Vale A Pena Compartilhar: Gerenciamento de Arquivos Locais no SOLIDWORKS PDM

Quantas vezes você esteve lá? Você está viajando por alguns dias ou trabalhando de casa. Você tem um projeto que está quase terminado. Você entra em sua ferramenta de projeto favorita, o SOLIDWORKS, para criar um desenho do seu brilhante projeto quando você percebe que não tem seus modelos de desenho. Eles são cuidadosamente compartilhados em uma unidade de rede, no servidor, no escritório… e você não está lá. Você fecha os olhos e solta um palavrão. Ok, talvez depois. Pelo menos você pode dar esses toques finais para a montagem. Existem alguns parafusos não colocados… mas o Toolbox também é compartilhado nesse mesmo servidor.

Esse é o momento quando muitos de nós decidimos, para o desânimo do nosso departamento de TI, que precisamos da nossa própria cópia de tudo. Mas depois disso, nós iremos resmungar sobre a micro montagem projetada por um colega que abre com parafusos gigantes na nossa máquina, e sobre os desenhos que não compartilham os mesmos templates e configurações de sistema.

Há um caminho melhor! O SOLIDWORKS PDM, Standard e Professional, pode ser configurado para copiar ou atualizar automaticamente tudo a partir de pastas selecionadas – sempre que você se logar. Você pode ter uma cópia atualizada do conteúdo mais importante, se você estiver conectado ou off-line. Isso inclui Bibliotecas de Projeto, modelos, Toolbox ou qualquer outra coisa para esse assunto. Não se aplica apenas ao SOLIDWORKS. Bibliotecas compartilhadas para qualquer aplicativo podem ser sincronizadas da mesma forma se eles puderem ser configurados em uma pasta.

Você pode definir Opções de Cache Local para um usuário ou grupo na ferramenta de administração do SOLIDWORKS PDM. Para fazer isso, primeiro selecione a categoria Opções de Cache e selecione uma pasta. Marque a opção “Atualizar cache local durante o logon”. Ative-os para quantas pastas for necessário. A configuração se aplica a todas as subpastas automaticamente.

Quando os usuários efetuam login, se eles já têm os últimos arquivos, nada acontece. Se uma nova versão existe no servidor, o arquivo é atualizado localmente. Se for a primeira vez que efetuam login, os arquivos são todos copiados para sua visão local e o usuário está pronto para projetar.

Você provavelmente notou a opção de limpar arquivos durante o logout também. Considere essa opção para pasta de arquivos confidenciais que não deveriam ser deixados no computador local de um usuário.

De qualquer forma que você usá-los, as opções de Cache Local do SOLIDWORKS PDM podem te livrar da dúvida de que você tenha tudo que precisa, quando você precisar. Vale a pena compartilhar.

Acompanhe as nossas redes sociais! Inscreva-se no canal YouTube da SOLIDWORKS BRASIL OFICIAL e curta nossa página no Facebook.