Como a MOEF está trazendo imagens de uma paisagem desconhecida…

Sabemos mais sobre o espaço do que sobre as profundezas dos nossos oceanos. O mergulho em profundidade pode nos trazer imagens incríveis das nossas paisagens submersas, mas obter essas imagens é algo desafiador. É indiscutível que o mergulho pode ser uma ocupação perigosa dada a pressão, falta de oxigênio e ambientes desconhecidos. Quando você está tirando fotos também, você precisa de equipamentos extremamente confiáveis, como a Paralenz – a primeira câmera de ação para mergulhadores.

O que é a Paralenz Dive Camera?

Desenvolvida pela MOEF – a principal empresa de ideias e Produtos da Dinamarca – a câmera de ação para mergulhadores Paralenz é uma câmera de alta-definição 4K com uma série de recursos aprimorados que empurram a próxima onda de inovação na fotografia subaquática. Ela pode operar a 200 metros, tem um balanço de branco que corresponde automaticamente à profundidade e pode ser encaixada em máscaras ou luvas dos mergulhadores.

Projeto no fundo do mar: como a SOLIDWORKS ajudou?

A última coisa que você quer fazer dezenas de metros debaixo d’água é alcançar uma chave de fenda Phillips. Para fixar a câmera no mergulhador, a MOEF requer um sistema de fixação com clique fácil. Projetar esse mecanismo provou ser um processo complicado de engenharia e projeto com o qual o SOLIDWORKS ajudou absurdamente. O software dividiu o tempo que levou para projetar ideias para serem testadas com precisão e rapidez, sem precisar construir modelos. Quando os protótipos foram necessários, os dados CAD puderam ser alimentados para a impressora 3D da MOEF e testados em poucos minutos.

Simulação de física subaquática – sem ficar encharcado

A aplicação do SOLIDWORKS para simular o comportamento dos materiais e da física do mundo real foi usada para grande efeito pela MOEF. Um dos maiores desafios da equipe foi projetar um acessório de câmera que permitisse que os mergulhadores tivessem visão de terceiros atrás deles enquanto eles mergulhavam. Como um mergulhador, você raramente tem o luxo de outra pessoa tirando sua foto 100 metros abaixo da superfície – e selfies subaquáticas podem ser praticamente não-práticas. Esse acessório para a Paralenz Dive Camera efetivamente mudaria isso.

A flutuabilidade da câmera obstinada e não-flutuante, cominada com as profundidades com que um suporte traseiro poderia lidar, poderia ter causado à equipe uma potencial dor de cabeça de engenharia. Felizmente, o SOLIDWORKS está habilmente ajustado às qualidades e comportamentos de ambientes cotidianos e importantes, então os cálculos foram capazes de traçar o círculo rapidamente. O resultado? O suporte da câmera foi fabricado exatamente conforme a necessidade e funciona perfeitamente.

Da sala de aula para o fundo do oceano

O SOLIDWORKS está se tornando rapidamente a plataforma escolhida por projetistas e engenheiros. A onipresença na indústria significa que está se tornando cada vez mais presente na educação dos estudantes de engenharia. Resumidamente: o conhecimento do SOLIDWORKS é uma habilidade que leva os alunos da sala de aula para a sala de entrevistas das empresas. A MOEF beneficia altamente os estudantes que passaram algum tempo com o software. Projetistas formados no projeto Paralenz Dive Camera foram capazes de trazer seu conhecimento para o projeto sem qualquer necessidade de treinamento, beneficiando a escala de tempo da equipe.

Capturando o movimento do oceano

Assim como a MOEF continua capturando imagens surpreendentes de vistas desconhecidas do oceano, a SOLIDWORKS fica extremamente orgulhosa de fazer parte dessa aventura. Quem imaginou que você teria que subir tanto para ir tão fundo?

Leia o estudo de caso original do PLM Group no seu website, aqui.

E continue acompanhando as nossas notícias através das nossas redes sociais! Inscreva-se no canal YouTube da SOLIDWORKS BRASIL OFICIAL e curta nossa página no Facebook.