A engenharia por trás da cerveja artesanal com Phillips Brewing

A Phillips Brewing and Malting Company é uma cervejaria artesanal em Victoria, Columbia Britânica, que produz cervejas artesanais maravilhosas desde 2001. Conhecida por produzir uma ampla variedade de cervejas para agradar todos os paladares, a Phillips é um grande exemplo global do crescimento da fabricação independente de cervejas. Desde o momento em que você vê seu site colorido e analisa suas ofertas exclusivas, como a Space Goat (ave pálida de aveia seca) e a Electric Unicorn (IPA branca), você sabe que isso não é uma cerveja artesanal dos anos 90.

Enquanto está claro que a Phillips transmite uma atitude descontraída, a empresa é muito séria sobre a fabricação de cerveja de qualidade. O David Gilmour, engenheiro de manutenção da Phillips, é parte da equipe responsável por garantir que o equipamento de fabricação de cerveja esteja funcionando corretamente e produzindo um produto consistente e de qualidade. Muito do trabalho de engenharia é manter as torneiras fluindo e os clientes satisfeitos; e o SOLIDWORKS é uma das ferramentas usadas pela Phillips para fazer essa mágica da fabricação da cerveja acontecer.

O Gilmour tem trabalhado na departamento de manutenção da Phillips nos últimos dois anos. Ele e sua equipe realizam a manutenção de rotina e também projetam equipamentos relacionados com todos os aspectos do processo de produção da cerveja, desde a fabricação até a embalagem. “A tecnologia desempenha um papel importante em quase todos os aspectos do processo de fabricação da cerveja,” disse  Gilmour. “Muitas das etapas envolvidas no processo são automatizadas e exigem um controle preciso. Por isso, ser capaz de projetar equipamentos específicos para nossas necessidades é muito importante.”

Esse processo de automação acontece com a precisão de um relógio suiço, adicionando mais peso ao trabalho do Gilmour e sua equipe na manutenção da tecnologia de fabricação da cerveja. “Nós temos uma fábrica completamente automatizada, então uma vez que uma receita é discada, o processo pode ser completado usando equipamentos e instrumentação, o que permite uma fabricação de cerveja muito precisa,” afirmou Gilmour. “Na fábrica, sistemas automatizados comunicam temperaturas e horários precisos das cervejas, permitindo assim o controle de cada unidade. O uso da automação nas linhas de embalagem nos permite acompanhar o número de garrafas e latas que passam pela nossa instalação e nos ajuda a identificar áreas que podem ser mais eficientes, alavancando a produtividade na linha.”

Filtro de mistura no SOLIDWORKS

Depois dessa rápida introdução à cervejaria Phillips, fica claro que nenhuma cervejaria é igual. Fábricas de cerveja, como a Phillips, têm necessidades específicas e únicas para seu produto que podem não se encaixar com as outras fábricas de cerveja – sem considerar as fábricas macro. Um tamanho não necessariamente se encaixa em tudo. Como afirma Gilmour, a capacidade de rapidamente criar peças personalizadas é fundamental para a manutenção de equipamentos antigos e garante a eficiência nos processos de fabricação da cerveja.

“Uma vez que somos uma pequena cervejaria crescendo rapidamente, temos múltiplos projetos acontecendo ao mesmo tempo,” disse Gilmour. “Estamos nos estágios finais de instalação de uma nova fábrica, e eu utilizei o SOLIDWORKS de diversas formas durante os processos de instalação. Um modelo 3D da cervejaria foi usado para embarcação de layouts, equipamentos e tubulações para garantir um ambiente de trabalho eficiente. Nossa cervejaria usa equipamentos novos e antigos e pode ser difícil encontrar peças para alguns dos equipamentos antigos em uso. Eu utilizei o SOLIDWORKS para projetar pequenas peças para essa maquinaria para fabricá-las localmente.”

Ao projetar, Gilmour geralmente tira proveito de características de montagens, chapas metálicas e soldagens, “uma das características do SOLIDWORKS que eu acho que o destaca dos outros pacotes CAD é a capacidade de criar peças de forma eficiente a partir de uma montagem,” disse Gilmour. “Essa é uma característica que eu uso para garantir que a peça que eu estou projetando é do tamanho e forma perfeito para evitar colisões e manter o baixo custo. Eu também uso recursos de chapas metálicas e soldagens regularmente para criar peças com curvas complexas e juntas soldadas. Nos últimos projetos eu tenho usado o grande pacote de recursos de superfícies do SOLIDWORKS para criar moldes para a fabricação de compositos também.”

Filtro de mistura na cervejaria

Além de projetar pequenas peças para maquinas antigas, o Gilmour está usando o CAD 3D em grandes projetos. “Nesse momento eu estou na fase de teste de uma grande parte do equipamento que eu projetei usando SOLIDWORKS,” disse Gilmour. “Uma vez que a cevada maltada é fervida para remover todos os açúcares e as enzimas utilizados na fabricação da cerveja, o grão gasto deve ser removido do mosto, o líquido açucarado que eventualmente se tornará cerveja. Para executar essa tarefa, utilizamos um filtro de mistura, que é uma série de placas de filtro e bexigas de ar que remove o máximo do grão possível do mosto. Eu projetei um quadro para a prensa que a coloca a uma altura acessível para os cervejeiros, cerca de 12 pés de distância do chão, e um transportador de arrasto grande para transportar o grão para uma bomba. Eu usei um modelo 3D da cervejaria que criei no SOLIDWORKS para colocar o sistema de tubulação que leva o grão da bomba para um silo a 200 pés de distância que armazena o grão, que depois é usado pelos agricultores locais para alimentar seus animais.” Esse é o ciclo de vida da cervejaria com a habilidade do SOLIDWORKS e da engenharia.

Enquanto o Gilmour entende que os humanos desempenham o papel mais importante na fabricação de uma cerveja de qualidade, a tecnologia continua contribuindo para um processo de fabricação melhor. “Eu acredito que os avanços na tecnologia da engenharia permitirão o aumento da garantia da qualidade e controle preciso sobre todos os aspectos do processo de fabricação da cerveja,” disse Gilmour. “Os avanços na tecnologia de projetos estão oferecendo às cervejarias artesanais, como a Phillips, a capacidade de trazer projetos de engenharia para dentro de casa, o que ajuda a criar equipamentos específicos para as necessidades da cervejaria.”

Para ter acesso a outras histórias de clientes SOLIDWORKS como essa, acompanhe as nossas redes sociais! Inscreva-se no canal YouTube da SOLIDWORKS BRASIL OFICIAL e curta nossa página no Facebook.