Visitech: Tornando o cricket mais seguro com o SOLIDWORKS Simulation

Resumido como a reinvenção do melhor capacete de cricket, muitos projetistas ficariam perplexos. A Visitech deu um passo a frente e venceu esse desafio – com uma pequena ajuda do SOLIDWORKS Simulation…

Conheça o Alan Meeks, um projetista extraordinário. Quando ele formou sua empresa Visitech em 1989, ele não tinha ideia de que apenas duas décadas depois ele estaria ajudando a criar alguns dos capacetes mais populares no cricket. Mas isso é exatamente o que aconteceria quando o fabricante de equipamentos de cricket Masuri chegou em 2011.

Apresentando Masuri: projetistas dos melhores capacetes de cricket do mundo

Os melhores batedores do mundo são destemidos. Mas quando um jogador em forma está correndo na sua direção, se preparando para lançar um pedaço sólido de couro de 160g em sua direção em até 80mph, vamos dizer apenas que ter confiança em seu equipamento de segurança ajuda bastante. A Masuri sabe disso melhor do que a maioria e desde 1988, inovou incansavelmente nos projetos de capacete para dar a batedores lendários, como Brian Lara e Mike Atherton, confiança extra atrás do crease. Em resumo, a Masuri ultrapassa os limites para ajudar os melhores jogadores a atingir os limites. Hoje, a Masuri continua sendo a marca de capacetes mais usada no cricket internacional.

Masuri chegou onde está hoje inovando. Em 1988 criou a grade de capacete de aço inoxidável que agora é comum. Depois de mudar a fabricação da cidade do Cabo para o Reino Unido em 2011, as mentes por trás da Masuri perceberam que o cricket estava se tornando mais perigoso, com aumento dos ferimentos na cabeça e no rosto dos batedores. As autoridades esportivas, tanto no Reino Unido quanto no exterior, estavam pedindo padrões de segurança maiores para capacetes e viseiras, e com razão.

Em parceria com a Visitech, a Masuri duplicou seus esforços em seus projetos para criar capacetes mais seguros, confiáveis e com consistência de alta qualidade. O capacete moderno tinha que ser capaz de absorver o alto impacto de uma bola de cricket chocando-se a 80mph. Também precisava ter uma viseira que impedisse que a bola batesse no rosto do batedor, sem obstruir seu campo de visão. Os capacetes que a Masuri criou, superaram as normas mínimas de segurança e se tornaram o mais recente sucesso da história pioneira da Masuri.

E ainda era assim quando quando a Visitech foi chamada  para reinventar o capacete de renome internacional da Masuri, foi então que as habilidades de projetos de Alan Meeks vieram à tona.

                    

Como o SOLIDWORKS ajudou?

Os melhores capacetes da Masuri são feitos para padrões exigentes. Eles fornecem aos batedores um campo de visão excelente e são feitos com materiais e acabamentos da mais alta qualidade. O único problema? Eles são caros de produzir. Ansiosa para expandir seu Mercado e fornecer também no nível dos clubes, a Masuri pediu para Visitech criar um capacete que fosse robusto o suficiente para superar os regulamentos de segurança e também econômicos para produzir; acessível o suficiente para jogadores de clubes e jogadores de fim de semana e ainda capazes de atingir o alto desempenho esperado dos produtos da Masuri.

Devotos ao SOLIDWORKS desde 1998, a Visitech aceitou o desafio e começou a encontrar formas de otimizar os modelos da Masuri para conciliar custo, resistência e visibilidade.

Usando o SOLIDWORKS Simulation para testar as forças e fraquezas do capacete, quantidade de metal e plástico. Em outras palavras, o SOLIDWORKS tornou possível testar exatamente como espalhar os materiais poderia afetar a resistência do capacete no mundo real – sem a necessidade de protótipos caros para cada interação.

O resultado é a série Legacy de capacetes recentemente lançada que já estão se tornando um grande sucesso.

Os inovadores nunca param…

A morte trágica do batedor australiano Phillip Hughes em 2014 depois de ser atingido no pescoço por uma bola de cricket destacou que nunca há espaço para complacência no projeto de capacetes. Novamente trabalhando com Visitech, Masuri adicionou uma espécie de presilha nos seus capacetes, chamada de Stem Guard. Feito com favo de mel TPU e espuma de grau militar, depois de consultar os órgãos de governo do cricket, a Stem Guard protege as partes vulneráveis do pescoço e fornece alta absorção de impacto para os batedores sem dificultar a mobilidade.

O que está por vir para Visitech?

A relação entre Visitech e Masuri tem crescido ao longo do tempo. Independente do que você pensa sobre o cricket, já se foram cinco anos de parceria. Com o SOLIDWORKS a bordo, não estamos dispostos a apostar contra sua inovação e produtividade continua nos equipamentos de segurança de cricket.

Para conhecer mais casos de sucesso como esse, fique de olho nas nossas redes sociais! Inscreva-se no canal YouTube da SOLIDWORKS BRASIL OFICIAL e curta nossa página no Facebook.