Colaboração com o SolidWorks xDesign

O mito do inventor solitário é um dos mais difundidos em nossa cultura; é também um dos mais incorretos. Gênios solitários, como Edison, Einstein e Tesla, estavam longe de serem reclusos. Muitas de suas maiores descobertas nasceram de relacionamentos profundamente colaborativos com outras mentes inventivas. Henry Ford, Thomas Edison e Harvey Firestone e John Burroughs criaram um grupo chamado The Vagabonds. Não, isso não era uma banda de rock; Esses inovadores entenderam que, trabalhando juntos, cada um deles conseguiria muito mais do que sozinhos em seus escritórios/laboratórios.

Henry Ford, Thomas Edison, Harvey Firestone, e John Burroughs
Henry Ford, Thomas Edison, Harvey Firestone, e John Burroughs: https://www.thehenryford.org/collections-and-research/digital-resources/popular-topics/the-vagabonds/

Henry Ford, Thomas Edison, Harvey Firestone, and John Burroughs: https://www.thehenryford.org/collections-and-research/digital-resources/popular-topics/the-vagabonds/

Colaborar é “trabalhar em conjunto com os outros ou em conjunto especialmente em um esforço intelectual”. É exatamente para isso que o SOLIDWORKS xDesign foi criado. Do 3DDrive para armazenamento on-line até o 3DSWYM para a comunidade e 3DMessenger para bate-papo em tempo real, o SOLIDWORKS xDesign e a plataforma 3DEXPERIENCE foram projetados para facilitar e simplificar a colaboração.

O “espaço colaborativo” é um componente-chave do fluxo de trabalho de colaboração no xDesign. Cada instância do SOLIDWORKS xDesign vem com um espaço colaborativo comum que é aberto a todos os membros desse time, ou seja, qualquer conteúdo nesse espaço comum é visível para todos no no espaço colaborativo. Um time é um grupo de usuários, de uma empresa, por exemplo, que compartilha um acesso comum com privilégios específicos à instância do software. No xDesign, os usuários podem criar espaços de colaboração separados para trabalhar em projetos que não precisam ser compartilhados com toda a comunidade. Espaços colaborativos comuns são frequentemente usados como repositórios de conteúdo para partes compartilhadas ou padrão. Controles de acesso integrados garantem que apenas usuários autorizados possam ler ou editar nesses espaços. Aqui você pode ver alguns espaços colaborativos que meus colegas e eu criamos para trabalhar em vários projetos.

Espaço colaborativo

Inovação Social

A abordagem da “sabedoria das multidões” para resolver problemas foi validada com o sucesso de plataformas como a Innocentive. O SOLIDWORKS xDesign permite esses fluxos de trabalho sociais de inovação e design. O SWYM é uma ferramenta da comunidade que acompanha o SOLIDWORKS xDesign. Ele permite que os membros da comunidade publiquem conteúdo, como texto, áudio e vídeo. A natureza transparente e interativa do SWYM o torna um fórum ideal para se comunicar com outros membros da comunidade de design. Meu recurso favorito no SWYM é a ferramenta de idealização (veja a imagem abaixo). Esta é uma ferramenta que acompanha a jornada de ideias e sugestões à medida que vão sendo propostas, revisadas, planejadas e finalmente entregues. Este é um ótimo exemplo de ideias sendo discutidas em um fórum aberto e sendo triadas por colaboração e consenso.

Espaço de Ideias

Você provavelmente percebeu um pequeno ícone de balão no canto inferior direito das imagens acima. Esse é o 3DMessaging. Este pequeno e prático aplicativo de bate-papo permite que os membros da plataforma conversem entre si em tempo real, eliminando a necessidade de enviar e-mails a todo instante. O 3DMessaging ainda tem uma funcionalidade de chamada de áudio e vídeo incorporada.

Chat e Video

Existem, é claro, muitos outros cenários de colaboração e fluxos de trabalho que podemos discutir. Trabalhar com várias pessoas diretamente do SOLIDWORKS xDesign, acompanhar as revisões, o controle de acesso, etc., tudo que está incorporado ao produto desde o início.

Discutiremos cada um desses tópicos, e mais, em futuros posts especificamente sobre colaboração.

Quer participar? Entre para o SOLDWORKS xDesign Lighthouse em: https://www.solidworks.com/how-to-buy/join-xdesign-lighthouse-program