O que é melhor para você, licenças vitalícias ou com prazo?

O SOLIDWORKS tem diferentes opções de licenças que vão de encontro com as mais variadas necessidades de nossos clientes e usuários. Na indústria de software, o licenciamento geralmente cai em uma das duas categorias: licenças vitalícias (ou seja, comprar para possuir serviço de inscrição opcional) e licenças com prazo (ou seja, pague como você usa ou ‘alugue’ o software por um período específico, como 90 ou 360 dias).  O SOLIDWORKS é oferecido nas duas modalidades e os clientes podem usar qualquer uma ou até as duas opções dependendo das suas necessidades.

Licenças vitalícias/individuais com serviço de manutenção para um usuário como mostrado em: Ajuda – Mostrar Licenças dentro do aplicativo.

 

Uma licença vitalícia é, de longe, a opção mais popular para os clientes SOLIDWORKS. Uma licença vitalícia, como o nome diz, nunca expira.

Quem comprou o SolidWorks 95 muitos anos atrás sem o suporte de manutenção tecnicamente poderia continuar usando a licença, desde que haja um computador e um sistema operacional que aceitem o software. Uma licença vitalícia com suporte de manutenção fornece a você acesso aos últimos lançamentos e servisse packs, suporte técnico, soluções de base de conhecimento, portal do cliente, pesquisas MySolidWorks, etc. para otimizar completamente seu investimento no SOLIDWORS.

A licença perpétua com manutenção oferece o menor custo total de propriedade a longo do tempo. Com ela, os clientes também têm a tranquilidade da garantia que os seus dados e a propriedade intelectual estarão sempre disponíveis e acessíveis. Os clientes que escolhem a licença vitalícia possuem linhas de produtos existentes que são continuamente melhoradas e atualizadas, têm esforços de desenvolvimento dos novos produtos a caminho ou têm projetos ou consultas antecipadas no futuro. Financiamento para software de engenharia como o SOLIDWORKS geralmente vem dos orçamentos de de capital (Capex).

Licenças alugadas em contraste, oferecem um investimento inicialmente mais baixo que é atrativo para startups e empresa financiadas ou onde o futuro ou direção do produto, empresa ou serviço ainda não está totalmente determinado ou realizado.

Comparação típica de custos para licença vitalícia vs licença por prazo na indústria de software.

 

Licenças alugadas são muitas vezes compradas dos orçamentos de operações (opex) e oferecem a maior flexibilidade para aumentar ou diminuir a quantidade de licenças do software que você precisa em qualquer momento, e ter suporte de manutenção construído diretamente na oferta.

“Ajuda – Mostrar Licenças” dentro do aplicativo que mostra licenças vitalícias combinadas e licenças por prazo para um único usuário.

Hoje, as licenças alugadas estão disponíveis para SOLIDWORKS e SOLIDWORKS Simulation (em todos os países e todas as categorias; ou seja, Standard, Professional e Premium). Entretanto, mais produtos estão sendo considerados.

Muitos desenvolvedores na indústria de software estão renunciando licenças às vitalícias e estão apenas oferecendo licenças de aluguel para muitos dos seus softwares. Exemplos disso são a Adobe e a Autodesk, e mais recentemente a PTC que anunciou que eles não oferecerão mais licenças vitalícias em algumas regiões incluindo as Américas e a Europa Ocidental começando dia 01 de janeiro de 2018.

Na SOLIDWORKS nós não temos planos de parar de vender ou retirar as licenças vitalícias. Nós entendemos que vitalício e por prazo servem para diferentes necessidades, e não existe uma abordagem única para o provisionamento de licença que vá de encontro com as necessidades de todos os nossos clientes.