Implementação MBD: O que fazer/não fazer

Nos processos de fabricação orientados por desenhos 2D, há uma etapa chamada de “revisão de desenho” para verificar a qualidade do desenho, assim como a conformidade do modelo 3D, visualizar layouts, unidades, estilos de chamada e conformidade padrão. Essa etapa de revisão é vital para estabelecer a confiança dentro da comunicação do projeto com os colaboradores internos e externos.

Nos processos de MBD (Model-based Definition), muitas práticas podem mudar, mas tal passo de verificação não deve ser ignorado. Na verdade, deve ser levado mais a sério do que nos processos de desenho 2D, porque o MBD é muito mais novo que os desenhos 2D e muitas pessoas ainda não estão familiarizadas com o MBD como com os desenhos 2D. Como um novo portador de informação crítica de projeto, o MBD precisa ganhar a confiança de todas as principais partes interessadas.

Figura 1. Um modificador de plano tangente adicionado a um molde de controle de recurso de paralelismo é invalida em um documento ISO-padrão.

 

A revisão pode ser feita manualmente, similar aos processos de revisão de desenhos 2D.Então, não entrarei em detalhes. Além disso, graças ao progresso feito pela aplicação de software 3D nos últimos anos, muitas das verificações podem ser feitas automaticamente. Por exemplo, o SOLIDWORKS MBD pode detectar problemas de conformidade padrão do GD&T quando os textos explicativos são adicionados e editados. A figura 1 mostra que o modificador de plano tangente aplicado ao molde de controle de recurso de paralelismo é sinalizado como inválido. A razão deste aviso é que o padrão desse documento é ISO e padrões ISO ainda não suportam o modificador de plano tangente.

Em outras palavras, a verificação GD&T em tempo real pode nos ajudar a melhorar as qualidades das anotações 3D e as qualidades de fabricação.

Além de uma aplicação CAD, na colaboração da fabricação, as empresas geralmente precisam ler mais dados MBD de um produto CAD em uma revisão diferente ou em aplicações diferentes. Um produto parceiro do SOLIDWORKS, o CADIQ, especializa-se em validar os derivados contra o desenho fonte. A figura 2 mostra os resultados da validação CADIQ destacando as diferenças entre o modelo CATIA V4 de origem, a versão CATIA V5, a importação PRO/Engineer e a importação NX Unigraphics. Como você pode ver, o modelo derivado NX V5.0 contém uma grande alteração na forma da tampa se comparado ao modelo de origem do CATIA V4. Então, preste atenção ao arquivo de modelo importado com informações MBD antes de executar sua produção baseada nele.

Figura 2. Resultados de validação CADIQ de múltiplas aplicações CAD contra o projeto original. (Imagem cedida pela ITI Global).

 

Esse post discutiu brevemente como construir confiança nos dados MBD e como os softwares 3D podem automatizar as verificações de projeto hoje em dia. Para aprender mais sobre como o SOLIDWORKS MBD pode ajuda-lo com suas implementações MBD, assista o vídeo abaixo e visite a página do produto. Você também pode nos acompanhar através das nossas redes sociais! Inscreva-se no canal YouTube da SOLIDWORKS BRASIL OFICIAL e curta nossa página no Facebook.