornece produtos e serviços diferentes para as indústrias de aviação, aeroespacial e de defesa.

Uma maneira mais limpa e eficiente de voar

Os ruídos dos motores das aeronaves convencionais não são apenas o único problema, eles mas também causam altas emissões de carbono e são difíceis de se manter devido ao alto número de peças móveis. Além disso, o alto custo do combustível de aviação e as flutuações voláteis de preço somam altos custos operacionais. Inspirado por veículos aéreos não tripulados (UAVs) movidos a energia elétrica, Jettanakorn assumiu a responsabilidade por ele e sua equipe da JFox em desenvolver um avião elétrico – a aeronave elétrica “Freedom of the Skies” ou JFOX JX-200E-RG Sport Thunder. Sua visão era criar uma aeronave ecologicamente correta e de alto desempenho, com custos operacionais mais baixos e menor poluição sonora.

Um dos maiores problemas foi encontrar uma bateria suficientemente potente, duradoura e leve o suficiente. Felizmente, com a inovação contínua na indústria de veículos elétricos (EV), as baterias elétricas hoje podem atingir 98% do desempenho dos motores veiculares convencionais e podem funcionar por períodos mais longos sem acrescentar muito ao tamanho e volume do veículo.

Teste e simulação de aeronaves – digitalmente

Outro desafio foi tentar projetar, construir mock-ups e testar a aeronave, mantendo os custos baixos. Fazer isso com diferentes modelos de design em várias condições teria sido extremamente caro e demorado para uma startup como a JFox.

No entanto, com a ajuda do Dr. Pongwit Siribodhi, da Universidade Kasetsart, a equipe da JFox optou por integrar o software SOLIDWORKS em todas as etapas do processo de projeto para fabricação. A tecnologia 3D ágil do software se mostrou crucial para esse tipo de engenharia de precisão. Mais importante ainda, a capacidade do software de simular o desempenho de diferentes projetos aerodinâmicos em uma ampla variedade de situações significou enorme eficiência de tempo e custo.


Usando o software SOLIDWORKS, o Dr. Pongwit e a equipe da JFox conseguiram desenvolver vários projetos 3D conceituais da aeronave. Eles foram capazes de colocar os projetos através do CFD Flow Simulation para testar e analisar as propriedades aerodinâmicas e desempenho do modelo 3D. Depois disso, usaram a impressão 3D para produzir protótipos precisos dos componentes da aeronave para testes reais no laboratório do departamento de engenharia aeroespacial da Kasetsart University.

Todo o processo ajudou a reduzir o tempo de desenvolvimento de aeronaves em mais de 60%, e a integração de modelagem de software com impressão 3D também significou protótipos mais precisos e precisos.

Projeto totalmente integrado e processo de simulação

Vamos esperando pra ver a “Freedom of the Skies” , acreditamos que não veremos subindo pelos céus tão cedo, até que ela complete os testes obrigatórios e entre em produção dentro de alguns anos, a equipe da JFox continua acreditando no valor da integração de software em seus sistemas. projeto, simulação e processo de produção.

Em preparação para o eventual teste de voo da aeronave, a equipe desenvolveu um simulador de voo digital. Este simulador, quando combinado com outras tecnologias, como realidade aumentada (RA), realidade virtual (VR), inteligência artificial (AI) e prototipagem rápida (RP), tem como objetivo imitar as condições de teste do mundo real, melhorando a segurança e a eficiência do processo de teste.

Até então, Jettanakorn e a equipe da JFox continuavam a trabalhar em novas formas de melhorar seus projetos de aeronaves e esperavam eventualmente realizar o sonho de Jettanakorn de viajar pelo mundo em aeronaves elétricas limpas e eficientes.

Para mais informações sobre a JFox Aircraft, visite o site: https://www.jfoxaircraft.com/

A JFox Aircraft trabalhou com a AppliCAD, revendedora de valor agregado SOLIDWORKS com sede em Bangkok, na Tailândia, oferecendo software CAD / CAM para uma ampla gama de clientes em toda a Tailândia. Para mais informações sobre o NCCS, visite: https://www.applicadthai.com/