Como a tecnologia está modificando o futuro do Rugby

Rugby: possivelmente o esporte de contato mais exigente fisicamente disputado em equipe. É uma luta suja e difícil para a vitória que exige uma combinação de táticas implacáveis e força brutal. Felizmente, a tecnologia está à disposição para ajudar neste desafio. Com o torneio mundialmente famoso, com seis das melhores nações de rugby do hemisfério norte em pleno andamento, o esporte de rugby nunca foi tão tecnológico.

Uma visão diferente

Com quinze jogadores em equipe, o microgerenciamento é crucial para supervisionar o desempenho individual. Um treinador precisa avaliar a contribuição de cada jogador para o jogo tanto no treinamento quanto nas partidas. Alguns jogadores com rastreamento de GPS permitiram o próximo estágio desta avaliação atlética. Analisando os movimentos do jogador, a velocidade e a eficiência com dados reais e concretos, obtém-se um feedback, incluindo batimentos cardíacos, abrindo uma visão essencial das maiores forças da equipe.

Dada a natureza contundente do esporte, o rugby é muito pesado. Scrums são difíceis e enfrentar é arriscado. O esforço físico de esmagar a cabeça para o time adversário não pode ser subestimado. O sistema GPS rastreia a aceleração de cada equipamento e o impacto que ele tem em cada indivíduo. Com essa informação quantificável, os técnicos foram capazes de identificar e reduzir possíveis lesões.

Em última fase análise, a tecnologia do GPS coloca uma enorme riqueza de dados anteriormente indisponíveis nas mãos do treinador, dando-lhes uma vantagem sobre a preparação do jogo e gestão de jogo. Maximizar a taxa de trabalho, minimizando falhas.

Não é apenas a fadiga do jogador que a tecnologia está calculando. Como é um esporte ao ar livre, é analisado tanto as condições em que o jogo é jogado, quanto os jogadores em campo. Ventos fortes, temperaturas geladas e o sol implacável podem determinar como um jogo se desenrola.

A nova tecnologia da Garmin procura lidar com a ameaça das rajadas da terra. Um dispositivo de rastreamento de vento anexado ao poste da baliza, ligado a um relógio GPS, permite às equipes medir a velocidade e a direção do vento. Conhecer os elementos que podem mudar o rumo de um chute dá às equipes a chance de adaptar seus esforços de acordo. Às vezes, apenas uma pequena alteração na direção de um chute de pênalti no último minuto pode ser a diferença entre vitória e derrota.

Capaz de denunciar erros

O responsável que comanda as regras e dita o jogo e tem um papel decisivo em qualquer partida – e o árbitro está cercado por um conjunto de tecnologia inteligente. Além do Hawk Eye, há também a ref cam: uma peça sólida de tecnologia de observação que busca afirmar todas as decisões tomadas durante os 80 minutos do jogo. A câmera de referência é uma unidade de câmera HD leve, usada na cabeça ou no peito. Não só é usado para esclarecer qualquer julgamento durante a partida, como os transmissores podem tocar no feed para oferecer aos fãs que assistem em casa uma visão mais íntima da ação. É uma ideia simples que torna os espectadores o mais próximo possível da realidade.

Desde camisetas que fornecem controle climático de precisão e rastreiam a condição física de cada jogador, até as inovadoras capacidades de transmissão, a tecnologia por trás do rugby está avançando com todo o entusiasmo de um adereço solto.