Desvendando o caminho da SOLIDWORKS para o futuro dos projetos

Escolher as ferramentas digitais certas está se tornando um aspecto crítico para as estratégias de negócio para as empresas de hoje. Quando essas ferramentas são as que você confia para a criação dos novos produtos da sua empresa, a força vital das organizações de desenvolvimento de produto, escolher as certas se torna extremamente importante. Há muitos fatores a serem levados em consideração ao considerar fornecedores de software para fazer parceria; um fator importante é a força financeira dessa empresa.

Em 2016, a SOLIDWORKS apresentou crescimento da receita de 12%, bem acima da média da indústria PLM. Aproximadamente 40% da receita de nova licenças pode ser atribuída às licenças que substituíram outros produtos CAD. No mesmo ano, a SOLIDWORKS representou cerca de 20% da receita total da Dassault Systemes. No primeiro trimestre de 2017, continuamos com o crescimento da receita de 12% em relação ao ano anterior.

Você também pode querer garantir que a missão corporativa do seu fornecedor se alinhe com a da sua própria empresa. Na SOLIDWORKS, nossa missão continua sendo fornecer aos nossos clientes as ferramentas que eles precisam para fazer excelentes projetos acontecerem. Enquanto a nossa missão não mudou, houveram mudanças significativas na tecnologia e na sociedade. Hoje a tecnologia está fornecendo tremendas oportunidades tanto na computação presente em todos os lugares quanto na conectividade generalizada. A sociedade vem sendo transformada pela demanda para inovação e menores barreiras de acesso à informação, ideias e os novos modelos de negócio disruptivos da “economia compartilhada”.

Consumidores estão se tornando cada vez mais sofisticados e exigindo experiências únicas dos produtos, e as escolhas são praticamente ilimitadas. Isso nos obriga a pensar constantemente e antecipar as tendências para garantir o investimento nos caminhos certos que nos permitirão fornecer a todos os nossos usuários as melhores soluções, quando eles precisarem delas. Portanto, nós estamos investindo simultaneamente em três estratégias horizontes:

Horizonte Um: Investimento contínuo na nossa tecnologia principal. Para nossos produtos emblemáticos como o SOLIDWORKS Desktop CAD, PDM e Simulation, a prioridade continua sendo amplitude e profundidade de capacidades, desempenho e confiabilidade. Temos uma base muito grande e crescente instalada, com clientes que vêm se expandindo há mais de duas décadas. O número de projetos SOLIDWORKS criados ao longo dos anos é notável, e nós estamos plenamente conscientes da importância da continuidade e reutilização de dados confiáveis a qualquer momento, então devemos manter parcerias de longo prazo com os fornecedores de todos os componentes críticos, como núcleos geométricos e solvers. De fato, não temos nenhum plano para substituir qualquer um desses componentes. Pelo contrário, temos disposição para ajudar a garantir a viabilidade de componentes de longo prazo em qualquer cenário de negócios.

O SOLIDWORKS Simulation permite que todo projetista e engenheiro realize simulação estrutural nas peças e montagens com análise de elementos finitos enquanto eles trabalham para melhorar e validar o desempenho e reduzir a necessidade de protótipos caros ou mudanças tardias no projeto.

Horizonte Dois: Expansão em áreas adjacentes. A natureza do projeto mecânico está indo decididamente na direção de mecatrônica integrada e produtos conectados. O SOLIDWORKS Electrical e o SOLIDWORKS PCB suportam esses requisitos e fornecem soluções de esquema simplificado para 3D que são únicas no mercado. Desenvolvimentos importantes também estão acontecendo na manufatura, com o surgimento de impressão 3D, ciência dos materiais e comunidades criadoras que exigem soluções de projetos para manufatura fáceis e totalmente integradas.  A SOLIDWORKS é um membro fundador do 3MF Consortium para o desenvolvimento dos padrões de impressão 3D. Há muito, nos comprometemos com as tecnologias de projetos para manufatura com suporte inicial para formato MBD e a introdução planejada da otimização de topologia. Nós também anunciamos recentemente planos para o SOLIDWORKS CAM, uma solução de “manufatura inteligente” de 2 ½ eixos.

O SOLIDWORKS CAM é uma solução de torneamento e usinagem de 2.5 eixos fornecida pela CAMWorks que permitirá que os usuários programem peças ou montagens em qualquer ambiente.

Horizonte Três: Antecipando o futuro. Isso inclui nossa estratégia Cloud, focada no desenvolvimento de produtos baseado na plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes que inclui o SOLIDWORKS Conceptual Designer, Industrial Designer e o SOLIDWORKS Mechanical Engineer (em breve). O SOLIDWORKS Xdesign, um sistema CAD compatível com outros aplicativos 3DEXPERIENCE, atualmente está em beta particular e é projetado para funcionar em qualquer navegador moderno em qualquer dispositivo sem instalação de componentes locais.

As soluções SOLIDWORKS Desktop e Cloud são projetadas para integração e compatibilidade, e você pode decidir usá-las em conjunto ou individualmente. Um exemplo é a introdução recente do Simulation Engineer (atualmente em beta): uma solução 3DEXPERIENCE que pode ajudar a resolver problemas complexos não lineares formulados na versão desktop do SOLIDWORKS Simulation, literalmente “com um clique do botão do mouse”.

O Conceptual Designer permite que os projetistas criem e desenvolvam conceitos rapidamente sem barreiras de projeto, e capturem automaticamente suas ideias para usar em qualquer momento no futuro.

Oferecendo aos usuários a flexibilidade de escolha

Também acreditamos firmemente que você merece escolha e flexibilidade para planejar melhor seus negócios para o futuro. Nossa estratégia de preço favorece a estabilidade e a inovação. Não temos planos para substituir a licença “vitalícia” tradicional por aplicativos e antecipar que esse modelo de licença continuará no futuro previsível. Acreditamos que sua manutenção anual opcional tem um tremendo valor e nos esforçamos para oferecer valor além da sua manutenção ao fornecer novas ferramentas como o SOLIDWORKS Visualize Standard e o SOLIDWORKS PDM Standard. E logo teremos um anúncio sobre a nova solução SOLIDWORKS CAM.

Nós entendemos que esses ciclos de negócios e metodologias de desenvolvimento de produto ágeis podem exigir alocação rápida de recursos por um período limitado. Portanto, em 2016, nós introduzimos a licença término, que permite que você use o software SOLIDWORKS e serviços por um período específico sem alocação inicial de capital. Nós também fornecemos a opção cada vez mais popular do “Software-as-a-Service” (SaaS) para produtos que rodem na nossa infraestrutura Cloud.

Embora tenha havido muita mudança em nosso cenário competitivo, na SOLIDWORKS nós continuamos empenhados em fornecer aos nossos clientes as melhores ferramentas que facilitam o desenvolvimento de produto ágil assim como modelos de negócio flexíveis que apoiam o seu direito de escolher o jeito que você compra o software. Hoje e no futuro.